“Querida,
diminui a nossa conta bancária!”
Objetivo do jogo
Os jogadores
compram e vendem ações, para aumentarem a sua fortuna. Por vezes é melhor ser apenas
investidor na Empresa, e por outas é mais vantajoso ser o Presidente da
Empresa. Tu é que decides a melhor forma de gerar lucros – e aquele com mais
dinheiro no final, vence.
Preparação
1.Coloca o
tabuleiro principal (com as tabelas de preços das ações) no centro da mesa.
Coloca os tabuleiros com os espaços de ação (em “L”) à volta do principal, por
uma ordem acordada por todos;
2.Coloca os 4
Marcadores de Preço de Ação na casa inicial da tabela de preços de ações (todas
as ações custam $100);
3.Coloca o
Marcador de Ação roxo no espaço Inicial do tabuleiro de ações;
4.Separa as
ações de cada empresa e forma as respetivas pilhas, ao lado do tabuleiro;
5.Coloca os
autocolantes em cada dado, como mostrado na folha com os adesivos e coloca cada
dado junto das ações da respetiva empresa. O dado preto de Presidente e o dado
Branco de eventos devem ser colocados ao lado das ações das empresas;
6.Coloca o
dinheiro em pilhas, conforme a de nominação. Isto forma a Banca;
7.Cada jogador
recebe $690 da Banca. O restante dinheiro deve ser mantido em segredo, durante
o jogo;
8.Escolhe o
jogador inicial aleatoriamente;
9.Começando
com o jogador inicial, cada jogador pode comprar ações antes do jogo iniciar.
Cada ação vale $100.
Como jogar
Durante o seu
turno, o jogador pode realizar as seguintes duas ações:
1.Negociar
ações – isto é opcional e pode ser realizado antes ou depois de mover o
marcador de Ação;
2.Mover o
marcador de Ação – é obrigatório realizar isto durante o turno.
Falência
-Se o preço de
ação de uma empresa para o espaço Falência, a empresa fale imediatamente. O
seguinte acontece:
-Todos os
jogadores devolvem as suas ações da empresa à Área de Ações das Empresas. Isto
não é uma venda e não existe movimentação de dinheiro.
-Coloca-se o
marcador de preço de ação da empresa falida no espaço inicial da tabela de
preços de ações.
-Agora, os
jogadores podem comprar e vender ações da empresa e aplicar os efeitos do
marcador de ação, quando este termina o seu movimento na casa correspondente
(assume-se que é uma nova empresa, com o mesmo nome da que faliu).
-Um jogador
que detinha ações na empresa falida pode também declarar falência. Se o fizer,
devolve todos as suas ações à Área de Ações das Empresas e todo o dinheiro à
banca. Depois, deixa o jogo.
-Limite de
Preço das Ações
-O limite
máximo do preço das ações é de $300. Qualquer efeito que pudesse aumentar o
preço acima desse valor é ignorado.
Final do Jogo
O jogo termina
quando um jogador move o Marcador de Ação para o espaço GOAL. Não é possível
avançar para lá desse espaço. Quando o jogo termina, os jogadores vendem as
ações que possuem. O preço de venda de cada ação é o indicado pelo respetivo
marcador na tabela de preços de ações.
Depois de vendidas as ações, o jogador com mais dinheiro vence. Se existir um empate, todos os jogadores empatados vencem.
GERAL
Em Owner’s Choice, podemos encontrar uma experiência de jogo claramente desenhada para quem gosta de sonhar com ter muito dinheiro. O objetivo do jogo é bastante simples: investir em empresas, vender antes que as suas ações caiam e ignorar completamente as empresas que estão na falência. Não são os objetivos mais nobres, mas pelo menos formam um jogo bastante divertido, rápido e uma “espécie de monopólio” que não leva ao divórcio.
APARÊNCIA E COMPONENTES
Para começar,
Owner’s Choice é um jogo esteticamente apelativo, com detalhes “retro” e um
esquema de cores moderado, que não faz doer os olhos. A permanência de um
esquema de cores em todos os elementos do jogo também facilita a compreensão do
mesmo: a companhia vermelha, o dado vermelho as ações vermelhas estão todas
associadas… à cor vermelha. Isto é significativo, pois facilita o aspeto “pick
up and play” do jogo. O formato de construção do tabuleiro (um bloco central e
quatro cantos amovíveis) é também uma decisão inteligente, pois condensa o jogo
numa pequena área e o facto que os cantos podem ser colocados aleatoriamente
permite um certo nível de variação. Os componentes, embora não totalmente
neutros linguisticamente, podem ser facilmente modificados (etiquetas dos
dados) para não serem necessários quaisquer conhecimentos de inglês. Finalmente,
os componentes passam o teste do “é porreiro”, a não ser o papel-moeda, que
parece que se vai desintegrar nas nossas mãos e tornar-se parte do ecossistema
da nossa sala.
TEMA
A pior parte
de promover uma sessão de jogo de Owner’s Choice é convencer o pessoal que
vamos jogar um jogo sobre comprar ações, e que vai ser divertido. Não, a sério,
acreditem! Embora tenha um aspeto “económico”, é uma boa representação do
funcionamento da bolsa de valores. Existe uma substancial componente de
aleatoriedade com o lançamento dos dados, mas como é o acionista maioritário de
cada empresa quem lança o respetivo dado, existe também um certo controlo. E vá
lá, quem não gosta de ganhar dinheiro? Ou no nosso caso, perder quantidades
absurdas, porque a empresa em que apostamos está na falência.
JOGAR O JOGO
A principal
ação do jogo é a compra/venda de ações. É isto que faz com que o jogador
obtenha o precioso capital que lhe permite… comprar mais ações. Para além
disso, cada jogador move, durante o seu turno, o marcador roxo (apenas existe
um marcador de posição, partilhado por todos). Ao contrário de jogos como
“Monopólio”, o marcador é movido de acordo com a vontade do freguês (conforme o
número de jogadores, por exemplo 1-4 num jogo de 2-3 jogadores). Ao mover o
marcador, o jogador vai parar a uma casa de ação, ou casa de empresa. Se o
jogador terminar o seu movimento numa casa de empresa, o Presidente da Empresa
(quem tem mais ações; não necessariamente o jogador atual) lança o dado da
empresa e resolve o seu resultado (pode correr bem ou mal). As casas de ação
têm diferentes efeitos, que alteram o curso do jogo, pagam dividendos, etc.
Isto repete-se ao longo dos turnos de cada jogador, até que um jogador alcance
a casa de Partida novamente. É preciso, contudo, ter bastante atenção à
estratégia dos restantes jogadores, pois o jogo avança rapidamente e podemos
encontrar-nos numa posição onde já não há volta a dar.
DIVERSÃO E DIFICULDADE
Aprender a
jogar é a parte mais fácil do Owner’s Choice. Para além das regras serem
bastantes simples e haver uma página de referência no manual, o jogo em si é de
fácil compreensão. Com duas ações distintas e recorrentes, a única parte
difícil do jogo é sair vencedor. O fator diversão deste jogo revela-se na
satisfação de “receber dinheiro” e quando nos tornamos presidentes de uma
empresa, pois temos dados para lançar! Para além disso, é um jogo que acaba
rapidamente, pelo que é normal querer-se “mais uma, para a desforra”.
VOLTAR A JOGAR, PREÇO E DURAÇÃO
Owner’s Choice
é um jogo rápido e é normal jogar-se duas ou três vezes durante a mesma sessão,
pois um jogo pode durar à volta de 20 minutos. A duração apenas varia conforme
a estratégia dos jogadores (o jogador escolhe avançar 1 a 4, por exemplo). Como
cada jogo pode ser diferente, devido às estratégias, mas também o tabuleiro
pode ser alterado ligeiramente (os quatro cantos são amovíveis), existe uma
grande rejogabilidade. Como o jogo está “out of print”, adquiri-lo (envio para
Portugal) custará cerca de 60,00€.
CONCLUSÃO
Se procuram um
jogo rápido, divertido e invulgar quando se trata de um jogo casual, Owner’s
Choice é uma boa aposta. É um jogo extremamente fácil de aprender, com alta
rejogabilidade e que se torna viciante. Não admira que o pessoal da bolsa perca
tanto dinheiro.
dreamwithboardgames | |
---|---|
Yasutaka Ikeda | Z-Man Games |
Comprar o Jogo | BGG |
Paulo Santos | |
---|---|
Diogo Silva
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário