Jumpy Jack - Ferti



Um jogo de Jacques Gardeil para 2 a 16 jogadores, a partir dos 7 anos, com a duração de 20 minutos.

Quando o Jumpy Jack chegou às nossas mãos, havia uma grande expetativa sobre como seria o jogo. O “Jockey” é para nós uma das referências neste tipo de jogos. O “TurfMaster” foi o jogo mais recente que jogámos, e podemos considerar estar ao seu nível. Não nos podemos esquecer que a Majora lançou nos seus anos áureos o “Corrida do Hipódromo” também muito interessante.
Assim, abrir a caixa do jogo do Jumpy Jack era urgente para satisfazer a nossa curiosidade e expetativas. No entanto, no momento que tivemos a caixa nas nossas mãos tivemos a primeira desilusão. A caixa do jogo não passa de um caixote com duas aberturas laterais, por onde podemos tirar o tabuleiro e os poucos componentes do jogo.
O tabuleiro do jogo faz lembrar um pano de mesa de Poker. A pista por onde os cavalos fazem a sua corrida é de pequena dimensão. Esta tem quatro obstáculos que provocam alguns condicionamentos ao desenrolar do jogo. Os Jóqueis e os cavalos estão em bom nível, quer em termos de design, quer em qualidade dos materiais usados.
O jogo tem regras muito simples, muito fáceis de compreensão. Basta uma leitura e estamos prontos para iniciar a primeira corrida rumo à vitória final. A pista pode parecer pequena, mas a partir do momento que só utilizamos um dado, o máximo que um cavalo pode avançar são 6 casas (se não cair no obstáculo dobrar).
O jogo requer muita atenção à forma como os nossos oponentes fazem as suas jogadas, nomeadamente como atribuem os valores saídos do dado aos jóqueis em pista. Cuidado com as táticas de bluff. É prudente não dar demasiados vestígios sobre quais os jóqueis em quem apostámos, avançando-os sistematicamente em pista.
Desconfiando das apostas dos nossos oponentes há que travar o avanço desses jóqueis (caso não sejam também eles do nosso interesse). Uma das formas que o podemos fazer é avançar esses jóqueis para o obstáculo “fora”.
Outra desilusão que tivemos com o jogo foi o facto de este não trazer qualquer bloco de folhas para fazer o registo das apostas. Daí ser necessário folhas de papel e um lápis.
O Jumpy Jack é um jogo que tem um nível razoável de estratégia. Não podemos dizer que é um jogo de topo, mas parece-nos que não tenha sido esse o objetivo do autor, apesar de ter componentes de muita boa qualidade. É um jogo que pode ser jogado em qualquer lugar, graças ao seu tabuleiro em madeira (parece uma bandeja), podendo por isso, ser colocada em cima das nossas pernas sentadas, por exemplo, na praia. É um jogo divertido, que proporciona bons momentos de relaxamento em família e/ou com os amigos, depois de um dia trabalho cansativo. É um jogo com uma preparação muito simples, sem grandes explicações das regras, é pegar e jogar.
O Jumpy Jack é um típico jogo “Fun Game”.

Tema/Objectivo









7
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









6
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









5
Preço/Vale o Dinheiro









7
Apreciação Global7,1

dreamwithboardgames
Jacques GardeilFerti
Comprar o JogoBoardGameGeek


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Daniel Santos

Sem comentários: