OBJETIVO DO JOGO
Em Camel Up, os
jogadores assumem o papel de membros da alta sociedade egípcia, que têm um
passatempo curioso, ir para o deserto para apostar em corridas de camelos. Lá,
vão poder apostar em etapas ou em toda a corrida, para tentar obter a maior
quantia de Libras Egípcias. Esta corrida não é, contudo, baseada na sorte, e é
necessário ler o ritmo dela, e saber atuar na altura certa!
COMPONENTES
Os componentes do Camel Up
O jogo desenrola-se ao longo de várias etapas, e termina
quando um dos camelos corta a meta. Antes de irmos às ações, Camel Up inclui os seguintes
componentes:
1 Pirâmide (que vem em peças e é montada antes do primeiro
jogo)
1 Tabuleiro
5 Camelos
5 Dados (1 por cada camelo)
40 Cartas de Aposta de Corrida (5 por cada personagem)
8 Fichas de Deserto (modificadores)
15 Cartas de
Aposta (3 por cada camelo)
5 Fichas de
Pirâmide
1 Marcador
de Jogador Inicial
50 moedas de
Libra Egípcia
20 cartas de
Libra Egípcia
PREPARAÇÃO
Para a
preparação inicial é necessário montar a pirâmide. Depois disso, basta seguir
os seguintes passos (descritos em detalhe no livro de regras):
1-Colocar o
tabuleiro no centro da mesa.
2-Fazer um
monte de cartas de pirâmide e colocá-lo no tabuleiro.
3-Separar as
cartas de aposta de etapa por cor e colocar os montes nos espaços respetivos do
tabuleiro.
4-Colocar os
5 camelos nas tendas respetivas.
5-Criar um
“banco” com as moedas e cartas de dinheiro.
6-Dar a cada
jogador:
A)As 5
cartas de aposta de corrida da sua personagem
B)A ficha de
deserto da sua personagem
C)3 Libras
Egípicas (dinheiro inicial)
7-Dar o
marcador de jogador inicial ao jogador mais novo.
8-Determinar
as posições iniciais dos camelos (tirando os dados e seguindo as regras).
AS AÇÕES
Existem 4
ações no Camel Up, que podem influenciar o resultado da corrida ou os teus
ganhos:
Ação: Tirar 1 Carta de Aposta de Etapa
O jogador aposta que o camelo azul vai liderar a corrida no
final da etapa
Quando tiras
uma carta de aposta de etapa, estás a apostar que aquele camelo vai liderar a
corrida no final da etapa (quando todos os dados tiverem saído). Se tiveres
razão recebes o número de moedas indicado, se errares perdes uma moeda.
Ação: Colocar a tua Ficha de Deserto (modificador)
Espaços onde a ficha pode ser colocada
Colocas a
tua ficha de deserto num espaço vazio, desde que não tenha camelos, não esteja
ao lado de outra ficha ou não seja o primeiro espaço da corrida. Quando um dos
camelos aterra neste espaço, recebes imediatamente uma moeda. Para além disso,
o camelo é obrigado a avançar ou a recuar.
Ação: Tirar 1 Ficha de Pirâmide
Ao tirar fichas de pirâmide, o jogador move os camelos
Tiras 1
Ficha de Pirâmide do tabuleiro e usas a pirâmide para tirar 1 dado à sorte.
Este dado vai fazer mover um dos camelos. O camelo move-se consoante o valor
indicado no seu dado e, se parar em cima de outro camelo (ou pilha), salta para
cima dele. Se o camelo escolhido já tiver camelos em cima dele, todos os
camelos se movem com ele, ou seja, a pilha de camelos move-se em conjunto. O
dado é então devolvido ao tabuleiro pois cada camelo apenas se move uma vez por
etapa.
Ação: Apostar no Vencedor/Perdedor Final
Estas apostas são essenciais para ganhar o jogo
Podes
apostar no vencedor ou no perdedor final. Para isso usas uma das cartas de
aposta que te foram dadas no início do jogo. Colocas essa carta no respetivo
espaço e, se fores o primeiro a acertar no vencedor/perdedor final, recebes
imenso dinheiro. Se fores o segundo não recebes tanto e eventualmente até podes
perder dinheiro. Não te esqueças destas apostas, pois podem mudar o jogo no
final!
FINAL DE UMA ETAPA
No final de uma etapa realiza-se uma ronda de
rendimento de etapa. Os jogadores calculam quanto vão obter das cartas de
apostas e acrescentam as moedas obtidas nas cartas de pirâmide. Estes valores
são explicados em detalhe nas regras. Depois, os dados são colocados na
pirâmide e inicia-se uma nova etapa.
É preciso cuidado quando se aposta, para evitar perder Libras
FINAL DO JOGO
Quando um
camelo atravessa a meta, o jogo termina imediatamente. Dá-se uma ronda de
rendimento de etapa e, depois disso, calcula-se os resultados das apostas do
vencedor/perdedor final. No final do jogo, aquele que tiver mais dinheiro é o
vencedor.
Análise ao Jogo
RECEÇÃO
Camel Up é um jogo curioso. Para
já envolve apostas e camelos, o que é diferente. E tem uma série de personagens
cómicas, ilustrações engraçadas e um look
& feel bastante abonecado… ótimo! Nada como algo diferente e
entusiasmente – nem tudo tem de ser acerca de comprar, vender e destruir
impérios do mal!
TEMA/OBJETIVO
Em Camel Up, o
jogador aposta em camelos que correm por uma pista. Por vezes os camelos acabam
empilhados uns em cima dos outros e correm assim (não perguntem). O jogador
aposta no camelo que passa a meta em primeiro lugar ou que lidera a corrida no
final de cada etapa (quase como rally
mas com menos rodas e mais apostas). Lá pelo meio existe a possibilidade de
influenciar os movimentos dos camelos, mas o mais importante é conseguir
aguentar os nervos antes de cada dado sair, pois apenas esses determinam
quantos espaços cada camelo (ou pilha de camelos, novamente, não perguntem) vai
avançar. No final do jogo, o melhor apostador vence, portanto segurem as vossas
libras e pensem bem onde vai parar esse camelo.
MECÂNICA/REGRAS
Quando pensámos em jogos de apostas e corridas de camelos,
pensámos logo em apostas complicadas com odds
estranhas e cavalos. Para nossa grande sorte, não podíamos estar mais errados
em relação ao Camel Up.
Para começar, o jogo baseia-se em fatores aleatórios. Os
jogadores têm de saber responder às variações da corrida e não atirar à sorte
qual o camelo que vai ganhar e esperar que tudo corra bem. Entre cada etapa, o
jogador pode fazer pequenas previsões sobre o que vai ou não acontecer, e quase
sempre vão estar erradas! Este é o ponto fulcral que mais aprecíamos em Camel Up – vamos estar sempre errados.
Isto pode parecer algo estranho, pois como será possível
ter interesse em estar errado. Fácil, a diversão deste jogo surge do
inesperado, do suspense que se dá
antes de sair um dado que decide se valeu a pena apostar naqueles 33% de
hipóteses de ele saltar para cima de outro e acabar em primeiro lugar. A maior
parte das vezes os dados não nos vão sorrir, ou vão ajudar um outro jogador, ou
vão estragar a vida a toda a gente, mas é nessas alturas que o jogo traz mais
gargalhadas e mais diversão.
Mas nem todo o jogo depende do aleatório e os jogadores
podem agir de forma a contradizer a deusa da fortuna que teima em sorrir aos
adversários. Para isso apenas têm de aplicar os seus modificadores, e puf em
duas jogadas vira-se tudo ao contrário e o último classificado passa para
primeiro. A incerteza nunca foi tão interessante!
As fichas de pirâmide (modificadores) alteram todos os planos
Para um jogo fácil, regras fáceis. E este é um jogo com
regras bastante acessíveis. Não existem estranhezas que podem colocar em causa
isto ou aquilo, ou seja, tudo o que precisa de ser explicado, acaba
eventualmente por o ser. Para ajudar, não são imensas regras que fazem com que
passemos a vida de volta do livro, a vasculhar o que acontece num caso
específico. Basta uma leitura rápida, realizar cada ação uma vez e está tudo
pronto para correr em cima de camelos. As únicas curvas difíceis neste jogo são
as da pista, não a de aprendizagem (e mesmo assim as curvas não são nada complicadas).
COMPONENTES/ARTWORK
Não havendo outra forma de o dizer… este jogo é soberbo, desde os componentes ao
grafismo das cartas. Cada elemento é uma combinação primorosa de cor e
hilariantes ilustrações.
Tanto na
caixa como no livro de regras e nas cartas, podemos encontrar coloridas e
divertidas ilustrações dos camelos e dos apostadores. O desenho destas foi
claramente um ponto de grande investimento durante a produção, e ajudam imenso
na contextualização e aproximação do jogador à intencionalidade do autor. Para
além disso, os grafismos apresentados nas cartas são ilustrativos e eficazes,
deixando pouco espaço para dúvidas.
A pirâmide
encaixa perfeitamente no estilo do jogo
Por exemplo,
numa carta de aposta de ronda estão representados apenas a cor do camelo, o
valor a ganhar no 1º lugar, o valor a ganhar no 2º lugar e o valor perdido nos
restantes. Toda a simbologia é facilmente compreendida num olhar de relance, o
que permite aos jogadores mais novos (ou mais distraídos) entrar facilmente no
“ritmo” do jogo.
A construção
das peças dos camelos foi essencial para a dinâmica do jogo. Cada camelo pode
ser colocado em cima do outro (ver Jogabilidade), e esta “junção” torna-se
tanto cómica como útil, mas mais importante que isso, os camelos encaixam
facilmente e não andam (salvo no caso raro de um jogador menos cuidadoso) a
cair de um lado para o outro. Também a pirâmide (que ocupa o tabuleiro e é
talvez o componente mais vistoso) é fruto de uma construção inteligente. Em vez
de um copo ou de um saco, constrói-se esta peça que nos permite tirar um dado à
sorte, e que é um chamariz para quem vê o jogo de fora.
JOGABILIDADE/INTERAÇÃO
Por vezes encontrámos jogos em que é difícil interagir com
os adversários. Por vezes encontrámos jogos em que praticamente só encontrámos
os adversários na pontuação final. Camel Up recusa-se a deixar os amigos de
parte e junta toda a gente num festival de suores frios e intenso nervosismo.
Em cada turno os jogadores podem fazer uma única ação.
Esta pode influenciar a corrida ou apenas o seu resultado final de
etapa/corrida. Se o jogador optar por tirar uma carta de pirâmide (que
automaticamente lhe confere 1 Libra no final da etapa), vira a pirâmide e faz
sair um cubo, que resulta no avanço de um camelo. Esta é a ação essencial e
mais dinâmica do Camel Up – tirar cartas de pirâmide para fazer avançar
camelos. O avançar de um camelo tem mais do que se lhe diga. Quando um camelo
“aterra” no espaço onde outro já se encontra, não se coloca ao seu lado, mas sim
em cima dele! Isto altera tudo… pois a partir de agora, quando o camelo de
baixo se mover, move todos os camelos em cima dele. Não interessa se foi o
primeiro a chegar ao espaço, o primeiro classificado é aquele que está no topo
da pilha.
Tendo em conta todas as repercussões em termos de
fins-de-amizade que o lançamento dos dados pode levar a cabo, o jogo permite
também piorar estas situações através da colocação de modificadores. Estes
fazem recuar ou avançar o camelo (e também rendem moedinhas ao dono – win, win) e podem resultar numa
alteração imprevista, que estraga os planos adversários.
Mas Camel Up é
um jogo de apostas, e portanto, há que apostar no camelo vencedor. Os jogadores
apostam nos camelos que vão estar à frente em cada etapa e no vencedor/perdedor
final. Apostar não pode ser feito inconscientemente, dado que uma aposta errada
resulta na perda de libras. O jogador tem de pensar cuidadosamente e fazer
alguns cálculos para determinar as possibilidades do camelo escolhido estar ou
não em primeiro no final da ronda. Acertar nos camelos que lideram a corrida
rende libras, que são o que conta no final do jogo. Desta forma, é importante
apostar em cada etapa com cuidado, mas manter sempre um olho no esquema geral
das coisas.
Por exemplo: É a nossa vez de jogar. O
camelo laranja está em último lugar. Quatro espaços à frente está o camelo
branco e 1 espaço à frente desse está uma pilha de camelos, com amarelo no topo
(falta sair o dado laranja e o dado branco). Um dos jogadores ri-se da nossa
aposta no camelo laranja (que nos dá 5 libras se ele ficar em primeiro lugar),
dizendo que ele nunca vai conseguir ficar em primeiro. Na verdade as
probabilidade não estão a nosso favor. Para melhorar isso usamos o nosso
modificador e colocámo-lo atrás do camelo branco. Se o camelo laranja se mover
3 espaços e cair em cima desse espaço, saltará para cima do camelo branco, mas apenas
se o seu dado sair primeiro. O jogador seguinte tira uma carta de pirâmide,
vira a pirâmide ao contrário e o momento é de cortar a respiração… sai o dado
laranja com 3! O camelo laranja avança 3 espaços e usa o modificador para
saltar para cima do camelo branco (1 moeda para nós). Agora só falta o camelo
branco, e o nosso adversário risonho está muito menos seguro das suas apostas!
O próximo jogador tira a carta de pirâmide e sai o dado branco… é um 1… a pilha
branco-laranja salta para cima dos restantes camelos e laranja está em primeiro
lugar!
ESTRATÉGIA/DIFICULDADE
Embora Camel Up seja um jogo simples, é rico em
“estratégia”. Assinala-se à mesma desta forma porque talvez seja mais
apropriado dizer que Camel Up é rico em controlo de danos. O jogo baseia-se na
sorte dos dados para avançar, mas como os camelos não pertencem aos jogadores,
o seu resultado influencia todas as jogadas e todo o desenrolar da etapa.
Através desta mecânica, o jogo força o jogador a pensar nos dados que ainda não
sairam (cavalos que ainda não se moveram), assim como potenciais modificares à
pista que pode colocar para alcançar o seu objetivo ou apostas que são sensatas
ou não.
Este é um daqueles jogos que não podia ser mais simples,
mesmo que tentasse. Uma etapa é tudo o que é preciso para aprender a jogar, e
basta experimentar cada ação uma vez para que ela seja interiorizada. Embora
simples, como já mencionámos este jogo requer raciocínio e previsão dos
acontecimentos, um pouco como o xadrez, mas com camelos empilhados uns em cima
dos outros. O jogo é ótimo para sessões com os mais novos, dado o pequeno
número de ações disponíveis (note-se que isto em nada prejudica a profundidade
do jogo) e a facilidade com que estas são aplicadas. Por exemplo, se
escolhermos avançar o camelo, apenas temos de tirar uma carta de pirâmide,
viramos a pirâmide ao contrário e tirámos um dado. Depois é só avançar o camelo
da cor do dado que sair (consoante as regras, que não são nada complicadas).
ORIGINALIDADE/CRIATIVIDADE
Criatividade não faltou a este jogo e a sua originalidade
constata-se rapidamente, mesmo antes de abrir a caixa. A premissa de empilhar
camelos é sem dúvida a mecânica mais interessante e modificadora. Basta isso
para tornar este jogo especial e diferente. Mas também é necessário apontar que
este jogo altera o esquema de apostas convencional. E tal como mencionámos em
cima, somos levados a pensar inicialmente em sistemas de apostas complicados,
mas isso não acontence em Camel Up e
nota-se que o autor teve isso em mente durante o desenvolvimento. O conceito é
divertido, facilmente adquirido e apaixonante.
Temos também de mencionar o aspeto das corridas de
camelos. Não que não gostemos do tema das corridas de cavalos ou qualquer outro
amigo de quatro (ou mais ou menos, não diferenciámos) patas. Mas quer seja pelo
aspeto dos fantasiosos camelos da caixa ou pelo facto que não estamos
habituados a vê-los empilhados, Camel Up
conseguiu fazer-nos fãs das corridas de camelos.
PREPARAÇÃO/COMEÇAR A JOGAR
Este é um daqueles jogos que em nada é complicado e,
logicamente, a sua preparação é simples e rápida, à exceção da primeira vez,
dado que temos de montar aquela pirâmide e isso atrasa a nossa sessão de jogo
em cerca de 2 minutos e 13 segundos (estimativa pouco precisa). A preparação
envolver colocar o tabuleiro (logicamente), colocar a pirâmide em cima do
tabuleiro (no centro), colocar os dados dentro dela e distribuir as cartas de
camelos pelos respetivos espaços (consoante a cor da tenda). Depois, cada
jogador recebe o dinheiro inicial e todas as cartas que correspondem à sua
persoangem. E está tudo pronto para correr! Não, a sério, é mesmo simples.
CAIXA DO JOGO/APRESENTAÇÃO
Como já mencionámos durante a descrição dos componentes e
do grafismo, este jogo é um pequeno regalo para os olhos, e a sua caixa não
fica atrás – pelo menos no que diz respeito ao aspeto. Em termos de dimensões,
a caixa é apropriada, dado o tamanho do tabuleiro e a quantidade de
componentes. Novamente, é recheada de grandes ilustrações e de cores
apelativas, destacando-se facilmente na estante.
A caixa do jogo diz tudo
Contudo, mal se abre o sésamo de cartão, a história muda
de figura. Descobrimos, para nosso descontentamento, um grande fosso de cartão
(bonito, mas não deixa de ser um fosso) onde são colocados os componentes. Nem
todos os jogos podem ter arquivadores para tudo e mais alguma coisa, mas a
esperança é sempre a última a deixar-nos. Mais uma dose de saquinhos de
plástico para separar todos os componentes.
Mas a
redenção deste jogo está nos componentes e na sua jogabilidade fantástica que
descrevemos em cima. Com isso, podemos fechar os olhos a uma caixa pouco
organizada.
PREÇO/VALE O DINHEIRO
Este jogo apresenta bastantes aspetos positivos e estará
presente novamente nas nossas sessões de jogo. É por esses aspetos positivos
que, ao vermos o preço dele à data de escrita deste artigo, considerámos
adquirir mais uma cópia, e beliscámo-nos várias vezes. Atualmente, a Ediciones MasQueOca
vende a versão portuguesa/espanhola por 24,95€, que com os 5% de desconto de
promoção fica por 23,75€. É muito jogo por tão pouco dinheiro!
CONCLUSÃO
Camel Up foi uma êxito e uma revelação apaixonante. Pode
não ser o jogo mais complexo ou permitir mil e uma variações ou transformações,
mas é um jogo que vale a pena pelo fator social e pela forma como constrói,
através de um conceito tão simples como empilhar camelos, uma fantástica
experiência. É um jogo em que a aleatoriedade não é uma falha, mas sim um
catalisador de pensamento estratégico. Os poucos pecados que comete são
completamente avassalados pelas suas características positivas e, embora
pudesse ser ampliado aqui e ali, é um jogo que será visitado vezes sem conta,
com mais velhos e mais novos.
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