Um
jogo de Guillaume Blossier, Charly Cazals e Frédéric Henry, para 3 a 6
jogadores, a partir dos 12 anos
Objetivo
do Jogo
Rush n’ Crush é um jogo de corridas futurísticas, onde o objetivo
é ser o primeiro a alcançar a meta, pois apenas o primeiro lugar é que vale a
pena. Independentemente do modo de jogo utilizado (Arcade ou Overdrive) a
corrida tem lugar numa pista repleta de obstáculos letais, com adversários
ainda mais perigosos e com pouca preocupação pela tua segurança. Em Rush n’ Crush
podes artilhar o teu veículo, montar a pista que desejares e desfazer a
competição… literalmente.
Regras
do Jogo
Sê o primeiro a cruzar a meta, apenas o primeiro lugar pode
ganhar!
Conteúdo:
- 10 blocos de dois lados que representam as secções da pista;
- 6 carros de corrida;
- 6 cartas “painel”;
- 6 cartas “piloto”;
- 6 marcadores “manete de mudanças”;
- 60 fichas "contador" transparentes;
- 12 fichas vermelhas "mina";
- 1 ficha "linha" (partida e chegada);
- 5 dados brancos;
- 3 dados vermelhos.
Preparar
o Jogo
Antes que o jogo possa começar,
os jogadores devem criar uma pista. Escolhe algumas secções de pista e liga-as
para montar uma pista. A pista não tem de ser fechada. As linhas de Partida e
Chegada devem ser decididas em grupo. Aqui estão algumas recomendações:
- Um formato ideal consiste em 8 a 10 blocos. Alternativamente, é possível usar quatro ou cinco blocos ligados em "círculo" e fazer várias voltas.
- Uma pista aberta de 10 blocos requer uma superfície de jogo bastante larga.
- Uma pista fechada consistindo de 5 blocos é jogada com duas voltas à pista.
- Uma pista fechada 6 a 8 blocos com linha de Partida e Chegada em dois locais separados permite que o jogo seja jogado em menos tempo - 45 minutos ao invés de 1 hora.
Escolher
uma Equipa, o Piloto e o seu Carro
Aqui encontra-se uma descrição
das equipas, os seus pilotos e os carros que lhes estão disponíveis.
Existem seis modelos de carro de
corrida que foram aprovados pelo órgão de gestão para as pistas Rush N’Crush.
Cada equipa apresenta dois de seis carros possíveis.
Existem atualmente seis pilotos
no circuito profissional. Estão ligados a uma equipa específica. Quando
escolhes um piloto, também estás a escolher a equipa pela qual ele corre e o
equipamento de carro que ele prefere. Estes equipamentos dependem do estilo e
estado de espírito do piloto. Para alguns pilotos, o seu equipamento de carro
tornou-se a sua assinatura pessoal na corrida.
No entanto, todos os pilotos têm
dois equipamentos em comum: um Foguete Propulsor e um Extintor de Incêndio.
Porquê? Porque ter quatro armas é inútil se o carro não consegue manter-se na
estrada.
Os
Carros de Corrida do Rush n’ Crush
Alguns modelos de carro são
classificados como “Corredores” (letra “R” atrás do número) e outros são como
“Bombardeiros” que lançam minas (letra “B” atrás do número). Cada uma das três
equipas possui um de cada tipo. Seguem dois exemplos de veículos:
R-13 Relâmpago (Thunderbolt)
O carro
preferido da Miúda Maravilha, o Relâmpago foi desenhado para aqueles que têm
apenas um objetivo: passar a linha da meta o mais rápido possível demolindo
rivais que se metam à frente. Está equipado com um imponente Para-choques de
Combate que lhe dá um impressionante poder de impacto. O Computador de Bordo do
Relâmpago otimiza as linhas do carro durante as curvas e entre obstáculos. O Relâmpago
tem um poder e a velocidade do seu nome.
B-52 Fortaleza Rodante (Rolling Fortress)
O carro favorito do Calibre-X, a
Fortaleza Rodante tem Blindagem que lhe dá uma durabilidade excecional. O seu Dispensador
de Minas integrado permite-lhe deixar pequenas surpresas explosivas por onde
passa. Portanto, a Fortaleza Rodante é um titã das corridas cheio de recursos.
Preparação
» Cada jogador escolhe uma das
três equipas apresentadas Equipa de Sonho U.N.A., Equipa Kosmos do Bloco Vermelho
ou Equipa Zombie ONI).
» Depois, cada jogador escolhe
uma carta de piloto da equipa que escolheu. Coloca um marcador de “ativação” em
cada um dos ícones “Equipamento Desativado”.
» De seguida, cada jogador
escolhe um dos dois carros disponíveis da sua equipa. Depois, posiciona a sua
carta “piloto” no local designado. Coloca um marcador “manete de mudanças” e
cinco fichas “mudança” no painel.
A ordem inicial é determinada
aleatoriamente (exemplo: lançar um dado). Alternativamente podes colocar todos
os jogadores na caixa (ou outro contentor) e tirá-los aleatoriamente. O jogador
escolhido para primeiro deve colocar o seu carro na caixa imediatamente atrás à
linha de partida. De seguida, o próximo jogador faz o mesmo, e por aí em
diante. Quanto todos os carros tiverem sido colocados atrás da linha de
partida, a corrida começa.
As
regras do jogo em detalhe:
Este jogo tem imensas regras que devem
ter a tua atenção. Consulta o livro de regras, traduzido para Português, que
disponibilizámos abaixo para tomares conhecimento de todos os aspetos e
detalhes.
Análise ao Jogo
Geral
Não podemos deixar de dizer
que já há muito que procurávamos um jogo como Rush n’ Crush. Para além de ser
uma excitante alternativa ao Formula D
ou Race! Formula 90
(são jogos com temáticas diferentes pelo que não faremos uma comparação
direta), permite-nos escolher o que queremos e como queremos, o que proporciona
horas de jogo e experiências distintas. E carros, armas e explosões… se não
fosse um jogo de tabuleiro, quase se podia dizer que estávamos a jogar um
clássico jogo de computador.
Abrir
a Caixa
As dimensões das caixas são
sempre importantes e nota-se que este jogo utiliza um tamanho standard pois
quando abrimos a sua caixa, bem, foi hilariante no mínimo. Antes que pensem que
os componentes não valem a pena, ao abrirmos a caixa deparamo-nos com imensos
blocos modulares da pista mas, debaixo dessa quantidade generosa de ideias
interessantes, a caixa, que é do tamanho da caixa do World of Warcraft – O Jogo de
Aventura, apenas tem uma ranhura no
centro da caixa para os componentes! Os últimos estão bem acomodados e com a
ajuda dos saquinhos de plástico separam-se facilmente, mas metade da caixa
serviria para acomodar tudo o que este jogo traz!
Componentes
Em relação ao material
apresentado dentro da caixa, damos destaque às componentes do tabuleiro, que
são grandes peças modulares que se traduzem em pistas gigantescas e bastante
apelativas. Para além disso, o facto que se trocam e organizam facilmente,
prevê-se que este é um jogo que dificilmente se tornará aborrecido. As
restantes peças fazem o que é necessário, dados e marcadores transparentes para
assinalar as modificações nos quadros de jogador (algo mais engraçado podia ter
sido desenvolvido para isto mas funcionam). Infelizmente e sem rodeios, os
carros são péssimos! A nossa maior dificuldade é que se mantenham inteiros e,
honestamente, comparados com o nível de detalhe nas ilustrações, deixam muito a
desejar em termos de aspeto. Recomendamos super-cola para os fixar
definitivamente e um kit de pintura de figuras para lhes dar um pouco mais de
vida.
Aspeto/Grafismo
Como mencionámos acima, os
modelos dos carros podiam ser ligeiramente mais interessantes mas não é
essencial que os decorem para jogar (se o fizerem a experiência será bastante
mais cativante). Quanto ao resto do jogo, prima pela sua apresentação, desde a ilustração
na caixa, dos manuais e até dos módulos e cartas de jogador. Vale a pena
construir uma pista nova só para olhar para ela e o design inteligente não é só
para trazer o brilho aos olhos, é também útil para criar um ambiente imersivo e
para não confundir o que é necessário com o que é apenas para ilustrar.
Facilidade
de Montagem
Não se assustem, mas este
jogo não é fácil de montar! Não é por ser complexo ou difícil, é apenas pelo
número de coisas que nos permitem alterar. Em primeiro lugar, temos de escolher
o modo (Arcade ou Overdrive), construir uma pista com os módulos
disponibilizados, escolher equipas, pilotos, carros… e… distribuir componentes,
colocar a partida, colocar os modelos na pista e … distribuir os marcadores e
colocá-los nas posições iniciais e… ok, agora já podemos começar. Ah! Para
construírem uma pista, é aconselhado seguirem as indicações do livro de regras
que disponibilizamos abaixo, traduzido para Português.
Jogabilidade
Rush n’ Crush oferece ao
jogador a possibilidade de fazer vários tipos de corrida: cuidadoso, arriscado
e doido. Em qualquer uma delas, a probabilidade de acabarmos feitos em peças
contra um muro é incrivelmente grande, pelo que preferimos as últimas, sempre
se torna mais excitante! Para movimentarmos o nosso carro, jogamos não com os
dados mas com o risco e um pouco (muito pouco) de sorte. É neste aspeto que
este jogo brilha pois se quisermos arriscar, temos mais probabilidade de sofrer
consequências menos agradáveis. As ações principais do jogo são Acelerar (que
aumenta ligeiramente a velocidade), Abrandar (que desconhecemos o seu uso!...
ok… que nos permite diminuir a velocidade), Manter a Velocidade e Mudar de
Mudança. Para travar é necessário é usar pontos de travão, para acelerar ainda
mais é possível usar pontos de turbo, mas corremos o risco de sobreaquecer o
motor quando aceleramos demais e ainda por cima, muita velocidade faz com que
não consigamos mudar facilmente a direção do carro… o que não são boas notícias
quando temos um muro a 4 caixas de distância. Todas as modificações em pontos
são assinaladas na carta do jogador com os marcadores transparentes, e é
essencial que se reflita sempre sobre este quadro antes de realizar a jogada.
Um deslize de atenção é o pior dos perigos neste jogo, muito mais que o
malfadado muro!
Para além de tudo isto a
que temos de prestar atenção, ainda temos de nos preocupar com as colisões com
os adversários e o movimento forçado a que podemos estar sujeitos, o
equipamento que cada um deles tem (não vá uma mina aparecer do nada, mesmo à
frente do nosso nariz) e todos os aspetos do seu carro. Apenas prevendo se o
adversário pode ou não acelerar, se vai ter de travar a fundo, se ainda tem
minas para nos estragar a vida ou pontos de turbo para fugir, é que podemos
garantir uma fantástica e entusiasmante vitória! Ou pelo menos não irmos contra
um muro… pelo menos isso…
Complexidade
das Regras
Este jogo apresenta
bastantes regras, não são complexas, mas são bastantes. A dimensão do livro de
regras pode assustar mas após a preparação e tendo o livro por perto durante as
primeiras jogadas, facilmente se “apanha o jeito”. Não existem estratégias
fantásticas ou grande planeamento pois dada a interatividade proporcionada pelo
jogo, é mais importante saber o que fazer na hora do que planear dez jogadas
com antecedência.
Rejogabilidade
O jogo pode não trazer
modos alternativos mas dado o nível de customização que nos permite,
dificilmente se tornará repetitivo. E se for necessário, um pouco de imaginação
permite a criação de novos modos de jogo, em equipas, com regras especiais…
tentar capturar um adversário…
Temática
Rush n’ Crush é uma
experiência imersiva e facilmente nos perdemos na excitação da corrida. O
ambiente proporcionado pelas ilustrações escuras é ideal para noites com amigos
e, se esquecermos os modelos dos carros (que estragam a ilusão) podemos afirmar
que ilustra bem uma corrida cyberpunk futurista.
Conclusão
Em conclusão, Rush n’ Crush
é uma boa aposta para os entusiastas de corridas, para os entusiastas de jogos
rápidos e sempre diferentes e para os entusiastas de “colisões com muros”!
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