Um jogo de Susan McKinley Ross para 2 a 4 jogadores, a partir dos 6 anos,
com a duração de 30 a 60 minutos.
com a duração de 30 a 60 minutos.
Objetivo
Usa estrategicamente os teus
cubos para construir linhas de cor e linha de símbolos. Ganha pontos por cada
cubo numa linha que tu criaste ou expandistes.
Preparação
Vais precisar de um
lápis e papel para registares a pontuação. Coloca todos os cubos no saco. Cada
jogador tira seis cubos e lança-os para criar a sua mão. Todos jogam com a sua
mão à vista, com todos os seus cubos expostos a qualquer momento.
Modo de Jogar
- Escolhe quais os cubos a relançar, se houver algum, e lança-os.
- Adiciona os cubos à rede. Todos os cubos que jogares têm de partilhar um único atributo, cor ou símbolo. Os teus cubos têm de ser adicionados à mesma linha, mas não têm de se tocar um com o outro.
- Regista a tua pontuação.
- Tira cubos de maneira a que a tua mão fique com seis. Lança estes novos cubos e adiciona-os à tua mão.
Se não for possível efetuar uma jogada, tens de relançar
todos os teus cubos até que possas fazer uma jogada.
Lançar os Cubos
No início do teu turno podes relançar qualquer
dos teus cubos. Sempre que o fazes, tens a possibilidade de mudar os símbolos
dos teus cubos. Lançar os cubos nunca irá alterar as cores dos teus cubos.
No final do teu turno, retira cubos de
substituição do saco e imediatamente lança-os antes de os adicionar à tua mão.
Adicionar Cubos à Rede
Os jogadores realizam turnos para adicionar cubos
à rede. Todos os cubos têm de conectar ortogonalmente, não há ligações
diagonais.Dois ou mais cubos que se toquem, criam uma linha. Uma
linha é toda de um símbolo ou toda de uma cor. Os cubos que são adicionados a
uma linha têm de partilhar o mesmo atributo que os cubos que já estão
posicionados nessa linha.
Pontuação
Quando crias uma linha, ganhas um ponto por cada
cubo nessa linha. Quando adicionas a uma linha já existente, pontuas um ponto
por cada cubo nessa linha, incluindo os cubos que já estão nessa linha. Um cubo
pode pontuar dois pontos, se fizer parte de duas linhas diferentes.Ganhas um adicional de seis pontos sempre que
completes uma linha de seis cubos – a isto dá-se o nome de Qwirkle. Um Qwirkle
vale doze pontos – um ponto por cada um dos seis cubos e seis pontos de bónus.
Os seis cubos têm de ser seis cubos da mesma cor, cada um com um símbolo
diferente, ou seis cubos do mesmo símbolo, cada um com uma cor diferente. Nunca
são permitidas linhas com mais de seis cubos. O jogador que terminar o jogo, ganha um bónus de
seis pontos.
Fim do Jogo
Quando não há mais cubos para tirar do saco, o jogo
prossegue normalmente, mas os jogadores não podem reabastecer as suas mãos. O
primeiro a usar todos os seus cubos, termina o jogo e ganha um bónus de seis
pontos. O jogador com a maior pontuação, ganha o jogo.
A caixa do jogo está bem, ilustrada, conseguindo transmitir
na perfeição o tipo de jogo que vamos encontrar no seu interior. Ao abrir a
caixa encontramos um saco de pano muito bem ilustrado, dentro de um saco
plástico selado, mostrando o bom gosto que este jogo teve ao nível da sua
produção.
Os cubos vêm muito bem embalados num plástico selado,
protegidos com vários moldes em cartão.
O material dos cubos é de qualidade e as suas ilustrações
estão q.b., apesar de serem mais pequenas na sua dimensão que no jogo original.
Todos os cubos ficam acomodados dentro do saco de pano, não
sendo, por isso, preciso manter dentro do interior da caixa, os vários moldes
de cartão que protegiam dos cubos, quando estes vinham embalados.
Comparativamente ao Qwirkle original, nos “Cubes” temos 90
cubos contra 108 peças do jogo original. Contudo, continuamos a tirar 6 cubos
como no jogo original. A grande diferença reside no facto de os cubos serem
lançados após serem retirados do saco, o mesmo acontecendo se assim o quisermos
aquando do nosso turno, para tentar jogar o maior número de cubos ou para
conseguir a melhor jogada possível. Ao contrário do jogo original, que quando
não podíamos jogar peças tínhamos de trocar peças com o saco, não fazendo qualquer
jogada, no “cubes” temos de lançar os dados até conseguirmos jogar um cubo.
Outra grande diferença é que os cubos ficam à vista de todos.
O lançamento dos cubos não aumenta o fator sorte do jogo
relativamente ao jogo original, porque enquanto no jogo original tirávamos
peças aleatoriamente do saco, no “cubes” fazemos o lançamento dos cubos.
O “Cubes” acaba por ter mais estratégia do que o jogo
original. Ao vermos os cubos dos nossos adversários, podemos acautelar as
nossas jogadas para não dar pontos de bandeja aos nossos oponentes. Apesar
destes poderem depois relançar os dados, estes não poderão mudar de cor, apenas
de símbolo. Por isso este pormenor deve ser levado em conta quando estamos a
analisar os nossos cubos com vista à nossa jogada aquando do nosso turno. Esta
novidade introduzida no jogo, tornou-o mais interessante e desafiante.
Quem gosta do Qwirkle original vai com toda a certeza gostar
deste Qwirkle Cubes, porque está interessante, lembrando um pouco o jogo do
póquer de dados.
O Qwirkle original, tem sido dos jogos mais preferidos pelos
nossos amigos quando marcamos jogatinas, tenho a certeza que este “Cubes” vai
passar a ser um dos eleitos.
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