Stratopolis - Gigamic

Um jogo de Annick Lobet para 2 jogadores a partir dos 8 anos, com a duração de 10 a 20 minutos. 


CONTEÚDO
40 Fichas em "L" composta por três quadrados (vermelho, verde ou neutro);
1 Ficha retangular composta de um quadrado vermelho e por um quadrado verde (Fig. 1).

OBJETIVO DO JOGO
Os jogadores posicionam as suas peças, por turnos (alternadamente), com o objetivo de criar a maior superfície da sua cor. Quando todas as peças tiverem sido posicionadas, a pontuação é calculada. O jogador com a maior pontuação vence. A pontuação tem em conta a superfície e a maior altura da superfície (fig. 6: vermelho ganha).

PREPARAÇÃO DO JOGO
As peças são divididas em 2 grupos de 20 (numeradas de 1 ou 2 no verso) – (fig.1)
·      O grupo com o número 1 inclui todas as peças vermelhas, peças vermelhas e neutrais, e peças com dois quadrados vermelhos e um quadrado verde.
·      O grupo com o número 2 inclui todas as peças verdes, peças verdes e neutrais e peças com dois quadrados verdes e um quadrado vermelho.

Cada jogador, pega num dos dois grupos de peças e mistura-o bem antes de formar um monte com a face para cima (fig. 2). Durante o jogo, os jogadores devem jogar sempre a peça que está no topo do seu monte. A peça retangular (com um quadrado vermelho e um quadrado verde) é a peça inicial e é colocada na mesa entre os dois jogadores.

MODO DE JOGAR
O primeiro jogador é escolhido aleatoriamente. A seguir, os jogadores realizam turnos.
Um jogador remove a peça topo do seu monte e coloca-a na área de jogo. O jogador pode fazer um dos seguintes movimentos:
1.    Estender: O jogador coloca a peça sobre a mesa. A peça deve tocar, pelo menos, num dos lados de uma peça que já tenha sido jogada, não importa quais as cores que toca (fig. 2).
ou
2.    Amontoar: O jogador coloca uma peça em cima de outras peças, sob as seguintes condições:
·         A peça deve cobrir pelo menos duas peças já colocadas (Fig. 3);
·         A cor de cada quadrado, da peça a colocar, obedece às seguintes regras:
o   Um quadrado vermelho nunca pode ser posicionado num quadrado verde, e vice-versa;
o   Todas as outras combinações são possíveis (Fig. 4): verde e neutro, vermelho e neutro, neutro no neutro, verde no verde, vermelho no vermelho.

Nenhum quadrado da peça pode cobrir um espaço vazio: todas as peças devem ser colocadas em três quadrados do mesmo nível (Fig. 5). Não há limite para a altura em que as peças podem ser amontoadas.

FIM DO JOGO
O jogo continua até que todas as peças tenham sido colocadas.
A seguir, cada jogador determina a pontuação para cada zona na sua cor:
·         A pontuação da zona é obtida multiplicando a superfície da zona pela sua altura (fig. 6);
·         A altura de uma zona é determinada pelo quadrado mais alto dentro da zona (nível1, 2, 3 ...);
·         A superfície de uma zona é igual ao número de quadrados da mesma cor que se tocam uns com os outros; As peças da mesma cor, devem-se tocar, pelo menos, por um dos seus lados. Só os quadrados visíveis, independentemente do seu nível, são usados para calcular a superfície da zona.
O jogador que criou a zona da sua cor com a maior pontuação é declarado o vencedor (Fig. 6: o vermelho é o vencedor).


VARIANTES
1.    No início do jogo, os jogadores amontoam as suas peças da forma que desejam para preparar a sua estratégia.
2.    No início do jogo, as peças não são amontoadas, mas deitadas com a face para baixo, à frente de cada jogador, em cada turno, o jogador escolhe aleatoriamente uma peça.
3.    No início do jogo, os jogadores misturam as suas peças e amontoa-as. Os jogadores removem três peças do topo do monte e deitam-nas na mesa à sua frente. Em cada turno, escolhe uma dessas peças. No final do turno, os jogadores removem a peça topo do seu monte para substituir a peça jogada.




Quando pesquisávamos por novidades de 202, deparamo-nos com este Stratopolis. Quisemos de imediato obter mais informações sobre o jogo. Assim, que lemos as primeiras notícias sobre o jogo, decidimos que seria interessante jogar este jogo. Tudo fizemos junto dos nossos parceiros para obter um exemplo do jogo.
Quando a caixa chegou às nossas mãos, podemos apreciar a sua ilustração, que convida a entrar num jogo abstrato.
A ilustração da caixa é muito atrativa, que digam as crianças que tiveram cá em casa… foi a caixa mais cobiçada…
O cartão da caixa é de qualidade e a sua textura é agradável ao toque.
No seu interior temos uma moldura em plástico, também de qualidade, com quatro grandes divisórias para acomodar quase na totalidade das peças do jogo. Existe uma pequena saliência no meio da moldura para acomodar a peça inicial do jogo.
As peças do jogo também são de qualidade. Ao nível dos componentes, este jogo está muito bem servido.
Ao nível do design e grafismos, não há um grande trabalho, pois este tipo de jogos não requerem a existência de tabuleiro ou cartas, ficando esse trabalho apenas para a caixa do jogo e o livro das regras.
Não podemos deixar de relatar um facto um pouco estranho, para não dizer ridículo, que nos deparámos no livro das regras do jogo. Na contracapa da linha das regras encontrámos a tradução para Português dos direitos de autor, mas no interior do livro temos várias traduções das regras, 21 línguas, mas não em Português. Seria mais importante ter as regras em Português do que os direitos de autor na contracapa. Enfim… a Gigamic deveria rever esta situação, que nada abona à sua imagem.
Dentro da caixa do jogo vem 1 saco em tecido, que não é mencionado no livro das regras como sendo um dos componentes do jogo. Contudo, achamos que pode ser muito útil para misturar individualmente os dois grupos das peças no início do jogo, evitando que o façamos em cima da mesa, correndo o risco de danificar as peças.
Deves estar atento aos movimentos do teu adversário, isto é, ao modo como vai desenvolvendo a sua estratégia, para que possas atuar de forma a evitar que ele construa uma grande superfície na sua cor. Para isso deves sempre que possível, e sem prejudicar o teu jogo, tentar cortar as ligações entre as peças do teu adversário. Por vezes pode ser mais vantajoso gastar uma das nossas peças nesta missão, do que aproveitá-la para estender a nossa superfície.
Tenta não ficar atrás da altura que o teu adversário está a construir, para que na operação de multiplicação aquando da pontuação, não fiques em desvantagem. A altura da nossa cor em relação ao nosso oponente é importante, pois pode fazer a diferença entre a vitória e a derrota, dado o peso do fator multiplicativo que esta tem na pontuação.
O Startopolis é um bom jogo Mind Game que puxa pelos teus neurónios.
As regras do jogo são fáceis de perceber e estão bem explicadas, o que permite iniciar o jogo de imediato.
O facto de só 2 jogadores poderem jogar o jogo, não é um impedimento para jogar o jogo, com mais jogadores. Basta fazer um campeonato, em que todos jogam contra todos e o que tiver mais vitórias é o campeão. Em caso de empate, quem dos jogadores empatados tiver a maior soma de pontos ganhos em todos os jogos disputados, é o campeão.
O Stratopolis é um jogo que demora pouco tempo, mas isso depende do tempo que cada jogador demora a pensar a sua jogada. Contudo, podemos definir um tempo limite para a reflexão antes de cada jogada.
O Startopolis é um jogo interessante que aconselhamos a todos experimentar, é bom Mind Game.

Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









7
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









8
Preço/Vale o Dinheiro









7
Apreciação Global7,5

dreamwithboardgames
BoardGameGeekAnnick Lobet
GigamicComprar o Jogo



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: