Um jogo de Lionel Borg para um a cinco jogadores, a partir dos 8 anos,
com a duração de 10 a 20 minutos.
com a duração de 10 a 20 minutos.
Conteúdo
Um tabuleiro do jogo inclinado
95 Peças em cinco cores diferentes mais cinco peças
joker brancas
Cinco peças secretas.
Objetivo do Jogo
No início do jogo, uma cor é atribuída secretamente
a cada jogador. Cada jogador joga discretamente para assegurar que o menor
número possível de peças da sua cor, permanece no tabuleiro do jogo, no final
do jogo.
Preparação do Jogo
As 100 peças são inseridas aleatoriamente nos 10
slides. As peças são inseridas pelo topo dos slides, com a marca de uma seta.
Cada slide contém dez peças. Os dez slides são então inseridos no tabuleiro do
jogo (com as setas a apontar para cima), verifica que não há mais do que cinco
peças da mesma cor conectadas verticalmente ou horizontalmente. Se necessário,
reorganiza os slides para alterar as conexões (fig.1).
Cada jogador, tira aleatoriamente uma peça secreta
e olha para a cor. A cor da peça continua escondida do olhar dos outros
jogadores até ao final do jogo.
Modo de Jogar
O primeiro jogador é tirado à sorte. Este inicia o
jogo e o jogo prossegue no sentido dos ponteiros do relógio.
O primeiro jogador escolhe um grupo de peças da
mesma cor e pressiona-as para as remover do tabuleiro do jogo (fig.2). Os
jogadores não podem remover uma única peça.
O jogador pode remover um qualquer grupo de duas ou
mais peças da mesma cor, sem nenhum limite para o número de peças no grupo, e
de qualquer cor. Um grupo é composto por peças contiguas horizontalmente
ou verticalmente. O jogador deve remover todas as peças da mesma cor que
fazem parte do grupo.
As peças joker podem ser usadas para assumir qualquer
uma das cores disponíveis no jogo. O jogador que está no seu turno, decide a
cor que atribui a um joker num grupo a ser removido.
No final de cada turno, o jogador recolhe as peças
removidas do tabuleiro do jogo e posiciona-as à sua frente. O jogo prossegue
com o próximo jogador. O jogador não pode saltar o seu turno. Desde que haja
fichas conectadas, os jogadores devem remove-las.
Um slide vazio não pode dividir o tabuleiro do
jogo. Quando um jogador, esvazia um slide, este é removido e posicionado o mais
à direita possível do tabuleiro do jogo, deslizando todos os outros slides para
a esquerda (fig 3.).
Fim do Jogo
Um jogador ganha automaticamente quando todas as
fichas da sua cor tenham sido removidas do tabuleiro do jogo.
Caso contrário, o jogo continua até não hajam mais
grupos de peças contiguas para remover. Quando todas as peças contiguas tiverem
sido removidas, os jogadores revelam as suas cores e contam o número de peças
da sua cor que permanecem no tabuleiro do jogo. O jogador com o menor número de
peças que permanecem no tabuleiro do jogo, é o vencedor (fig 4: o verde é o
vencedor). Se mais do que jogador obtiver a mesma pontuação, os jogadores
empatados contam o número de peças da sua cor que removeu do tabuleiro do jogo.
O jogador com o menor número de peças é o vencedor. Se mais do que um jogador
removeu o mesmo número de peças da sua cor, o jogo acaba empatado.
Variantes
Jogo
Solitário
As regras do jogo são as mesmas.
O jogador tira uma peça secreta e tenta remover
todas as peças dessa cor, aplicando as regras normais.
Para tornar o jogo mais desafiante, o jogador pode
tirar duas, três, quatro ou mesmo as cinco peças secretas, tentando remover
todas as cores que lhe foram atribuídas.
Jogo para
2 jogadores
As regras do jogo são as mesmas, mas cada jogador
tira duas peças secretas e joga com duas cores secretas. O vencedor é jogador
com o menor número de peças no tabuleiro do jogo no final do jogo. Se ambos os
jogadores tiverem o mesmo número de peças, têm de contar o número total de
peças das suas cores que tenham removido e o jogador que tenha removido menos
peças, ganha.
Jogo por
equipas para quatro jogadores
As regras do jogo são as mesmas, mas os jogadores
jogam em equipa de dois, Cada jogador tira uma peça secreta, olha para a cor e
passa a peça ao seu companheiro de equipa que olha para ela. Os membros da
mesma equipa não jogam um após o outro. No final do jogo, a equipa com menos
peças das suas duas cores secretas, no tabuleiro do jogo, é a vencedora. Se as
equipas tiverem empatadas, então contam o total de número de peças das suas
cores que tenham removido e a equipa que tenha removido menos peças é a
vencedora.
Uma vez que,
grande parte dos amigos com quem passamos horas agradáveis a jogar jogos de
tabuleiro, gostam mais de jogos com regras simples, sem grandes preparações,
pois não gostam de perder muito tempo a ler e a aprender as regras, ultimamente
temo-nos virado para os jogos mind game. Estes enquadram-se perfeitamente
nestes requisitos. Essa também foi uma das razões que quando lemos as primeiras
informações sobre o Clorpop, quisemos incluí-lo na nossa lista de preferências
junto dos nossos parceiros.
A caixa jogo
foi construída num cartão duro de qualidade. Está bem ilustrada, muito
colorida, ou não tivéssemos num jogo cheio de peças coloridas. Ao contrário, do
Stratopolis, a caixa do Colorpop não tem divisórias individuais. Em sua
substituição temos uma divisória central que divide o espaço da caixa para
colocar as peças da estrutura do tabuleiro e outra para colocar as peças
coloridas, que são guardadas dentro dos sacos plásticos. De salientar a
proteção em cartão que é fornecida com a caixa para proteger o tabuleiro quando
se fecha a caixa do jogo.
Mais uma vez
tivemos o episódio ridículo de ter a contracapa das regras do jogo com os
direitos de autor em Português e o interior do livro, apesar de ter as regras
traduzidas em várias línguas, menos Português. Enfim… Nada abonatório para a
imagem da Gigamic.
Este jogo não tem praticamente ilustrações ou
grandes grafismos, pois estes estão confinados à caixa ou livro das regras, o
que neste tipo de jogos, é normal.
A preparação
do jogo é um pouco demorada. Temos de colar as 100 peças dentro dos slides,
tendo o cuidado de não fazer combinações de cores. Deixamos a sugestão de
utilizar o saco do Stratopolis para colocar as peças do jogo e assim ser mais
fácil a preparação, tirando aleatoriamente as peças para os slides.
A mecânica
do jogo está muito engraçada, isto porque o tabuleiro é inclinado e tem uma
rampa para que as peças pressionadas nos slides deslizem para fora do tabuleiro
e assim possas pegar nelas.
Quando
escolhes o grupo de peças contíguas que queres remover do tabuleiro, deves ter
em atenção ao deslizar das peças que se encontra acima delas. Pois podes criar
um grande grupo de peças que os teus adversários vão poder remover.
Tens de
estar atento às remoções que os teus adversários, para perceberes quais as
cores que cada um está a trabalhar. Assim, podes evitar que lhes facilites o
seu jogo quando estás a remover as tuas peças.
Por vezes é
vantajoso remover peças que não sejam da tua cor, para fazer deslizar as tuas
peças para posições em que podes criar um grupo constituído por um número maior
de peças.
Atenção às
peças joker, estas podem dar uma grande ajuda à tua estratégia.
A mecânica
funciona bem, sem qualquer dificuldade de maior. Se posicionares as tuas mãos
nas extremidades do tabuleiro e com um dos dedos pressionares as peças, tudo se
torna ainda mais fácil.
Já não é
prático, quando temos de tirar um slide vazio e temos de coloca-lo para a
extremidade mais à direita do tabuleiro e fazer deslizar os restantes slides. O
problema é o deslizar, porque de facto não conseguimos deslizá-los e temos de
mover um a um, isto é, remover um a um, para a sua nova posição.
É um jogo
que pode ser jogado de forma solitária, sem que tenha havido alterações às
regras para que se possa jogar esta forma alternativa do jogo.
A versão de
equipas também está interessante, torna o jogo ainda mais competitivo,
engraçado e divertido.
O Colorpop
está interessante e é divertido. É um jogo interativo. É um bom mind game. Quem
gosta deste tipo de jogo não pode perder este Colorpop. Quem gostava do antigo
jogo “Quatro em Linha” vai gostar deste jogo, apesar de aqui não colocar peças
por cima do tabuleiro, mas remover peças por debaixo do tabuleiro.
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