Um jogo de Simon Havard para 2 a 6 jogadores, a partir dos 8
anos, com a duração de 20 a 60 minutos.
Objetivo:
Registar no final do jogo a segunda melhor pontuação entre
os participantes.
Componentes do jogo:
1 Tabuleiro
6 Peões
32 Cartas
Preparação do Jogo
Abrir a caixa do jogo. Cada jogador escolhe um peão,
posicionando-o no espaço 0 do trilho do tabuleiro do jogo.
Baralha as cartas e dá 5 a cada jogador.
Tem um lápis e uma folha ao teu lado para fazer o registo da
pontuação.
Modo de Jogar
O jogo é constituído por 5 corridas (6 com seis jogadores).
Cada corrida tem 5 voltas.
Cada volta tem as seguintes fases:
- 1. Escolher uma carta
- 2. Determinar a ordem de jogar
- 3. Jogar a carta escolhida
Escolher uma carta
Os jogadores ao mesmo tempo escolhem secretamente uma carta,
colocando-a à sua frente com a face virada para baixo. Depois todos os
jogadores revelam ao mesmo tempo a carta escolhida por cada um.
Determinar a ordem de jogar
Com base no número que está ao centro da carta, é
determinada a ordem de jogar. Não se tem em conta o sinal positivo ou negativo
desse número. Em caso de empate, este é quebrado em função do número pequeno
situado no canto superior esquerdo da carta.
A ordem de jogar é sempre decrescente em função do número da
carta.
Jogar a carta escolhida
No seu turno, o jogador posiciona a carta escolhida à frente
de um jogador à sua escolha (ele próprio ou qualquer outro). A seguir, move o
peão pertencente ao jogador. O peão avança ou recua no trilho do tabuleiro do
jogo em função do número impresso na carta.
Final da Corrida
No final da quinta volta, depois de todos os jogadores terem
jogado as suas cartas, os jogadores analisam as posições dos seus peões no
trilho da pontuação do tabuleiro do jogo. Quem tiver em segundo lugar, regista
como sua pontuação, o número do espaço onde se encontra o peão. Pode ser mais
do que um jogador, desde que esteja na segunda posição com outro jogador. Todas
as outras posições não dão pontos aos seus jogadores. A pontuação obtida em
cada corrida deve ser adicionada, para que os jogadores tenham noção da sua
posição na classificação geral.
Fim do Jogo
No final da última corrida (5 ou 6 dependendo do número dos
jogadores) quem tiver a segunda melhor pontuação total, ganha o jogo. Mas,
atenção! Não podes ganhar o jogo, se não tiveres ganha pelo menos uma corrida.
Quando lemos as primeiras informações sobre o jogo, ficámos
intrigados sobre a opção de se o 2º classificado no jogo a vencer o jogo. É uma
escolha estranha e nada normal, não deixando ao mesmo tempo de ser original.
Iniciamos o jogo com 5 cartas, no início de cada
volta da corrida, escolhemos uma carta, que para além de ser utilizada para
mover um peão, tem como primeira missão, determinar a ordem de jogar durante
essa volta da corrida. Não podemos criticar o autor por falta de originalidade
no processo criativo do jogo.
Quando rececionámos o jogo, não estávamos à espera de uma
caixa tão pequena. Ao abrirmos a caixa, esta transforma-se no tabuleiro do jogo,
o qual se resume ao trilho da pontuação. Um peão avança ou recua nesse trilho
em função da carta que o afetar, isto é, a carta que for posicionada à frente
do jogador proprietário do peão. Esta carta pode ter sido colocada pelo próprio
jogador ou por um jogador oponente.
As ilustrações e os materiais estão q.b, cumprem
perfeitamente com a sua função. Os peões são peões em cartão. Recomendámos que
colem um pouco de fita-cola na sua base para que se segurem melhor de pé. Pois
estes não passam de tiras de cartão ilustradas.
Uma vez que o interior da caixa do jogo é o próprio
tabuleiro do jogo, não era possível conter divisórias. Contudo, estas não fazem
qualquer falta, já que só temos praticamente cartas para acomodar. Os peões
como já referimos são tiras de cartão, e são facilmente acomodados dentro da
caixa.
O jogo desenrola-se ao longo de 5 corridas (6 com seis
jogadores). Cada corrida tem 5 voltas, cada volta representa uma carta jogada
por cada um dos jogadores.
A carta que escolhemos jogar em cada volta, depois de servir
para determinar a ordem de jogar, serve para avançar ou recuar um peão no
trilho da pontuação, assim a carta seja positiva ou negativa, respetivamente. O
jogo permite que possamos jogar a carta sobre um qualquer jogador participante
na corrida, normalmente para o prejudicar, e sempre com o intuito de conseguir
que o nosso peão consiga alcançar o segundo lugar na corrida.
Atenção que a pontuação final é a soma das 5 corridas, e só
regista pontos, se ficares em segundo lugar numa corrida. Para ganhares o jogo,
também terás de o obter a 2º melhor pontuação total entre os participantes no
jogo. Por isso há que fazer uma boa gestão das corridas e da tua pontuação total
ao longo de cada corrida. Não te esqueças que para ganhares o jogo tens de ter
ganho, pelo menos uma das 5 corridas. Por aqui se vê as variáveis que terás de
gerir para alcançares a vitória no jogo. Não é assim tão fácil como pode
parecer à primeira vista.
Os pontos que obténs numa corrida, isto se ficares em
segundo lugar, é igual ao número do espaço onde o teu peão terminou a corrida.
A pontuação pode ser positiva ou negativa. Por vezes é bom ter uma pontuação
negativa para melhorar a tua pontuação total, com o objetivo de alcançares o
segundo lugar na classificação final da prova.
O jogo está engraçado, estamos perante um jogo familiar
divertido. As regras são fáceis de perceber, apesar de algumas gafes de
tradução, estão também bem explicadas. Basta uma leitura para ficar a perceber
a mecânica do jogo, permitindo que possas começar a jogá-lo imediatamente.
É um jogo que pode ser jogado em qualquer lugar. É muito
fácil de transportar cabe em qualquer pequeno saco.
Este jogo é uma das grandes apostas da Runadrake para este
Natal, tendo um preço muito atrativo, menos de 12 euros.
dreamwithboardgames | |
---|---|
BoardgameGeek | Runadrake |
Simon Havard | Regras do Jogo |
Paulo Santos | |
---|---|
Paulo Santos
|
|
Maria Constança Silva | |
Sem comentários:
Enviar um comentário