Indigo - Ravensburger

Caminhos sinuosos - reviravoltas surpreendentes - simplesmente mágico! 
Um jogo de Reiner Knizia para 2 a 4 jogadores a partir dos 8 anos, com a duração de 30 minutos. 

Componentes
 
Ideia e Objetivo do Jogo
No Indigo jogadores tentam reunir as pedras mais valiosas. Eles colocam peças de caminhos que permitem o movimento das gemas das saídas da borda do tabuleiro de jogo. Estas saídas pertencem apenas a eles ou são compartilhados com um outro jogador. No primeiro caso, outros jogadores não recebem nada, mas no segundo caso, há uma gema adicional para o outro jogador que partilha a saída.

Preparação do Jogo
Posiciona o tabuleiro de jogo no meio da mesa. Ela mostra espaços hexagonais, 7 deles em destaque na cor. Estes são os espaços de tesouro. Coloca as 7 peças de tesouro: a azul escura é colocada no centro do tabuleiro e as azuis claras nas extremidades, de modo que as suas setas apontem na direção do centro.
No inico do jogo as gemas são colocadas sobre as peças de tesouro. Como mostra a ilustração, a peça do centro recebe 1 safira azul e 5 esmeraldas verdes. Cada peça azul clara recebe uma gema âmbar amarela (sobre a seta). As outras 12 gemas que restam são colocadas ao lado do tabuleiro como reserva.
Cada hexágono de caminho tem imprimido 3 rotas, que estão, no entanto, separadas umas das outras. Mistura todos os hexágonos, peças viradas para baixo, e coloca-os em vários montes ao lado do tabuleiro de jogo, para que possam ser bicados.
Cada jogador recebe um biombo e 6 fichas da mesma cor. O biombo é colocado à frente do jogador.

A seguir coloca-se as fichas: nas bermas do tabuleiro há 6 conjuntos de objetivo (áreas a laranja dourada). Cada um tem 6 pontos de entrada. As fichas são colocadas nos círculos dos 6 objetivos e assim mostrar a quem possui cada objetivo. Dependendo do número de jogadores, as fichas são colocadas em posições diferentes no tabuleiro, de acordo com a tabela que se segue (As cores dos jogadores na tabela são meramente ilustrativos; as fichas não utilizadas são colocadas de volta na caixa.)
Agora, cada jogador tira uma peça de caminho de um dos montes, com a face para baixo, e guarda-a de modo a que só ele possa ver a face. Agora está tudo pronto para começar o jogo!

Modo de Jogar
O jogador mais jovem começa. Em seguida, o jogo prossegue no sentido dos ponteiros do relógio.
No seu turno, o jogador coloca uma peça de caminho. Em seguida, move uma jóia e se for o caso, obtém a gema.
A seguir, tira uma nova peça de caminho.
 
1.   Posicionar Peças

O jogador coloca a sua peça de caminho sobre um hexágono livre, à sua escolha. A peça pode colocar-se adjacente a outra (s) peça (s) ou sozinha (fig. 1).

Exceção: Não é permitido bloquear duas saídas, colocando uma curva diretamente para ambas as saídas (fig. 2).
 Mover Gemas
Quando uma gema está adjacente a um caminho de uma peça acabada de colocar, é movida

  • Peças de Tesouro. Quando uma peça de caminho é colocada adjacente a uma peça de tesouro marcada com uma seta, o jogador move a gema na direção da seta até ao final do caminho adjacente: No caso de peça de tesouro na borda (ver fig. 3), move-se a gema âmbar amarela.Quando a peça de caminho é adjacente à peça de tesouro do centro (ver fig. 4) move-se primeiro as esmeraldas verdes, até que permaneça apenas a safira azul. Esta será sempre a última gema a ser movida desta peça de tesouro (que se move exatamente como todas as outras, quando colocada uma peça de caminho).

  • Peça de caminho. Quando uma peça de caminho colocada estende um caminho onde já se encontra uma gema (ver fig. 5), o jogador move-a por todo o caminho até ao fim deste novo caminho (ver fig. 6). A gema deve sempre avançar o caminho através da rota estabelecida. Ela nunca pode retroceder ou “dar a volta” numa peça. Se mais do que uma gema for afetada pela colocação de uma peça de caminho adjacente, todas elas são movidas (ver fig. 7).
  • Cuidado: Se duas gemas se encontram no mesmo caminho são retiradas do jogo (ver fig. 8.)! Pelo que, uma gema nunca é colocada de volta a uma peça de tesouro.
Ganhar Gemas
Quando uma gema é movida para uma saída, é tomada pelo jogador que possui o objetivo (ver fig. 9).

Quando o objetivo é propriedade de dois jogadores, o segundo jogador também recebe uma gema na mesma cor, retirada da reserva (ver fig. 10).

Esclarecimento:
Quando um objetivo é propriedade de dois jogadores, ambos partilham todas as 6 saídas para esse objetivo. Independentemente de qual das seis saídas a gema usou, ambos os jogadores recebem uma gema.
Quando um objetivo pertence apenas um jogador, é claro, que só uma gema é adquirida.

As pedras preciosas adquiridas são armazenadas atrás do biombo do jogador.
 

 
2.   Tirar Peça de Caminho
No final do seu turno, o jogador tira uma nova peça de caminho de um dos montes. Em seguida é o turno do próximo jogador.


Fim do Jogo
O jogo termina assim que não haja mais gemas no tabuleiro de jogo. Todos os jogadores contam as suas gemas:

O jogador com mais pontos ganha. Em caso de empate, o jogador de entre os empatados com o maior número de gemas, ganha. Se o empate prevalecer, os jogadores partilham a vitória.

Dicas:
·       Podes jogar várias partidas. Antes de começar a jogar acorda o número de partidas e soma os pontos obtidos em cada uma delas.

Para um jogo mais estratégico, cada jogador recebe no início duas peças de caminho. Depois de colocar uma peça, tira outra como de costume. Assim, ele pode sempre escolher entre duas peças para jogar. Todas as outras regras permanecem inalteradas.
 
Quando tivemos conhecimento do lançamento do Indigo, tudo fizemos para obter um exemplar do jogo. Não só pelo jogo nos parecer muito interessante, como pelo facto de estarmos perante um jogo de Reiner Knizia.
A ilustração da caixa do jogo está interessante, bastante atrativa. Quando abrimos a caixa do jogo, deparamo-nos com divisórias individuais para acomodar os vários componentes do jogo, o que já vem sendo hábito das produções da Ravensburg.
Os materiais do jogo são de qualidade. Ao nível das ilustrações não tem nada de especial. No entanto, cumprem na perfeição a sua função no jogo.
Mais uma vez, estamos perante um jogo tipicamente de Reiner Knizia. Regras simples, fáceis de compreender e com muita estratégia. No entanto, este Indigo, tem algumas semelhanças com os jogos “Metro” e “San Francisco Cable Car”. Sendo que no Indigo o que movemos são as gemas que têm valores diferentes em função da sua pedra preciosa. Daí que, quem gostou do “Metro” e do “San Francisco Cable Car” também vai gostar do Indigo. A mecânica do jogo é muito semelhante, para não dizer igual. Contudo, existem diferenças, como a partilha de saídas entre os jogadores, o que dá mais estratégia e um certo cooperativismo ao jogo, pois quando uma gema sai do tabuleiro por uma saída partilhada por 2 jogadores, ambos recebem uma gema desse tipo. Isto é interessante, porque permite que dois jogadores trabalhem pelo mesmo objetivo. Mas há que ter atenção a esse cooperativismo, pois um dos jogadores pode tirar melhor proveito dessa cooperação, para a sua pontuação final.
Outro aspeto interessante do jogo, é quando duas gemas se encontram no mesmo caminho, são retiradas do jogo. Esta situação do jogo, pode ser aproveitada para evitar que um dos teus oponentes possa concretizar o seu objetivo, e assim obter pontos para a vitória no jogo. Por vezes este expediente até pode ser utilizado para prejudicar 2 adversários ao mesmo tempo.
Todos querem a safira, pois é a pedra preciosa de maior valor, mas atenção só há uma, e pode ser uma melhor aposta as outras gemas, já que esta vai ser muito concorrida. Contudo, pode ser que encontres um adversário que queira cooperar contigo nesta missão.
O jogo torna-se mais estratégico e interessante, com a distribuição inicial de 2 peças de caminho. Desta forma podemos sempre escolher, quais das duas peças em nosso poder, vamos jogar no nosso turno.
O Indigo está interessante, quem gosta de Puzzle Games, vai gostar deste jogo.
As expetativas que tínhamos para este jogo, confirmaram-se.
Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









9
Estratégia/Dificuldade









8
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









5
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









8
Preço/Vale o Dinheiro









9
Apreciação Global7,8

dreamwithboardgames
BoardGameGeekReiner Knizia
RavensburgerComprar o Jogo


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: