Conteúdo:
1 Tabuleiro de jogo, 1 saco, 40 Peças
numeradas (4 em cada um dos números de 1-10), 4 suportes, 1 Bloco com folhas Tempo (folha
de pontuação), 20 Pedras de Pausa.
Objetivo:
Pontuar “minutos” deitando peças,
uma de cada vez, para criar combinações de pontuação. Quem tiver mais minutos
no final do jogo, é declarado vencedor.
Puncionar (preparação)
Vira todas as peças com a face
para baixo e mistura-as todas numa área ao lado do tabuleiro. Tira uma peça e
posiciona-a com a face para cima no espaço “24/7” no tabuleiro do jogo. Remove,
aleatoriamente, 3 peças, sem espreitar e posiciona-as de lado com a face para
baixo. Estas peças não irão ser usadas neste jogo.
A pessoa cuja idade é a mais
próxima de 24 é o Jogador 1. Começando com o Jogador 1, tiras 6 peças (num jogo
com 2 jogadores) ou 5 peças (com 3 ou 4 jogadores) e posiciona as peças no teu
suporte, colocando o suporte de maneira a que os outros jogadores não consigam
ver as tuas peças. Posiciona as pedras de Intervalo ao lado do tabuleiro.
Escolhe um jogador para ser o Marcador do Tempo e dá-lhe a Carta Tempo.
Iniciar o Relógio (Modo de Jogar)
O Jogador 1 posiciona uma peça
com a face para cima em qualquer espaço adjacente (na horizontal, na vertical
ou na diagonal) à peça inicial e tira uma peça, com a face para baixo, para o seu suporte.
A peça posicionada forma uma
linha de peças, a qual pode ser na horizontal, na vertical ou na diagonal. Mais
peças podem ser adicionadas a esta linha. Contudo, a soma de todas as peças
adjacentes de uma linha nunca pode exceder 24.
Se pontuares uma soma
de 24, posiciona uma pedra de intervalo nos extremos dessa linha de peças
adjacentes.
Se num espaço o
posicionamento de uma peça provocasse que a soma das peças adjacentes excedesse
24, posiciona uma pedra de intervalo nesse espaço.
O jogo continua, primeiro com cada
jogador a posicionar uma peça adjacente a qualquer peça do tabuleiro e a seguir
a tirar uma nova peça para colocar no seu suporte. Isto é, quando posicionas
uma peça num espaço válido, pontuas os minutos (se for o caso) e tiras uma peça
do monte de peças e o jogo prossegue com o jogador à tua esquerda a efetuar o
seu turno.
Esqueci-me de tirar uma peça: se
te esqueceres de tirar uma peça, antes do próximo jogador tirar uma peça, tens
de esperar até ao final do teu próximo turno e a seguir tiras as peças
necessárias para reabastecer o teu suporte de peças.
Fazer Tempo (combinações de tempo)
Ganhas minutos quando completas
uma (ou mais) das combinações de pontuação que se seguem:
Combinação
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Pontuação
|
7 (soma de 7, todas as peças)
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20 Minutos
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Série de 3 peças
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30 Minutos
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24 (soma de 24, todas as peças)
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40 Minutos
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Série de 4 peças
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40 Minutos
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Conjunto de 3 (3 de um tipo)
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50 Minutos
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Série de 5 peças
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50 Minutos
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Conjunto de 4 (4 de um tipo)
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60 Minutos
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Série de 6 peças
|
60 Minutos
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Somas de 7 ou 24
Todas as peças adjacentes numa mesma linha (horizontal, vertical
ou diagonal) contam para as Somas de 7 ou 24.
Nota: Para pontuares um 7 tens de ter 2 ou mais peças numa
linha!
Séries e Conjuntos
A pontuação de peças em série OU
em conjuntos têm de estar adjacentes numa linha reta. Outras peças que não
pontuem podem estar nessa mesma linha, desde que a soma de toda a linha não
exceda 24. Para pontuar uma série, as peças devem estar de forma sequencial,
crescente ou decrescente.
Exemplo de
uma Série
|
Exemplo de
um Conjunto
|
Uma “Série” consiste
numa sequência ordenada de peças. Por exemplo: 4,5,6 é uma “Série de 3”.
Um “Conjunto” é uma
sequência de peças do mesmo valor. Por exemplo: 5,5,5 é um “Conjunto de 3”.
Duplicação de Tempo
Se uma peça que jogares cobrir
um espaço de Duplicação de Tempo “2x”, e fazes uma combinação de pontuação,
duplicas o valor dos teus minutos para essa combinação.
|
Tempo Extra (Mais Bónus)
Há duas possibilidades adicionais de pontuação para
jogadores audaciosos:
24/7 Bónus
Se fizeres uma soma de 24 numa
linha e a soma de 7 numa linha diferente, quando jogas a tua peça, pontuas 60
minutos bónus adicionalmente aos 20 minutos pelo 7 e aos 40 minutos pelo 24.
Soma de 24 em 7 Peças
Se fizeres um 24 deitando a
sétima peça numa linha, pontuas 60 minutos bónus para além dos 40 minutos por
fazeres o 24.
|
Fora de Tempo
Sempre que fizeres uma soma de
24, os espaços em cada extremo dessa linha de peças estão Fora de Tempo e não
podes usar no jogo. Posiciona uma pedra “Pausa” nesses espaços, como um
lembrete,
Se jogares uma peça num espaço
que provocaria que a soma das peças adjacentes excedesse 24, esse espaço é
também considerado Fora de Tempo e requer uma Pausa.
|
Puncionar o Relógio (Fim do Jogo)
Quando:
1.
Todos os jogadores tenham ficado sem peças; ou
2.
Não há mais espaços disponíveis no tabuleiro do
jogo; ou
3.
Não há mais movimentos legais,
O jogo termina. O Marcador de
Tempo conta os registos e encontra o tempo total (em minutos) ganhos por cada
jogador.
Happy Hour (Vencedor)
A pessoa com mais minutos ganha.
Se houver um empate e sobrarem peças, a pessoa com menos peças é o vencedor. Se
o empate prevalecer, joga outra vez!
Uma Hora e Meia (Jogo
de Equipa)
Os jogadores dividem-se em duas
equipas de dois. As regras do jogo são as mesmas, exceto que no teu turno,
podes mostrar uma peça das peças do teu suporte ao teu parceiro. A pontuação é
feita por equipas ao invés de individual.
Variações, Etc.
Congratulamo-nos com as tuas ideias para
variantes ao nosso jogo. Para mais exemplos
de como jogar o 24/7 the Game e fazer downloads de outros bons jogos que podes
jogar com o conteúdo desta caixa, vai a Sunriver Games Web site: www.sunrivergames.com e clica em 24/7
the Game.
Logo que soubemos do lançamento deste jogo,
não descansámos enquanto não conseguimos ter nas nossas mãos um exemplar do
jogo. Para além do jogo nos parecer interessante, o seu autor, Carey Grayson é
muito especial para nós. Foi um amigo que colaborou nos primeiros passos do
dreamwithboardgames, ajudou-nos a abrir algumas portas no mundo dos jogos de
tabuleiro, nomeadamente na concretização de uma das nossas grandes e principais
parcerias com a Eagle Games.
A caixa do jogo está q.b. É um pouco
enigmática sobre o que podemos encontrar dentro dela, mas é ao mesmo tempo
atrativa. Ao abrir a caixa deparamo-nos com uma grande quantidade de peças, que
se parecem com cartas, dado o seu formato e design. São peças de qualidade,
muito atrativas ao toque. É fácil de acomodar os componentes do jogo, apesar de
não haver divisórias dentro da caixa. As peças são guardadas dentro de um saco
de tecido, que é fornecido com o jogo. Esse saco até pode ser utilizado para
baralhar as peças, em vez de o fazermos em cima da mesa, como prevê as regras
do jogo.
O tabuleiro é simples, sem grandes
ilustrações, mas cumpre na perfeição com a sua função. Ao nível das
ilustrações, não há neste 24/7 um grande trabalho. Também achamos que não é
preciso mais do que existe para jogar o jogo.
São fornecidos 4 suportes de madeira, que
são muito úteis para colocar as peças de cada jogador. Este tipo de suporte
para este tipo de jogos é essencial.
As folhas de tempo para além de servirem
para registar a pontuação, também ajudam como um lembrete sobre as pontuações
que podemos fazer no jogo.
As regras são simples, muito fácies de
perceber. O que não significa que o jogo não tenha estratégia, porque isso é
algo que abonda neste 24/7.
Há que haver um bom planeamento da nossa
parte, assim como devemos estar muito atentos à estratégia dos adversários,
quando escolhemos uma peça para posicionar no tabuleiro, para evitar dar
“minutos” aos nossos oponentes. Estes podem aproveitar as nossas peças para
completar uma qualquer combinação de pontuação.
Por vezes pode ser uma boa opção gastar uma
das nossas peças para estragar a sequência de uma linha e assim a combinação
bónus de um dos nossos adversários.
Quem possa pensar que estar atento às peças
que vão sendo posicionadas no tabuleiro, com o objetivo de verificar se ainda
existem por posicionar algum tipo de peça, é uma forma de tentar controlar
alguma situação do jogo, engana-se. O autor para evitar esse expediente “de
contar as cartas”, inscreveu nas regras que antes de começar o jogo, 3 peças
são removidas do jogo. Isso complica a contagem e torna o jogo mais desafiante.
Não tendo grandes novidades ao nível da
mecânica e interação entre os jogadores, o jogo está interessante ao nível das
combinações que podem ser criadas. Tendo mais combinações do que no Zatre, jogo
onde este 24/7 tem algumas semelhanças e inspiração. Mas, ao contrário do
Zatre, este 24/7 é mais limitado na dimensão do seu tabuleiro. Por isso é mais
difícil recuperar de um mau começo do jogo.
Quem gosta do Zatre não deve perder a oportunidade
de experimentar o 24/7. Vai gostar com toda a certeza. Quem gosta de Mind Games
ligados à Matemática, vais gostar deste 24/7. Para quem a Matemática é um
fantasma, tem aqui uma oportunidade de provar como a Matemática pode ser
apreendida de uma forma lúdica.
Continuando com a comparação com o Zatre, o
24/7 está mais completo ao nível dos componentes, fornece pedras para encerrar
os quadrados a seguir a uma linha com a pontuação máxima (24). Pode parecer um
pormenor, mas é bastante útil. No Zatre tivemos de recorrer às peças do Risco
para encerrar os quadrados a seguir a uma pontuação máxima.
O 24/7 pode ser um exercício preparativo
para evoluir para o Zatre.
Não podemos deixar de dar um abraço especial e
os parabéns ao Carey Grayson por este jogo muito simpático, divertido e
educativo.
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