24/7 - Sunriver Games





Um jogo de Carey Grayson para 2 a 4 jogadores, a partir dos 8 anos, com a duração de 20 minutos.

Conteúdo:
1 Tabuleiro de jogo, 1 saco, 40 Peças numeradas (4 em cada um dos números de 1-10), 4 suportes, 1 Bloco com folhas Tempo (folha de pontuação), 20 Pedras de Pausa.

Objetivo:
Pontuar “minutos” deitando peças, uma de cada vez, para criar combinações de pontuação. Quem tiver mais minutos no final do jogo, é declarado vencedor.

Puncionar (preparação)
Vira todas as peças com a face para baixo e mistura-as todas numa área ao lado do tabuleiro. Tira uma peça e posiciona-a com a face para cima no espaço “24/7” no tabuleiro do jogo. Remove, aleatoriamente, 3 peças, sem espreitar e posiciona-as de lado com a face para baixo. Estas peças não irão ser usadas neste jogo.
A pessoa cuja idade é a mais próxima de 24 é o Jogador 1. Começando com o Jogador 1, tiras 6 peças (num jogo com 2 jogadores) ou 5 peças (com 3 ou 4 jogadores) e posiciona as peças no teu suporte, colocando o suporte de maneira a que os outros jogadores não consigam ver as tuas peças. Posiciona as pedras de Intervalo ao lado do tabuleiro. Escolhe um jogador para ser o Marcador do Tempo e dá-lhe a Carta Tempo.

Iniciar o Relógio (Modo de Jogar)
O Jogador 1 posiciona uma peça com a face para cima em qualquer espaço adjacente (na horizontal, na vertical ou na diagonal) à peça inicial e tira uma peça, com a face para baixo, para o seu suporte.
A peça posicionada forma uma linha de peças, a qual pode ser na horizontal, na vertical ou na diagonal. Mais peças podem ser adicionadas a esta linha. Contudo, a soma de todas as peças adjacentes de uma linha nunca pode exceder 24.
Se pontuares uma soma de 24, posiciona uma pedra de intervalo nos extremos dessa linha de peças adjacentes.
Se num espaço o posicionamento de uma peça provocasse que a soma das peças adjacentes excedesse 24, posiciona uma pedra de intervalo nesse espaço.
O jogo continua, primeiro com cada jogador a posicionar uma peça adjacente a qualquer peça do tabuleiro e a seguir a tirar uma nova peça para colocar no seu suporte. Isto é, quando posicionas uma peça num espaço válido, pontuas os minutos (se for o caso) e tiras uma peça do monte de peças e o jogo prossegue com o jogador à tua esquerda a efetuar o seu turno.
Esqueci-me de tirar uma peça: se te esqueceres de tirar uma peça, antes do próximo jogador tirar uma peça, tens de esperar até ao final do teu próximo turno e a seguir tiras as peças necessárias para reabastecer o teu suporte de peças.

Fazer Tempo (combinações de tempo)
Ganhas minutos quando completas uma (ou mais) das combinações de pontuação que se seguem:

Combinação
Pontuação
7 (soma de 7, todas as peças)
20 Minutos
Série de 3 peças
30 Minutos
24 (soma de 24, todas as peças)
40 Minutos
Série de 4 peças
40 Minutos
Conjunto de 3 (3 de um tipo)
50 Minutos
Série de 5 peças
50 Minutos
Conjunto de 4 (4 de um tipo)
60 Minutos
Série de 6 peças
60 Minutos



Somas de 7 ou 24
Todas as peças adjacentes numa mesma linha (horizontal, vertical ou diagonal) contam para as Somas de 7 ou 24.
Nota: Para pontuares um 7 tens de ter 2 ou mais peças numa linha!

Séries e Conjuntos
A pontuação de peças em série OU em conjuntos têm de estar adjacentes numa linha reta. Outras peças que não pontuem podem estar nessa mesma linha, desde que a soma de toda a linha não exceda 24. Para pontuar uma série, as peças devem estar de forma sequencial, crescente ou decrescente.


        Exemplo de uma Série
Exemplo de um Conjunto

Uma “Série” consiste numa sequência ordenada de peças. Por exemplo: 4,5,6 é uma “Série de 3”.
Um “Conjunto” é uma sequência de peças do mesmo valor. Por exemplo: 5,5,5 é um “Conjunto de 3”.

 
Duplicação de Tempo
Se uma peça que jogares cobrir um espaço de Duplicação de Tempo “2x”, e fazes uma combinação de pontuação, duplicas o valor dos teus minutos para essa combinação.



Tempo Extra (Mais Bónus)
Há duas possibilidades adicionais de pontuação para jogadores audaciosos:

24/7 Bónus
Se fizeres uma soma de 24 numa linha e a soma de 7 numa linha diferente, quando jogas a tua peça, pontuas 60 minutos bónus adicionalmente aos 20 minutos pelo 7 e aos 40 minutos pelo 24.

Soma de 24 em 7 Peças
Se fizeres um 24 deitando a sétima peça numa linha, pontuas 60 minutos bónus para além dos 40 minutos por fazeres o 24.


 Fora de Tempo
Sempre que fizeres uma soma de 24, os espaços em cada extremo dessa linha de peças estão Fora de Tempo e não podes usar no jogo. Posiciona uma pedra “Pausa” nesses espaços, como um lembrete,

Se jogares uma peça num espaço que provocaria que a soma das peças adjacentes excedesse 24, esse espaço é também considerado Fora de Tempo e requer uma Pausa.

Está atento às linhas de peças mais longas. Em qualquer altura durante o jogo, se vires um espaço por marcar que seja Fora de Tempo, anuncia-o e posiciona uma Pausa nesse espaço.


Puncionar o Relógio (Fim do Jogo)
Quando:
1.    Todos os jogadores tenham ficado sem peças; ou
2.    Não há mais espaços disponíveis no tabuleiro do jogo; ou
3.    Não há mais movimentos legais,
O jogo termina. O Marcador de Tempo conta os registos e encontra o tempo total (em minutos) ganhos por cada jogador.

Happy Hour (Vencedor)
A pessoa com mais minutos ganha. Se houver um empate e sobrarem peças, a pessoa com menos peças é o vencedor. Se o empate prevalecer, joga outra vez!

Uma Hora e Meia (Jogo de Equipa)
Os jogadores dividem-se em duas equipas de dois. As regras do jogo são as mesmas, exceto que no teu turno, podes mostrar uma peça das peças do teu suporte ao teu parceiro. A pontuação é feita por equipas ao invés de individual.

Variações, Etc.
 Congratulamo-nos com as tuas ideias para variantes ao nosso jogo.  Para mais exemplos de como jogar o 24/7 the Game e fazer downloads de outros bons jogos que podes jogar com o conteúdo desta caixa, vai a Sunriver Games Web site: www.sunrivergames.com e clica em 24/7 the Game.

Logo que soubemos do lançamento deste jogo, não descansámos enquanto não conseguimos ter nas nossas mãos um exemplar do jogo. Para além do jogo nos parecer interessante, o seu autor, Carey Grayson é muito especial para nós. Foi um amigo que colaborou nos primeiros passos do dreamwithboardgames, ajudou-nos a abrir algumas portas no mundo dos jogos de tabuleiro, nomeadamente na concretização de uma das nossas grandes e principais parcerias com a Eagle Games.
A caixa do jogo está q.b. É um pouco enigmática sobre o que podemos encontrar dentro dela, mas é ao mesmo tempo atrativa. Ao abrir a caixa deparamo-nos com uma grande quantidade de peças, que se parecem com cartas, dado o seu formato e design. São peças de qualidade, muito atrativas ao toque. É fácil de acomodar os componentes do jogo, apesar de não haver divisórias dentro da caixa. As peças são guardadas dentro de um saco de tecido, que é fornecido com o jogo. Esse saco até pode ser utilizado para baralhar as peças, em vez de o fazermos em cima da mesa, como prevê as regras do jogo.
O tabuleiro é simples, sem grandes ilustrações, mas cumpre na perfeição com a sua função. Ao nível das ilustrações, não há neste 24/7 um grande trabalho. Também achamos que não é preciso mais do que existe para jogar o jogo.
São fornecidos 4 suportes de madeira, que são muito úteis para colocar as peças de cada jogador. Este tipo de suporte para este tipo de jogos é essencial.
As folhas de tempo para além de servirem para registar a pontuação, também ajudam como um lembrete sobre as pontuações que podemos fazer no jogo.
As regras são simples, muito fácies de perceber. O que não significa que o jogo não tenha estratégia, porque isso é algo que abonda neste 24/7.
Há que haver um bom planeamento da nossa parte, assim como devemos estar muito atentos à estratégia dos adversários, quando escolhemos uma peça para posicionar no tabuleiro, para evitar dar “minutos” aos nossos oponentes. Estes podem aproveitar as nossas peças para completar uma qualquer combinação de pontuação.
Por vezes pode ser uma boa opção gastar uma das nossas peças para estragar a sequência de uma linha e assim a combinação bónus de um dos nossos adversários.
Quem possa pensar que estar atento às peças que vão sendo posicionadas no tabuleiro, com o objetivo de verificar se ainda existem por posicionar algum tipo de peça, é uma forma de tentar controlar alguma situação do jogo, engana-se. O autor para evitar esse expediente “de contar as cartas”, inscreveu nas regras que antes de começar o jogo, 3 peças são removidas do jogo. Isso complica a contagem e torna o jogo mais desafiante.
Não tendo grandes novidades ao nível da mecânica e interação entre os jogadores, o jogo está interessante ao nível das combinações que podem ser criadas. Tendo mais combinações do que no Zatre, jogo onde este 24/7 tem algumas semelhanças e inspiração. Mas, ao contrário do Zatre, este 24/7 é mais limitado na dimensão do seu tabuleiro. Por isso é mais difícil recuperar de um mau começo do jogo.
Quem gosta do Zatre não deve perder a oportunidade de experimentar o 24/7. Vai gostar com toda a certeza. Quem gosta de Mind Games ligados à Matemática, vais gostar deste 24/7. Para quem a Matemática é um fantasma, tem aqui uma oportunidade de provar como a Matemática pode ser apreendida de uma forma lúdica.
Continuando com a comparação com o Zatre, o 24/7 está mais completo ao nível dos componentes, fornece pedras para encerrar os quadrados a seguir a uma linha com a pontuação máxima (24). Pode parecer um pormenor, mas é bastante útil. No Zatre tivemos de recorrer às peças do Risco para encerrar os quadrados a seguir a uma pontuação máxima.
O 24/7 pode ser um exercício preparativo para evoluir para o Zatre.
Não podemos deixar de dar um abraço especial e os parabéns ao Carey Grayson por este jogo muito simpático, divertido e educativo.

Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









9
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









9
Apreciação Global7,8

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Paulo Santos
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Maria Constança Silva

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