Um jogo de Fraser Lamont e Gordon Lamont, para 2 a 5 jogadores, a partir dos 10 anos, com a duração de 45 minutos.
Em cada turno:
Os jogadores realizam o seu turno segundo a sua posição na corrida. E cada turno, o jogador efectua o seguinte:
Jogar Cartas:
- 1 ou mais cartas do mesmo valor para o cão da esquerda, direita e/ou travão.
- Um máximo de uma carta para cada posição (ou seja um máximo de 3 cartas no total)
Mover o Trenó
- A velocidade e a soma de ambos os cães menos o valor do travão.
- A derrapagem é a diferença entre os dois cães (segundo o cão mais forte).
- Se o Trenó está equilibrado (ambos os cães têm o mesmo valor), o jogador pode fazer movimento extra.
Movimento Extra
- Igual à posição do jogador na corrida.
- O jogador tem de realizar todo o movimento ou não fazê-lo em absoluto.
- O movimento extra é adicionado à velocidade do trenó e conta para os limites de segurança nas curvas.
Voltar a ter 5 na mão
- Se tens menos de 5 cartas na mão, tira Cartas do Baralho dos Cães até teres 5. Se tens mais, descarta até ficares com 5.
- As cartas de golpe contam como cartas na tua mão e não pode ser descartada.
Perigos
Exceder o limite de segurança numa curva
- Tira uma carta de golpe por cada ponto de velocidade acima do limite de segurança.
Continua com o movimento do trenó e com o resto do turno.
Chocar contra outro trenó
- O movimento e o turno do jogador terminam imediatamente.
- O jogador não reabastece a mão com cartas (mas deve descartar se tiver mais do que 5 em seu poder).
Chocar contra as laterais da pista
- O movimento do trenó termina de imediato.
- O jogador tira uma carta de golpe.
- o jogador segue com o passo 3 do seu turno (voltar a ter 5 cartas na mão).
Estamos perante um jogo de corridas, neste caso de trenós.
Quando abrimos a caixa do jogo assustamo-nos um pouco com a quantidade de material que encontramos. Nas regras os autores chamam atenção para isso, mas também nos dão algum descanso, afirmando que tudo tem o seu papel a desempenhar no jogo, daí a sua necessidade.
De referir que os componentes vêm muito bem acondicionados, algum deles dentro de sacos de plástico de grande dimensão.
O facto de não existirem dados para mover os trenós, tendo sido substituídos por cartas, já não é uma novidade. Contudo, a mecânica encontrada pelos autores para utilizar essas cartas no movimento do trenó, é uma novidade bastante interessante. Depois de começarmos a jogar, apercebemo-nos de como esta mecânica está bem concebida, conseguido mesmo trazer bastante realismo ao jogo. Não faltando as famosas derrapagens na neve.
O tabuleiro de controlo dos trenós está muito original e engraçado, ao mesmo tempo que é prático e fácil de compreender o seu manuseamento. Está original a forma encontrada para avançar o trenó, assim como a soma da velocidade de cada cão, subtraindo o valor de travagem do teu trenó. Sempre que os cães têm velocidade diferente o trenó derrapa para o lado do cão mais veloz.
Sem grandes apuros ao nível do design, o jogo está q.b., com um tabuleiro de jogo bastante modelavel, podendo-se construir muitas pistas e fazer grandes campeonatos.
Podes aumentar a dificuldade do jogo, optando pela existência de obstáculos nas pistas, colocando para o efeito as pequenas miniaturas de pinheiros muito engraçados.
É um jogo divertido, indicado para o período que estamos a atravessar, as férias.
As regras são simples e de fácil compreensão. Os trenós podiam ser mais interessantes.
O jogo requer uma boa estratégia na utilização das cartas no tabuleiro de controlo do trenó. Atenção ás curvas, a abordagem das curvas deve ser bem planeada, caso contrário podemos deitar tudo a perder.
De referir que os componentes vêm muito bem acondicionados, algum deles dentro de sacos de plástico de grande dimensão.
O facto de não existirem dados para mover os trenós, tendo sido substituídos por cartas, já não é uma novidade. Contudo, a mecânica encontrada pelos autores para utilizar essas cartas no movimento do trenó, é uma novidade bastante interessante. Depois de começarmos a jogar, apercebemo-nos de como esta mecânica está bem concebida, conseguido mesmo trazer bastante realismo ao jogo. Não faltando as famosas derrapagens na neve.
O tabuleiro de controlo dos trenós está muito original e engraçado, ao mesmo tempo que é prático e fácil de compreender o seu manuseamento. Está original a forma encontrada para avançar o trenó, assim como a soma da velocidade de cada cão, subtraindo o valor de travagem do teu trenó. Sempre que os cães têm velocidade diferente o trenó derrapa para o lado do cão mais veloz.
Sem grandes apuros ao nível do design, o jogo está q.b., com um tabuleiro de jogo bastante modelavel, podendo-se construir muitas pistas e fazer grandes campeonatos.
Podes aumentar a dificuldade do jogo, optando pela existência de obstáculos nas pistas, colocando para o efeito as pequenas miniaturas de pinheiros muito engraçados.
É um jogo divertido, indicado para o período que estamos a atravessar, as férias.
As regras são simples e de fácil compreensão. Os trenós podiam ser mais interessantes.
O jogo requer uma boa estratégia na utilização das cartas no tabuleiro de controlo do trenó. Atenção ás curvas, a abordagem das curvas deve ser bem planeada, caso contrário podemos deitar tudo a perder.
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