Michelangelo - Bucephalus Games

Um jogo de James Ernest e Mike Selinker para 2 a 5 jogadores, a partir dos , com 45 minutos de duração.

A carreira de Michelangelo foi atravancada com trabalhos inacabados, talvez por causa dos seus muitos assistentes estarem demasiados ocupados a coleccionar amigos e influência em vez de o ajudar no seu trabalho.
Neste jogo vais ser um desses assistentes, dividindo o teu tempo entre a oficina do Michelangelo e a política Italiana Renascentista. Vais ganhar dinheiro e poder ao ajudar o artista e através das relações com algumas das mais poderosas e influentes famílias do mundo.

Componentes:
1 Tabuleiro do jogo
12 Fichas em cada uma das 5 cores
10 Fichas brancas com o logo da família
10 Metade de ducats (pequenas moedas de ouro)
30 Ducats (moedas de ouro de tamanho grande)
2 Baralhos de 20 cartas
5 Cartas de Ajuda ao jogador

Turno do Jogador
O turno de um jogador tem três fases: Manhã, Tarde e Noite

Manhã:
Em cada manhã, tens de trabalhar.
Podes escolher em trabalhar na oficina do Michelangelo ou como um aprendiz numa das cinco famílias.

Tarde:
Podes alterar a Tabela Política ou podes comprar um Título de uma das cinco famílias.

Noite:
Michelangelo trabalha num projecto todas as noites: A tarefa que é atribuída através da família mais rica, que obtém uma ficha do Michelangelo. Se existirem várias missões dessa família, Michelangelo trabalha no projecto com o ranking mais elevado.

Quando um projecto tem um número de fichas igual ao seu ranking, ainda não está terminado. O Michelangelo tem de trabalhar nesse projecto uma vez mais, aplicando “um toque final” que completa o projecto. Quando isso acontece, o projecto está terminado e dá dinheiro e pontos aos jogadores que trabalharam nele.


Fim do Jogo
O jogo termina quando o baralho Projecto se esgota e a oficina tem apenas três projectos. Nesse momento, dá pontos a cada jogador por cada título que tenham.
Quando terminares a pontuação de todas as famílias, o trilho da pontuação irá reflectir a pontuação do jogo, e o jogador com mais pontos é o vencedor.

A caixa de pequena dimensões esconde no seu interior um jogo com muitos componentes. A caixa tem duas divisórias que são suficientes para acomodar todos os componentes do jogo.
As cartas e as fichas do jogo são de qualidade. As fichas fazem lembrar as fichas utilizadas no jogo de poker.
O Michelangelo é um jogo simples, sem erros nas regras do jogo como acontece no Toboggans of Doom. Contudo, trazem uma gafe, na descrição dos componentes ficaram esquecidas as fichas pretas do Michelangelo.
Um jogo que requer um planeamento cuidado, pois são vários os factores que determinam o valor das famílias.
Tens de fazer uma boa gestão das tabelas “Politicas” e “Aprendizagem profissional” juntamente com os projectos em desenvolvimento para conseguires obter a melhor pontuação para ti e para a família em que estás a apostar.
A mecânica encontrada pelos autores para actualizar os valores da tabela “Politicas” está original e interessante. A conjugação das cartas de arte e da tabela “Aprendizagem Profissional” para actualizar a tabela “Políticas”, além de criativa está muito bem conseguida, obrigando a um melhor planeamento estratégico por parte dos jogadores para conseguirem obter o resultado pretendido.
Não te podes esquecer de utilizar tudo isto para conseguires comprar as cartas das famílias, pois são um factor determinante para a vitória do jogo.
Está original e interessante, ver ao mesmo tempo no trilho da pontuação, fichas a marcar a nossa pontuação e a pontuação das famílias.
Atenção que só recebes ¼ da pontuação da família por cada carta que possuas dessa família. As cartas são tratadas como se fossem acções dessa família, cada uma vale 25% do valor da família. O grafismo das cartas é de qualidade, especialmente as ilustrações das obras de Michelangelo.
Um jogo bem conseguido, dinâmico já que consegue abordar o tema do mundo das artes de forma muito criativa e original. Além disso, os seus autores conseguiram tudo isto, acomodando todos os componentes numa caixa de pequenas dimensões, fácil de guardar em qualquer espaço lá de casa.


Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









7
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









6
Duração/Diversão









7
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









7
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









7
Apreciação Global7,1



dreamwithboardgames
BoardgameGeekBucephalus Games


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: