Imperial - Eggertspiele


Um jogo de Mac Gerdts para 2 a 6 jogadores, a partir dos 12 anos, com a duração de 102 minutos.

Europa na era do imperialismo. Investidores Internacionais esforçam-se por alcançar a maior influência na Europa. Com os seus títulos, eles controlam a política das seis nações imperiais: Austro - Húngaro, Itália, França, Grã-Bretanha, o Império Germânico e a Rússia. As nações erguem fábricas, constroem frotas, e incrementam exércitos. Os investidores observam como as suas nações se expandem, travam guerras, cobram taxas, e colectam rendimentos. Uma vez que as nações Europeias estão sob a duvidosa influência de diferentes investidores, novas alianças estratégicas e conflitos surgem entre elas mais e mais!
Cada jogador representa um investidor internacional. Só quem tiver êxito no aumento do seu capital e ganhar influência nas mais poderosas nações Europeias, irá ganhar a competição imperial.
O Imperial é um jogo de estratégia variada sem a sorte dos dados ou cartas. Dois até seis jogadores, a partir dos doze anos, assumem o papel de investidores imperiais. A duração do jogo é de aproximadamente duas a três horas.

Material do Jogo

• 1 Tabuleiro do Jogo
• 48 Exércitos em seis cores
(10 em amarelo/ 6 em vermelho; todos os outros, cada um tem 8)
• 48 Frotas em seis cores
(6 em amarelo; 10 em vermelho; todas as outras cada um tem 8)
• 60 Fichas de Impostos em 6 cores
(10 discos redondos de madeira por nação)
• 30 Fábricas (15 fábricas de armamentos castanhas e 15 estaleiros em azul claro)
• 18 Peças octogonais em seis cores
(para a rondel, tabela de impostos e trilho da contagem dos pontos)
• 1 Marcador de vez de jogar (peão de madeira)
• 48 Cartas de títulos em seis cores, denominadas daqui em diante como “títulos” (2, 4,6,9, 12, 16, 20, 25 mil)
• 6 Bandeiras
• 1 Carta de Investidor
• 1 Carta em branco (suplente)
• Notas do banco (50 x 1 mil. 40 x 2 mil., 30x 5 mil., 10x 10 mil.)
• 1 Livro de regras
• 1 Livro sobre as “Datas históricas das Seis Potências”.

Preparação do Jogo
1. Organização Geral (ver ilustração)
Peças do Jogo: As três peças octogonais do jogo de cada nação são posicionadas no tabuleiro do jogo: uma peça de cada uma no meio do rondel, no espaço mais baixo da tabela dos impostos (“2-5”) e no primeiro espaço da tabela de contagem da pontuação (“0”).
Fábricas: Cada nação começa com duas fábricas que são posicionadas dentro das divisões das cidades no tabuleiro do jogo: uma fábrica de armamento castanha na divisão castanha e um estaleiro azul claro nas divisões em azul claro.
As 18 fábricas que ainda não foram construídas são colocadas próximas do tabuleiro do jogo.
Títulos: Os 48 títulos são separados de acordo com suas nações em seis montes pela ordem crescente (o menor valor no topo). Cada monte é colocado próximo do tesouro da nação apropriada.
Banco: O dinheiro é separado e colocado próximo ao tabuleiro como sendo o banco.

2. Distribuindo os Títulos
O dinheiro inicial e as bandeiras, que são entregues aos jogadores, dependem do número de jogadores.

4 a 6 Jogadores:
Cada jogador recebe do banco, um montante inicial de dinheiro de 13 mil. (1 x 5 mil., 4 x 2 mil.). As 6 bandeiras são misturadas, com a face para baixo e distribuídas aos jogadores alternadamente; cada jogador recebe uma bandeira.

3 Jogadores:
Cada jogador recebe do banco um montante inicial de dinheiro de 26 mil. (2x 5 mil., 8 x 2 mil.). As bandeiras Austro-Húngaro, Itália e França são misturadas, com a face para baixo e distribuídas entre os jogadores alternadamente; cada jogador recebe uma bandeira. Depois disso, cada jogador recebe mais uma bandeira:
Grã-Bretanha para a Austro-Húngaro
Rússia para a Itália
Alemanha para a França

2 Jogadores:
Cada jogador recebe do banco, um montante inicial de dinheiro de 39 mil. (3 x 5 mil., 12 x 2 mil.). As bandeiras Austro-Húngaro e Itália são misturadas com a face para baixo e distribuídas entre os jogadores alternadamente; cada jogador recebe uma bandeira. Depois disso, cada jogador recebe mais duas bandeiras:
França e Império Germânico vão para o Austro-Húngaro.
Rússia e Grã-Bretanha para a Itália.

A distribuição inicial de títulos está indicada nas costas das bandeiras. Cada jogador recebe os Títulos mostrados na(s) costa(s) da(s) suas bandeira(s), tirados dos montes de títulos e paga o preço ao Tesouro dessa nação.

Cada jogador guarda a(s) bandeira(s) que acabou de receber; isto significa que ele deu a maior contribuição para a nação e por conseguinte forma esse governo.

Com quatro ou cinco jogadores, nem todas as bandeiras são distribuídas inicialmente. A(s) restante(s) bandeira(s) é/serão dada(s) neste caso ao jogador(es) que ganhou/ganharam o título de “4 milhões” dessa nação (uma vez que têm a maior taxa de crédito). Se nenhum título desta nação tenha circulado, a bandeira permanece no banco por enquanto.
Variante para jogadores experientes
Esta variante de distribuição de títulos aumenta as possibilidades estratégicas; por isso, é recomendada para jogadores experientes.

Cada jogador recebe do banco o seguinte dinheiro inicial:
• Com seis jogadores, 15 mil.
• Com cinco jogadores, 18 mil.
• Com quatro jogadores, 22 mil.
• Com três jogadores, 28 mil.
• Com dois jogadores, 40 mil.

Determinado à sorte, um dos jogadores é o primeiro a ter autorização para garantir um título à sua escolha ao Austro-Húngaro. Se ele decidir fazer isto, ele escolhe um título Austro-Húngaro do monte de títulos e paga o montante ao tesouro Austro-Húngaro, que está no tabuleiro do jogo. Depois dele, todos os outros jogadores, no sentido dos ponteiros do relógio, estão autorizados a garantir um título Austro-Húngaro, e nesse caso pagam os seus montantes ao tesouro Austro-húngara no tabuleiro do jogo.

Depois do Austro-Húngaro, os títulos são atribuídos à Itália. O jogador que estiver sentado à esquerda do jogador inicial é o primeiro a ter a permissão de escolher um título Italiano. Depois dele, todos os outros jogadores, no sentido dos ponteiros do relógio, têm permissão de garantir um título Italiano disponível (um por cada jogador).

A seguir os títulos são atribuídos um de cada vez, França, Grã-Bretanha, Império Germânico, e Rússia, seguindo a mesma mecânica. O preço do título escolhido deve ser pago ao tesouro respectivo.

Depois de cada jogador ter tido a oportunidade de garantir títulos para cada nação, o jogo pode começar.

Modo de Jogar

As seis Grandes Potências Imperiais (nações) operam no tabuleiro do jogo. Os jogadores são investidores que garantem títulos a estas nações. O jogador que tiver garantido o maior montante de crédito a uma nação controla o governo dessa nação e decide as acções no tabuleiro de jogo. Este jogador é referido como, em poucas palavras, “o governante da nação”.

Independentemente do número de jogadores, todas as seis Grandes Potências (nações) participam em todos os jogos.

Seleccionar um espaço no rondel
O movimento de uma nação consiste na escolha de um espaço no rondel. Na primeira vez de jogar de uma nação, a peça de jogo é posicionada em qualquer espaço do rondel. As vezes de jogar que se seguirem, são escolhidas no rondel movendo a peça de jogo no sentido dos ponteiros do relógio; não é permitido deixar a peça no mesmo espaço. A peça de jogo pode ser movida de um a três espaços para frente, sem qualquer custo; cada espaço adicional custa ao jogador que lidera o governo dessa nação 2 milhões, que são pagos ao banco. O movimento máximo no rondel é de seis espaços.

Objectivo do jogo/Final do Jogo
De acordo com o seu poder económico (fábricas) e a sua força militar (ocupação marítima e regiões terrestres ocupadas), as nações arrecadam pontos de poder no decorrer do jogo. Os pontos são adicionados no trilho de contagem da pontuação. Assim que uma nação tenha alcançado os 25 pontos de poder, o jogo termina.

Para saber os pontos de vitória dos jogadores, os juros dos títulos são multiplicados pelos factores no trilho de contagem da pontuação.

Exemplo: França tem 17 pontos de poder; no trilho de contagem da pontuação podemos ler o factor “3”. O título Francês de 12 mil gera um juro de 5 mil., resultando no seguinte valor:
5 mil. X 3 = 15 mil.
Os jogadores adicionam os valores de todos os seus títulos e, depois disso, adicionam todo o seu dinheiro. Cada milhão equivale a um ponto de vitória. O jogador com mais pontos de vitória, ganha o jogo.

Em caso de empate, o jogador que tiver a maior soma de crédito na nação com o maior número de pontos de poder, ganha. Se ainda prevalecer o empate, a soma dos créditos da nação com o segundo maior número de pontos de poder são comparados, e assim em diante.


O tamanho da caixa do jogo faz antever a existência de uma grande quantidade de material no seu interior. Assim é, temos muitos componentes que têm de ser acondicionados em sacos plásticos se quisermos tê-los devidamente arrumados, já que, infelizmente a caixa não tem qualquer divisão para acomodar os diferentes componentes. Contudo, todos os componentes são de qualidade, com destaque para as notas do banco, que para além de bem ilustradas, têm uma espessura que raramente se encontra em jogos de tabuleiro, o mesmo é dizer, que têm uma qualidade acima da média. Este jogo é rico em novidades muito originais.
Todas as 6 nações que fazem parte do jogo participam sempre no jogo, independentemente do número dos jogadores. Cada jogador pode controlar mais do que uma nação. Cada jogador assume o papel de um investidor internacional, que só através do aumento do seu capital e influência nas nações, poderá ter sucesso no final do jogo. Os jogadores além de controlar o seu dinheiro também gerem o tesouro de cada nação que controlam através de títulos.
Os jogadores como investidores garantem títulos às nações, aquele que tiver garantido o maior montante de crédito a uma nação controla o governo dessa nação e decide as acções que executa ao longo do jogo. Isto é, esse jogador passa a ser o governante dessa nação. Isto confere uma grande originalidade entre o tema e o objectivo do jogo. A forma como todo o jogo funciona para determinar o vencedor, além de interessante está muito original.
O trilho da pontuação de poder das nações tem um factor multiplicativo que é utilizado sobre o valor do juro de cada título do jogador. No final do jogo, os valores de todos os seus títulos somados ao seu dinheiro, são convertidos em pontos de vitória na razão de 1 ponto por cada milhão. Quem tiver mais pontos, é o vencedor. Mas os pontos de poder podem ser aumentados através de impostos. Esta acção permite para além de receber impostos, dinheiro muito útil para desenvolver o seu exército e a sua armada, é também uma forma de obter pontos de poder. A tabela de impostos, indica os pontos de poder ganhos em função dos impostos cobrados.
Toda esta interligação e dependência de vários factores fazem deste Imperial, um jogo muito estratégico com várias estratégias possíveis.
Para uma nação cobrar mais impostos deve posicionar peças de impostos, o que só acontece quando a acção é seleccionada e uma fábrica é construída.
Para além destes factores económicos, temos factores militares que condicionam toda a nossa estratégia.
A aposta numa nação tem de ter em atenção o seu poder militar para se poder combater os inimigos.
O modo de jogar o jogo através do Rondel está muito interessante, original e dá muito equilíbrio ao jogo, uma vez que consegue distribuir de forma equilibrada as várias acções possíveis pelas várias nações.
Um jogo sem qualquer dado ou cartas para dar acção a toda a mecânica do jogo. O que ainda valoriza mais o trabalho realizado pelo autor.
Apesar de estarmos perante um clássico, só agora tive oportunidade de obter um exemplar através da parceria com a Eggertspiele. Já há muito que tinha curiosidade em jogar este jogo. As expectativas eram elevadas e não foram defraudadas, antes pelo contrário.
Estamos perante um clássico com qualidade, sendo uma referência no mundo dos jogos de tabuleiro, pelo que não posso deixar de recomendar a sua aquisição, ou pelo menos recomendar que joguem este jogo. Vale mesmo a pena.

Tema/Objectivo









9
Mecânica/Regras









8
Componentes/Artwork









8
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









9
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









9
Preparação/Começar a jogar









8
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









10
Apreciação Global8,4


dreamwithboardgames
Mac GerdtsImperial 2030
EggerstspieleBoardGameGeek



Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: