Power Grid - 2F-Spiele

Um jogo de Friedemann Friese para 2 a 6 jogadores, a partir dos 12 anos, com a duração de 120 minutos.

Objectivo do Jogo
Cada jogador representa uma companhia, que possui centrais eléctricas e que tenta abastecer energia eléctrica às cidades. Durante o jogo, os jogadores licitam por centrais eléctricas e compram recursos para produzir electricidade. Os jogadores têm também que expandir as suas redes eléctricas para fornecer energia, a um maior número de cidades.

Conteúdo
-1 tabuleiro de jogo com o mapa, pontuação e mercado de recursos, em ambos os lados (Alemanha e Estados Unidos da América);
-132 casas de madeira,
-84 peças de madeira: 24 de carvão mineral (castanho), 24 de óleo (preto), 24 de lixo (amarelo) e 12 de urânio (vermelho);
-dinheiro (Elektro);
-5 cartas sumário;
-43 cartas de centrais eléctricas: 42 cartas de centrais eléctricas e uma carta “Step3”.
Cartas das Centrais Eletricas
O número no canto superior esquerdo é o número da central eléctrica. Este número determina também a licitação mínima, quando a central é leiloada.

O desenho no meio da carta mostra a central eléctrica, mas não tem qualquer significado para o jogo.
Os símbolos no canto inferior esquerdo e a cor da barra, mostram o recurso necessário à produção de electricidade. As barras a castanho: carvão; preto: óleo; castanho/preto: híbrido; amarelo: lixo; vermelho: urânio: verde: ecológico; azul: fusão. Na figura: barra amarela – central eléctrica de lixo.

A quantidade dos símbolos mostra quantas peças de recursos, a central eléctrica precisa para produzir electricidade.

O jogador nunca pode usar a central eléctrica com menos (ou mais) recursos que os necessários. Todas as centrais eléctricas podem armazenar duas vezes a quantidade de recursos que é necessária para a produção.

O número inscrito no símbolo da casa, indica o número de cidades que essa central eléctrica pode fornecer energia.




Centrais Eléctricas Especiais
Centrais Eléctricas Híbridas: Estas centrais eléctricas têm a barra de cor castanha/preta e têm os símbolos do carvão e do óleo. O proprietário dessa central eléctrica pode escolher em usar o carvão e/ou o óleo. O mais natural será, que os jogadores irão escolher o recurso mais barato.

Centrais Eléctricas Ecológicas e de Fusão
Estas centrais eléctricas não necessitam de qualquer recurso. Elas podem fornecer as cidades, até ao número inscrito dentro do símbolo da casa da carta.

Preparação do Jogo
Posiciona o tabuleiro de jogo no meio da mesa. O mapa está dividido em 6 áreas, cada uma delas tem 7 cidades. Cada jogador escolhe uma área. Isto faz com que, cada vez que se jogue o jogo, ele será diferente. A única exigência, é que todas as áreas seleccionadas têm de ser adjacentes. Durante o jogo, todos os jogadores podem jogar em todas as áreas seleccionadas.

Cada jogador recebe as casas de madeira de uma cor e 50 Elektro.

Tabela de Pontuação

Ordem de Jogar
Cada jogador coloca uma das suas casas no símbolo da “casa” na tabela de pontuação. Durante o jogo, essas casas são usadas para indicar o número de cidades conectadas por cada jogador na sua rede eléctrica. Cada jogador coloca uma segunda casa na ordem de jogar, para indicar qual é a sequência, segundo a qual, os jogadores irão jogar durante uma jogada.
No início do jogo, os jogadores tiram à sorte a ordem de jogar. Durante o jogo, a ordem dos jogadores é determinada pelas regras descritas na Fase 1.

Mercado de Recursos

Os espaços (assinalados de 1 a 16) ao fundo do tabuleiro representam o mercado de recursos.
No início do jogo, coloca as seguintes peças:

As restantes peças de recursos, são colocadas ao lado tabuleiro, formando uma provisão.
No início do jogo, o carvão mais barato custa 1 Elektro, o óleo mais barato custa 3, o lixo mais barato custa 7 e o urânio mais barato custa 14.
Durante o jogo, novas peças de carvão, óleo e lixo vão ser colocadas nos espaços de 1 a 8 (até ao máximo de 3 por espaço) e 1 peça de urânio (no máximo por espaço) entre os espaços de 1 a 16.

Mercado das Centrais Eléctricas

Os jogadores tiram as cartas das centrais eléctricas numeradas de 03 a 10 e colocam-nas ao lado do tabuleiro de jogo, em 2 filas horizontais. Estas centrais eléctricas fazem uma matriz de 2 x 4 cartas (o mercado das centrais eléctricas).
Na fila de cima, colocam-se as centrais eléctricas numeradas de 03 a 06, por ordem ascendente, da esquerda para a direita, começando com a mais barata. Temos então o mercado actual.
Na fila de baixo, colocam-se as centrais eléctricas numeradas de 07 a 10, por ordem ascendente, da esquerda para a direita. Temos agora o futuro mercado.
Quando os jogadores adicionarem novas centrais eléctricas ao mercado, os jogadores têm de reorganizar todas as centrais eléctricas do mercado, por ordem ascendente, com as 4 centrais eléctricas mais baratas no mercado actual.

Remove as cartas “Step3”, a central ecológica com o número 13, e as cartas sumário do baralho de cartas. Baralha as restantes cartas de centrais eléctricas, e coloca-as viradas para baixo, ao lado do tabuleiro de jogo, formando o baralho de cartas de provisão. Coloca a carta “Step3”, virada para baixo, debaixo do baralho e a carta da central eléctrica ecológica com o número 13, virada para baixo, no cimo do baralho. Distribui as cartas sumário pelos jogadores.

Modo de Jogar
O jogo tem várias jogadas. Cada jogada tem 5 fases. Cada jogador joga todas as suas acções (as que desejar), durante uma fase, antes de passar à fase seguinte. As 5 fases são:

1.Determinar a ordem dos jogadores;
2.Acções com centrais eléctricas: várias acções podem ter lugar, com cada jogador a poder comprar apenas uma central eléctrica no mercado actual;
3.Comprar recursos: Os jogadores podem comprar recursos para as suas centrais eléctricas no mercado de recursos;
4.Construir: Os jogadores expandem no mapa, as redes eléctricas das suas companhias, com o objectivo de fornecer electricidade às cidades;
5.Burocracia: Ganha dinheiro, coloca novas centrais eléctricas e coloca novos recursos.

> Fase 1: Determinar a Ordem dos Jogadores <
Durante esta fase, é determinada a ordem dos jogadores na jogada.
O jogado líder (o primeiro), é aquele com mais cidades conectadas na sua rede eléctrica (a casa que está em primeiro na tabela de pontuação), se dois ou mais jogadores estiverem empatados para o primeiro lugar, o jogador a ser considerado primeiro, é aquele com a maior central eléctrica (a central eléctrica com o maior número). A casa desse jogador deve ser colocada na primeira posição na ordem de jogar.
Determinar a ordem dos restantes jogadores, usando o mesmo mecanismo.
Não esquecer que no início do jogo, a ordem dos jogadores é determinada de forma aleatória.

> Fase 2: Acções com Centrais Eléctricas <
Nesta fase cada jogador pode comprar apenas uma central eléctrica.
O jogador líder começa esta fase (ver fase 1). Esse jogador pode escolher uma central eléctrica, do mercado actual e faz a licitação para a comprar. Não esquecer que o número da central eléctrica determina a licitação mínima permitida, mas o jogador pode começar com uma licitação maior.

Depois, os jogadores tiram imediatamente uma nova carta do baralho, para substituir a carta vendida, colocando-a no mercado. Reorganiza-se as centrais eléctricas, por ordem ascendente, as 4 mais baixas no mercado actual, as 4 mais altas no futuro mercado.

Durante o jogo, cada jogador só pode ter 3 centrais eléctricas em qualquer altura. Se o jogador comprar uma quarta central, tem de descartar uma das suas centrais eléctricas. O jogador pode mover os recursos da antiga central eléctrica para as restantes 3 centrais eléctricas, se forem do tipo adequado. Se não existir capacidade disponível ou não existir correspondência com as centrais eléctricas, os recursos são descartados.

O jogador que comprou a central eléctrica, não pode licitar numa outra acção na mesma jogada.
Se o jogador líder, ganhar a central eléctrica, o segundo jogador escolhe a próxima na sua vez.
Se outro jogador ganhar a central eléctrica, o jogador líder pode escolher uma outra central do mercado actual, para ser leiloada.
Se é a vez do jogador escolher a central eléctrica, mas ele não a quiser comprar, pode passar. Se o fizer, não pode licitar para outra central eléctrica, em acções seguintes, nessa jogada e, assim, não irá obter uma nova central eléctrica nessa jogada.

O último jogador, apenas necessita de pagar a licitação mínima, se escolher uma central eléctrica.
Excepção para a primeira jogada: Na primeira jogada, todos os jogadores têm de comprar uma central eléctrica. Devido ao sorteio da ordem dos jogadores no início do jogo, a ordem de jogar, têm de ser determinada, depois dos leilões das centrais eléctricas (fase 2). Como nessa altura, nenhum jogador tem cidades conectadas, a nova ordem dos jogadores é determinada apenas pelo tamanho das centrais eléctricas. O jogador líder, é aquele com o número mais alto da central eléctrica e a sua casa é colocada na primeira posição na ordem de jogar. Os outros jogadores, seguem a ordem numérica das suas centrais eléctricas.

> Fase 3: Comprar Recursos <
Nesta fase, os jogadores podem comprar recursos no mercado dos recursos, para colocar nas suas centrais eléctricas.

Importante: Esta fase joga-se pela ordem inversa dos jogadores. O último jogador é o primeiro a jogar.

Todas as centrais eléctricas, podem armazenar o dobro das quantidades de recursos necessários para a produção. Todas as centrais eléctricas, só podem armazenar o tipo de recurso que precisam para produzir. Cada jogador pode comprar recursos, até ao máximo permitido das suas centrais (o dobro das quantidades da produção).

Os jogadores compram os recursos que estão nos espaços do mercado de recursos. O número pintado nos espaços dos recursos, indica o preço a pagar por uma peça desse recurso. Naturalmente, os recursos mais baratos são os primeiros a serem comprados.
O dinheiro pago pelos os recursos vai para o banco.
Se um tipo de recurso se esgotar, já não irá estar disponível durante essa jogada, mais quantidades desse recurso.

> Fase 4: Construção <
Nesta fase, os jogadores constróem as suas redes eléctricas para ligar cidades no mapa.

Importante: Esta fase joga-se pela ordem inversa dos jogadores. O último jogador é o primeiro a jogar.

No início do jogo, nenhum jogador tem qualquer cidade. Cada jogador pode começar a sua rede eléctrica, escolhendo uma qualquer cidade (não pode ser uma já escolhida por outro jogador), dentro da área de jogo, colocando uma das suas casas no espaço com o número10, dessa cidade.
O jogador paga o custo da construção da cidade de partida, 10. Depois de escolher/conectar a cidade, o jogador move imediatamente a sua casa, na tabela de pontuação, o número de espaços apropriados, para indicar o número de cidades que o jogador tem conectadas. Durante o 1º nível do jogo, todas as cidades só podem ser conectadas, apenas por um jogador.

O jogador pode conectar uma das suas cidades, a uma outra qualquer cidade (se existir espaço nessa cidade para o jogador). O jogador paga o custo da ligação entre as duas cidades, conforme indicado no tabuleiro de jogo.
O jogador pode construir através de uma cidade, sem que se conecte (ligue) com ela, caso o jogador assim o queira ou se não existir nenhum espaço disponível nessa cidade para o jogador.
O jogador paga os seguintes custos de construção: 10 pela primeira ligação, 15 pela segunda ligação e 20 pela terceira ligação a uma mesma cidade. Depois disso, coloca uma das suas peças na nova cidade, no espaço apropriado, 10, 15 ou 20.

O jogador pode conectar a sua rede a qualquer cidade disponível.
No 1º nível do jogo, o jogador só pode ligar-se a cidades vazias (nenhum dos espaços da cidade está ocupado).
No 2º nível do jogo, o jogador pode ligar-se a cidades vazias e as cidades já conectadas por um outro jogador (apenas está ocupado o espaço 10 da cidade).
No 3º nível do jogo, o jogador pode ligar-se a cidades conectadas no máximo por dois outros jogadores (estão ocupados os espaços 10 e 15 da cidade, apenas está por ocupar o espaço 20).
Nos 2º e 3º níveis, o jogador só paga o custo de construção 10 para ligar-se a uma cidade vazia. O jogador nunca se pode ligar à mesma cidade duas vezes.

Os jogadores podem usar qualquer ligação entre cidades, e podem usar ligações através de cidades que estão momentaneamente indisponíveis, ou que os jogadores não se queiram ligar imediatamente a elas.
Quando o jogador se conecta a uma cidade, coloca a casa no espaço mais baixo (10,15 ou 20) por ocupar da cidade, e paga o custo de construção apropriado, mais o custo da ligação.
Quando a nova cidade é conectada a uma rede eléctrica do jogador, a tabela de pontuação é imediatamente actualizada, para que todos os jogadores possam ver quantas cidades cada um deles tem conectadas.
O jogador pode apenas expandir a sua rede eléctrica, não pode começar uma segunda rede no mapa.
O jogador tem sempre de pagar as ligações e os custos de construção.
O jogador numa jogada, pode ligar-se a um número indeterminado de novas cidades, desde que possa pagar a sua construção e os custos das ligações.
> Fase 5: Burocracia <
Nesta fase, os jogadores ganham dinheiro, colocam-se novos recursos no mercado de recursos, e remove-se uma central eléctrica do mercado de centrais eléctricas, substituindo-a por uma nova tirada do baralho de cartas.

Todos os jogadores usam as suas centrais eléctricas para produzir energia. Começando com o jogador líder, cada jogador observa quantas cidades tem conectadas e quantas dessas cidades, deseja fornecer electricidade. Dependo desse número, o jogador irá obter dinheiro, de acordo com a tabela de pagamentos (carta sumário). O jogador que não fornecer electricidade a qualquer cidade, recebe 10 Elektro (mínimo garantido). Por exemplo, o jogador que fornecer electricidade a 4 cidades, irá receber 54 Elektro.
Os jogadores colocam os recursos usados para a produção de electricidade, na provisão de recursos ao lado do tabuleiro de jogo.
Dependendo do número de jogadores, novos recursos são colocados no mercado de recursos (ver tabela) retirados da provisão.
A reposição de recursos em falta no mercado de recursos, começa no espaço mais alto (mais caro), seguindo depois por ordem decrescente, até ao máximo de 3 peças por recurso.
Nota: O Urânio tem de ser reabastecido, começando no espaço 16 e sempre só com uma peça, em cada um dos espaços. Se não existirem recursos suficientes na provisão para reabastecer o mercado, temos pena!

Colocar, virada para baixo, debaixo do baralho de cartas, a maior central eléctrica (número mais alto), do futuro mercado e retirar uma nova carta, do cimo do baralho de cartas, para a substituir. Reorganiza-se o mercado adequadamente (ver fase 2, isto mudará no 3º nível, ver os níveis do jogo). Por causa disto, as maiores/melhores centrais eléctricas são coleccionadas por debaixo da carta “Step 3” ficando disponíveis durante o 3º nível do jogo.
Agora a fase 5 e toda a jogada estão concluídas. Uma nova jogada começa com a fase 1.

Tabela


Os Níveis do Jogo
O jogo é constituído por 3 níveis.

> 1º Nível < O jogo começa no 1º nível, todas as cidades só podem ser conectadas por um só jogador. O custo de construção para a primeira ligação a uma cidade é de 10 Elektro.
Consultar a tabela para a mudança do fornecimento de novos recursos.

> 2º Nível < O 2º nível começa antes da fase 5, depois de um jogador ter conectado 7 cidades durante a fase 4 (construção).

Os seguintes procedimentos acontecem, uma vez entre a fase 4 (Construção) e a fase 5 (Burocracia): A central eléctrica mais pequena (menor número da carta) é removida do jogo e substituída por uma nova carta tirada do baralho de cartas.

A partir de agora, estamos no 2º nível, todas as cidades podem ser conectadas por dois jogadores. O preço da construção da segunda ligação a uma mesma cidade é de 15 Elektro.
Consultar a tabela para a mudança do fornecimento de novos recursos.

> 3º Nível <
Quando a carta “Step 3” é retirada do baralho de cartas, o 3º nível começa nas fases seguintes do jogo.

Existem as seguintes possibilidades:

1. Se a carta “Step 3” é retirada na fase 2 (Acções das Centrais Eléctricas), trata a carta como sendo a maior central eléctrica e coloca-a no fim do futuro mercado. Depois de terminada a fase 2, remove do jogo a central eléctrica mais pequena e a carta “Step 3” e não retires qualquer carta para as substituir! O 3º Nível começa na fase 3.

2. Se a carta “Step 3” é retirada na fase 4 (Construção) também por substituição da central eléctrica mais pequena, remove do jogo esta carta e a carta da mais pequena central eléctrica e não retires qualquer outra carta para as substituir. O 3º nível começa na fase 5.

3. Se a carta “Step 3” é retirada na fase 5 (Burocracia), remove do jogo esta carta e a carta da central eléctrica mais pequena e não retires qualquer outra carta para as substituir. O 3º Nível começa na fase 1 da próxima jogada.

Durante o 3º nível, só existem 6 cartas de centrais eléctricas no mercado. Nas jogadas seguintes, todas essas centrais eléctricas estão no mercado actual e podem ser compradas (não existe mercado futuro no 3º nível).
Baralha as cartas do baralho com as centrais eléctricas que ainda restam (centrais eléctricas que foram colocadas debaixo do baralho, durante os 1º e 2º níveis do jogo), e coloca-as, viradas para baixo, ao lado do tabuleiro do jogo.

No 3º nível, todas as cidades podem ser conectadas por três jogadores. O preço da construção da terceira ligação à mesma cidade é de 20 Elektro.
Consultar a tabela para a mudança do fornecimento de novos recursos.

A partir de agora, as seguintes alterações ocorrem na fase 5:
 Remove do jogo a central eléctrica mais pequena e retira uma carta de substituição do baralho de cartas;
 Durante as últimas jogadas do jogo, é possível que as cartas do baralho se esgotem. O jogo continua e em cada fase 5, a central eléctrica mais pequena é removida do jogo.

O jogo termina depois da fase 4, quando um jogador (o primeiro) conectar o mínimo de 17 cidades.

Vencedor do Jogo
O vencedor é o jogador que conseguir fornecer electricidade ao maior número de cidades com a sua rede eléctrica. Se existir um empate, o jogador com mais dinheiro disponível é o vencedor. Se ainda prevalecer um empate, o jogador com mais cidades na sua rede eléctrica é o vencedor.

Na primeira jogada, todos os jogadores têm de comprar uma central eléctrica. Devido ao sorteio da ordem dos jogadores no início do jogo, a ordem de jogar, têm de ser determinada, depois dos leilões das centrais eléctricas (fase 2). Como nessa altura, nenhum jogador tem cidades conectadas, a nova ordem dos jogadores é determinada apenas pelo tamanho das centrais eléctricas. O jogador líder, é aquele com o número mais alto da central eléctrica e a sua casa é colocada na primeira posição na ordem de jogar. Os outros jogadores, seguem a ordem numérica das suas centrais eléctricas.
Se, em jogadas mais tarde, nenhuma central eléctrica for vendida numa jogada, remove-se do jogo, a carta da central eléctrica com número mais baixo, e substitui-se por outra, retirada do baralho da provisão. Reorganiza-se o mercado de acordo com as regras.
Em qualquer altura do jogo, o jogador pode reorganizar os seus recursos, entre as suas centrais eléctricas. A única exigência, é que a central eléctrica tem de ser capaz de usar, os recursos que lhe sejam colocados (por exemplo, o jogador pode tirar carvão armazenado na sua central eléctrica híbrida para armazená-lo na sua central eléctrica a carvão) e o número não pode exceder o máximo permitido em cada uma delas.
Se, em qualquer altura do jogo, existir uma central eléctrica no mercado actual com o número igual ou inferior ao número de cidades do jogador líder, ela é imediatamente removida do jogo. Retira-se uma nova carta do baralho de cartas e adiciona-se ao mercado de centrais eléctricas.
Os jogadores não precisam de escolher as suas cidades de partida, na primeira jogada. Podem começar as suas redes eléctricas em qualquer jogada para influenciar a sua posição na ordem de jogar.
Se o jogador só poder fornecer (ou escolhe em fornecer) menos cidades, que aquelas que tem conectadas, recebe apenas pelas cidades que forneceu. Se o jogador produzir mais electricidade, o supérfluo é desperdiçado. Todos os jogadores podem escolher, quais as centrais eléctricas que usam, e não são obrigados a fornecer a todas as suas cidades, mesmo que isso seja possível.
Os “Níveis” existem durante todo o jogo, em alturas diferentes, enquanto as “fases”, existem durante uma jogada e são 5.
Por vezes, o vencedor é outro jogador, que não aquele com 17 ou mais cidades conectadas, porque no final do jogo não consegue fornecer electricidade a todas as suas cidades.
O Power Grid é um jogo de qualidade, muito bem estruturado, em que sobressai o mecanismo que estabelece os preços do mercado.



Vídeo sobre o Jogo


Prémios atribuídos:

2008 Lucca Games Best of Show (Italy), Winner, Best Board Game
2008 Lucca Games Best of Show (Italy), Side Award Best Game Mechanic
2007 Gra Roku Winner.
2005 Spiel des Jahres Recommendation.
2004 Meeples' Choice Award Winner.
2004 Tric Trac d'Argent Winner.


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns por mais um excelente artigo e obrigado pelas regras do jogo.

b52

Unknown disse...

O jogo é mt fixe!
Obrigado pela regras em Português.

dreamwithboardgames disse...

Espero que as regras em Português vos ajude a jogar mais facilmente o jogo.

Abraço