Sequence - Goliath



Um jogo de Doug Reuter com a duração de 20 a 30 minutos.

Neste tempo de pandemia, os jogos de tabuleiro são um bom passatempo para desanuviar a cabeça, para não estarmos sempre a pensar no que pode vir a ser o dia amanhã. Quando vamos ter uma vacina, se vem aí uma segunda vaga, etc.. Uma coisa é certa, podemos ter todos os cuidados de higiene, mas se não cumprirmos com a distância social, deitamos tudo a perder. A realidade atual do nosso país arrogou o velho lema do futebol: depressa se passa de bestiais a bestas.
Depois do “fica em casa!”, o lema deverá ser: “fica distante!
O estar em casa com a família a jogar um jogo de tabuleiro, será o melhor remédio ou vacina que podemos ter disponível neste momento. Dai que escolhi um jogo simples que pode ser jogado por todos os membros da família, principalmente os mais novos: SEQUENCE da Goliath.
As regras do jogo são muito simples, são fáceis de perceber. O único pequeno problema que as regras têm, são algumas gaffes na tradução para Português, que facilmente se esclarecem com a leitura das regras em Inglês. O jogo utiliza os normais baralhos de cartas, neste caso são 2, o mesmo é dizer, que temos 104 cartas. O objetivo é fazer, como o nome do jogo indica, sequências de 5 fichas da mesma cor, no tabuleiro de jogo. Estas podem ser na horizontal, na vertical ou na diagonal. O jogo pode se jogado individualmente ou por equipas. Em ambos os casos o jogo é dinâmico e divertido.
Ao nível da ilustração, o jogo é q.b., cumpre bem com a sua função. Os materiais utilizados nos vários componentes do jogo são razoáveis. O nível de estratégia e dificuldade é q.b.
Temos de ter a noção que estamos perante um jogo tipicamente familiar, lembrando os velhos tempos dos jogos da Majora dos anos 60/80. O SEQUENCE pretende acima de tudo criar um ambiente de diversão familiar, em que todos podem participar, incluindo os mais novos, mesmo aqueles que não tenham 7 anos (idade indicada pelo fabricante).
O mecanismo do jogo é muito simples, ao jogarmos uma carta temos a possibilidade de colocar uma ficha da nossa cor, no tabuleiro de jogo, num espaço livre idêntico à carta, com a exceção dos valentes que permitem tirar uma ficha do tabuleiro, de um dos outros jogadores ou colocar a tua ficha em qualquer espaço vazio do tabuleiro, assim o valente esteja de perfil (um olho) ou de frente (dois olhos) desenhado na carta.
Não se esqueçam que os espaços jokers nos quatro cantos do tabuleiro, operam como sendo uma ficha de qualquer cor, pelo que se fizeres uma sequência a partir deles, só precisas de posicionar mais quatro fichas para finalizar uma sequência.
O preço do SEQUENCE original (caixa de cartão) fica por pouco mais de 20 euros, depende da loja onde comprarem, pelo que vale bem o investimento, porque a diversão em família está garantida.


Tema/Objectivo









7
Mecânica/Regras









6
Componentes/Artwork









5
Jogabilidade/Interacção









7
Estratégia/Dificuldade









6
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









5
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









6
Preço/Vale o Dinheiro









9
Apreciação Global6,9

dreamwithboardgames
Doug ReuterGoliath
Comprar o JogoBoardGameGeek


Paulo Santos
Paulo Santos

Sem comentários: