Um jogo de Tucker Smedes para 3 a 6 jogadores com a duração 45 minutos
a partir dos 8 anos.
Já faz semanas ou meses, desde que alguém tenha ouvido falar da Dread
Captain ou da sua tripulação. Sem ela a manter o resto dos piratas sob
controlo, o “The Dread Sea” está a cair no caos e na loucura! Há rumores de que
ela navegou para o Passo da Serpente em busca de tesouros, mas nunca regressou.
Ninguém sabe o que aconteceu. Eles tinham a bandeira... O barco que voa é capaz
de comandar o resto dos piratas! Vais atrás dele? Serás o único a regressar com
a bandeira do pirata?
Na caixa
6 Navios de pirata em formato exclusivo e coloridos
8 Cartas originais de dupla face de Capitão
6 Cartas de Cor e de Referência
48 Cartas exclusivos de Ação
1 Bandeira preta de plástico
2 Dados de seis lados
1 Tabuleiro de jogo
1 Livro de regras
Objetivo
O Pirate’s Flag é um jogo de cartas, lançamento de dados e aventura da
captura da bandeira!
Os jogadores lutam através do Serpent’s Pass tentando ser o primeiro
jogador a fugir de volta ao “The Dread Sea” com a Bandeira de Pirata. O jogador
que tirar a bandeira do tabuleiro no “The Dread Sea” é o vencedor!
Configuração do Jogo
Deixe que cada jogador escolha um Capitão Pirata (ou dá-los
aleatoriamente) e escolha um barco para navegar! Tira a Carta da Cor que
coincide com a cor do barco.
Cada Capitão tem uma habilidade única no pergaminho que pode ser usada
a qualquer momento. Os Capitães são de conhecimento público e não conta para as
cartas na mão. Depois de usar a habilidade do teu Capitão, vira-a para o lado
pleno da arte.
Baralha as cartas de ação para um monte central de biscar. Os jogadores
não começam com cartas na mão.
Iniciar o jogo
Para determinar qual jogador que começa a jogar, cada jogador jogará
ambos os dados. O maior lançamento é o vencedor! Após o primeiro jogador se
mover, continua no sentido horário (para a esquerda). No início do jogo, os
turnos serão gastos lançando dados e movimentando os barcos para coletar cartas
das docas e dos Postos Comercial. Assim que um jogador tenha a bandeira, o foco
muda de coletar suprimentos para ir à guerra!
Movimento
Para se mover, cada jogador jogará dois dados e moverá o seu barco por
vários espaços; até que qualquer jogador chegue à bandeira. Assim que a
bandeira tenha sido capturada, todos os jogadores irão apenas lançar um dado no
movimento para o que resta do jogo.
Deves-te mover pelo número total de espaços que obténs dos dados numa
direção (se um ou dois dados estiverem sido lançados); no entanto, podes
escolher a direção que desejas fazer o teu movimento.
Há quatro momentos em que um jogador pode escolher parar o movimento
antecipadamente:
1.Quando pegas na bandeira em alto mar. Se pegares na bandeira em alto
mar, podes continuar o teu movimento em qualquer direção a partir do lugar onde
pegaste na bandeira.
2.Quando chegas a um dos extremos do tabuleiro. Se chegares a um dos
dois extremos a meio do movimento, continua o resto do teu movimento de volta
na direção oposta.
3.Quando parares para lutar contra outro jogador pela bandeira (ver
“Batalhas”).
4.Quando visitas um Posto Comercial (ver: “Posto Comercial”).
Quando um jogador chega à bandeira, ele pega nela e coloca-a na parte
de trás do barco.
Apenas um jogador deve chegar ao barco do Dread Captain para obter a
bandeira.
Batalhas
Podes parar o teu movimento se chegares ao mesmo espaço com um jogador
carregando a bandeira. Se fizeres isso, podes iniciar uma batalha!
Batalhas são 1 vs 1 lançamento de dado, o maior número vence. Se houver
um empate, relanças o dado até que haja um vencedor. Cartas e habilidades de
Capitão podem ser usadas em batalhas, assim como podem ser usadas durante o
movimento.
Se o jogador atacante for bem-sucedido em vencer a batalha, ele captura
a bandeira e lança novamente para tentar escapar!
Se o jogador defensor vencer, ele manterá a bandeira e o movimento do
jogador atacante terminará.
Se iniciares o teu turno no mesmo espaço com um jogador com a bandeira,
podes iniciar uma batalha. Iniciar uma batalha ocorre do teu lançamento de
movimento. Se ganhares a batalha, podes lançar novamente para escapar. Se
perderes a batalha, o teu movimento terminou.
Se uma carta permitir que te movas num número de espaços em direção à
bandeira, podes escolher parar e lutar no teu turno, como um movimento.
Quando tivemos conhecimento de que o Pirate Flag iria ter uma campanha
de lançamento no Kickstarter, procurámos obter toda a informação sobre ele. Como
fãs de jogos como o Pirate’s Cove e Jamaica, qualquer jogo que aborde este
tema, faz disparar o nosso alarme… Á medida que fomos conhecendo o projeto,
ficámos com a convicção que teríamos de apoiar a sua produção. Foi a segunda
vez que o dreamwithboardgames se aventurou no Kickstarter. Tal como na primeira
aventura, tudo correu bem e o exemplar do jogo chegou às nossas mãos.
Quando rececionámos o jogo, o primeiro impacto que tivemos foi o
tamanho da caixa. Estávamos à espera de algo maior. Contudo, todos os
componentes do jogo têm espaços individualizados para serem guardados. A
pequena dimensão da caixa só é possível, uma vez que o tabuleiro do jogo é
dobrado em várias partes até formar um pequeno quadrado. A caixa do jogo está
apelativa e transmite bem o que vamos encontrar dentro dela. É certo que o
título do jogo é bastante sugestivo.
Uma das razões que fez o dreamwithboardgames entrar na campanha do Kickstarter,
foi a existência de algumas semelhanças com o Jamaica, ao nível do ambiente do
jogo. No entanto, o Jamaica está melhor do que o Pirate Flag. Isso não
significa que este jogo não esteja a um bom nível no capítulo dos grafismos e ilustrações.
Talvez o tabuleiro do jogo poderia ter sido mais trabalhado a este nível,
porque as cartas estão muito interessantes. As cartas dos Capitães dão a ilusão
ótica de serem tridimensionais.
Os barcos são de plásticos de boa qualidade e o seu design está q.b.
Apesar de algumas semelhanças com os barcos do Pirate’s Cove, estão um pouco a
baixo destes, neste capítulo.
Em suma, os materiais escolhidos para o jogo são de qualidade.
O Pirate Flag, é um jogo em que as cartas desempenham o papel
primordial em toda a mecânica e interação do jogo. Apesar da existência de
dados, são as cartas que provocam grande parte de toda ação. Está bastante
interessante, o facto de ser possível jogar cartas nos turnos dos outros
jogadores. Todos os jogadores podem fazer isso ao mesmo tempo. É certo que a
regra só permite que cada jogador possa jogar uma carta durante um turno,
independentemente seja o seu ou o turno de outro jogador. No entanto há cartas
que permitem quebrar esta regra, o que torna qualquer turno, num típico jogo de
cartas, aumentando o interesse e interação do jogo, ao mesmo tempo que o torna
mais divertido. No entanto, aumenta o grau de dificuldade em alcançar o
objetivo de vitória. É isso que faz a diferença deste Pirate Flag.
A interação que foi criada para as cartas, foi muito bem concebida,
dando a magia necessária para criar o ambiente correto ao tema onde o jogo se
desenrola. Além disso achamos que houve um cuidado na sua elaboração para dar
um equilíbrio nas ações do jogo, evitando dar vantagens isoladas que podiam
desvirtuar as possibilidades de vitória de cada jogador.
As regras do jogo são fáceis de perceber e estão muito bem explicadas e
esquematizadas no seu livro de regras.
Apesar de ser um jogo de cartas, iniciamos o jogo sem qualquer carta.
Temos de avançar no tabuleiro para obtê-las nas Docas. Também podemos trocá-las
nos Portos Comerciais. Esta funcionalidade dá oportunidade de melhorar a mão de
5 cartas que podemos ter em nossa posse, corrigindo desta forma algum azar
aleatório que pode ocorrer quando se biscam cartas de um baralho. O mesmo é
dizer que podemos satisfazer a nossa estratégia com as cartas mais adequadas. O
primeiro jogador a conseguir obter a bandeira preta, fica com a possibilidade
de ter seis cartas na mão para o que resta do jogo. Esta benesse só ele pode
ter. Por isso pode ser útil incluir na nossa estratégia ser o primeiro a
conquistar a bandeira preta, porque ao ter mais cartas na mão possibilita ter
mais cartas que nos podem defender dos ataques dos nossos adversários. Não se
esqueçam que há cartas que anulam as ações dos adversários nas várias situações
de jogo. Por vezes pode ser importante andarmos para trás para passarmos mais
uma vez pelas Docas e/ou Postos Comerciais para melhorar as nossas cartas, a
cada momento do jogo.
Iniciamos o jogo com dois dados, mas após a conquista da bandeira preta
por um jogador, o jogo passa a utilizar apenas um dado. Esta opção está interessante,
porque dá mais emoção ao jogo, já que aumenta as oportunidades dos jogadores tentarem
roubar a bandeira, uma vez que a tarefa de fugir com a bandeira é agora mais
difícil só com um dado.
Quem gosta do Jamaica também vai gostar do Pirate Flag. Quem gosta
deste tema nos jogos de tabuleiro também deve experimentar este jogo. O Pirate
Flag, é um jogo onde o divertimento está garantido. No entanto, é preciso estar
sempre de olhos abertos a tudo o que se passa em redor, porque todos os
jogadores podem intervir a qualquer momento, mesmo quando pensamos que não o
iriam fazer… nada neste jogo se pode dar por garantido até conseguirmos
atravessar a linha da vitória.
O Pirate Flag foi uma boa aposta, estamos satisfeitos por ter
participado na campanha da sua produção.
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Maria Constança | |
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