Um jogo de Johannes Berger e Julien Gupta para 4 jogadores,
a partir dos 6 anos, com a duração de 20 minutos.
Objetivo do Jogo
O teu objetivo é obter o
maior número de pontos, organizando os teus nove dados. Organiza-os num
quadrado com o dado branco joker ao centro, formando assim linhas e colunas com
o maior número de triplas e sequências, possíveis.
Desafio extraordinário:
Todos os jogadores jogam simultaneamente! Tenta ser rápido e estar atento aos
teus companheiros de jogo e conseguirás obter o maior número de pontos, para
ganhares o jogo, após as seis rondas.
Componentes do Jogo
18 Dados azuis
18 Dados vermelhos
4 Dados brancos Joker
4 Peças de cobertura
6 Contadores de rondas
do jogo
1 Tabuleiro das rondas
de jogo
1 Tabuleiro de pontuação
91 Fichas de pontuação
1 Saco (para armazenar
os componentes do jogo)
1 Livro das regras
Preparação do Jogo
No tabuleiro da
pontuação, separa as fichas de pontuação de acordo com o valor.
Posiciona os contadores
das rondas de jogo, com o lado do número para cima, no algarismo correspondente
do tabuleiro das rondas de jogo.
Posiciona 2 dados azuis
e 2 vermelhos no centro da área de jogo.
Dá a cada jogador uma
peça de cobertura, 4 dados vermelhos, 4 azuis e 1 branco joker.
Coloca de regresso à
caixa do jogo quaisquer componentes não usados.
O jogador mais velho é o
jogador inicial.
Modo de Jogar
O Cubo é jogado em 6
rondas de jogo.
Cada ronda de jogo
processa-se como se segue:
O jogador inicial vira o
contador de ronda de jogo referente a essa ronda e a seguir lança os 4 dados,
que estão ao centro; os dados permanecem aí, numa zona de fácil acesso a todos
os jogadores.
De seguida, todos os jogadores pegam nos seus
9 dados para a sua mão e esperam pela ordem de comando do jogador inicial.
Assim que o jogador inicial gritar “Cubo”, todos os jogadores começam a lançar
os seus dados.
Depois de lançarem os
seus dados, cada jogador examina o resultado dos seus dados e tem de decidir o
seguinte:
Organizar os dados para
formar um Cubo
Ou
Relançar todos os seus
dados
Fim de uma ronda de jogo
Depois de todos os
jogadores exceto um tenha tirado um dado do centro, os jogadores que tenham
completado o seu Cubo começam a contar em alta voz e de forma decrescente
“6-5-4-3-2-1-Cubo”.
O último jogador só tem
este tempo limitado para organizar o seu Cubo e colocar a sua peça de cobertura
em cima. Se o fizer, pode tirar um dos restantes dados do centro, se não, não
tira um dado e não irá pontuar qualquer ponto nessa ronda.
Pontuação
No final de cada ronda
de jogo, todos os jogadores calculam os seus pontos, começando pelo jogador
inicial.
Quando é o seu turno, o
jogador remove a peça de cobertura do seu Cubo e pode agora trocar qualquer
dado colorido, exceto o dado joker, do seu Cubo pelo dado que tirou do centro.
O dado trocado/não
trocado não é colocado de regresso ao centro.
Cada jogador ganha
pontos por todas as linhas do seu Cubo que contenham Sequências ou Triplas.
Fim do Jogo e vencedor
O jogo termina depois da
sexta ronda de jogo. O jogador com mais pontos é o vencedor. É possível
existirem empates.
O Cubo era um dos jogos
que faziam parte de uma lista de jogos que pretendíamos obter. Quando tivemos
conhecimento do seu lançamento, ficámos com uma curiosidade miudinha de o
jogar. Foi uma atração à primeira vista, uma vez que ficámos bem impressionados
com a ideia original que estava subjacente à mecânica do jogo.
Não foi nada fácil obter
um exemplar do Cubo. Mas como não somos de desistir quando desejamos uma coisa,
conseguimos através da nossa parceria com “Jogamos Outra?” obter um exemplar do
jogo.
A caixa do jogo tem um
formato de acordo com o título do jogo. A sua ilustração está q.b. Já o seu
interior poderia trazer umas divisórias para acomodar individualmente os vários
componentes do jogo.
Todos os componentes do
jogo, com a exceção dos dados, são em cartão e têm uma espessura adequada à sua
funcionalidade, sendo de boa qualidade ou não estivéssemos perante uma produção
da Queen Games.
As regras do jogo são
fáceis de apreender e estão muito bem explicadas e muito bem ilustradas através
de exemplos.
O Cubo é um jogo que
requer cálculo matemático mental rápido e capacidade de tomar decisões rápidas.
Todos os jogadores jogam em simultâneo e temos de ser expeditos se quisermos
aproveitar um dos dados disponíveis que estão expostos ao centro da área de
jogo.
O Cubo é um excelente jogo
para praticar o nosso cálculo mental, poderia ser utilizado numa aula de matemática,
para ajudar muitos jovens a perceber na prática, a importância da matemática e
do cálculo mental. Aqui não podemos utilizar máquina de calcular e temos de ser
rápidos se queremos ganhar o jogo.
Para quem gosta de jogar
poker de dados ou quem gosta de jogos com dados, vai gostar deste Cubo.
O Cubo é um bom exemplo
de como um jogo com regras simples, originais e criativas, podem criar um jogo
interessante para relaxar com os amigos e família.
Tínhamos criado muitas
expetativas em relação ao Cubo e depois de o jogar, não nos sentimos gorados.
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Maria Constança Silva | |
1 comentário:
Obrigado por compartilhar. Não conhecia este jogo.
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