Vegas - Alea


Um jogo de Rüdiger Dorn para 2 a 5 jogadores, a partir dos 8 anos, com a duração de 30 minutos.


IDEIA DO JOGOO
Os jogadores jogam com a assunção dos riscos dos jogadores que tentam a sua sorte no mundo chamativo de Las Vegas. Seis casinos podem ser visitados, cada um, apresenta um número diferente e cada um, tem um montante de dinheiro diferente disponível para ser ganho. Ronda após ronda, as mesmas perguntas são feitas: Onde devo colocar grande parte dos meus dados, a fim de obter aí uma maioria? Onde vão os meus adversários colocar os seus dados? E onde posso arrebatar uma boa soma de um competidor e enrolá-la nos meus próprios bolsos?
Mas cuidado, esse tipo de batalha sobre os dólares de maior valor tem corrido mal, mais do que uma vez - deixando alguém a rir no final! O vencedor é o jogador com mais dinheiro depois de quatro rondas.
COMPONENTES DO JOGO
40 Dados (8 em cada cor de jogador);
6 Casinos (com valores de dados 1-6)
54 Notas (5 notas de 60.000, 70.000, 80.000 e 90.000 dólares, 6 notas de10.000, 40.000 e 50.000 dólares; 8 notas de 20.000 e 30.000 dólares)
1 Carta de jogador inicial

 Antes de jogares pela primeira vez, remove cuidadosamente os seis casinos dos seus cartões.

Se está a ler estas regras pela primeira vez, ignora os textos nas barras laterais. Eles servem como um curto sumário das regras para tornar mais fácil e para rapidamente refrescar a tua memória e voltares a entrar no jogo.

Preparação do jogo
Colocar os 6 casinos ao lado uns dos outros no meio da mesa pela ordem do valor do dado (ver figura).

Baralha as 54 notas e coloca-as num monte com a face para baixo, ao lado dos casinos. Depois, coloca notas em cima dos casinos. Continua a adicionar notas a um casino até que o valor total seja, pelo menos 50.000. Caso tenham sido adicionadas notas de valores diferentes a um casino, em seguida, organiza essas notas para que todos os seus valores estejam visíveis (ver figura).



MODO DE JOGAR
O jogo joga-se ao longo de quatro rondas, cada uma das quais é constituída por cada jogador a ter cerca de quatro ou cinco turnos de lançamentos de dados.

O jogador mais velho começa (carta de jogador inicial), após o qual, o jogo continua no sentido dos ponteiros do relógio.

No teu turno, lança todos os dados que tenhas disponíveis (todos os 8 ao iniciar a ronda, cada vez menos à medida que a ronda prossegue). A seguir, deves escolher exatamente um dos números lançados e adicionar todos esses dados, com esse número escolhido, ao casino com a numeração coincidente. Não importa se tu ou outro jogador já tenham ou não adicionado dados ao casino.
A seguir é o turno do próximo jogador, que lança e coloca os dados, etc. até que todos os jogadores tenham colocado todos os seus dados.

Exemplo: Benno lançou (no meio de uma ronda) quatro “3” e um “5”. Ele escolhe o número 3 e adiciona todos os seus dados “3” ao casino "Mirage" (ele não poderia ter escolhido adicionar apenas um, dois ou três dos seus dados “3”!). No seu próximo turno, Benno Irá simplesmente lançar e a seguir adicionar o seu último dado ao casino apropriado.



Se estiveres sem dados, então passas o teu turno, para o que resta da ronda. (Por isso, é possível que apenas um jogador tenha dados disponíveis e, por isso, tenha vários turnos seguidos até ao final de uma ronda.)
Assim que o último jogador, tenha adicionado o seu último dado a um casino, de seguida, os casinos pagam:
Primeiro, verifica cada casino para ver se dois ou mais jogadores têm a mesma quantidade de dados. Sempre que isso aconteça, cada um dos jogadores afetados retiram todos os seus dados afetados de volta às suas provisões

Exemplo 1: Anna adicionou 5 dados ao casino "Caesars Palace"; Benno e Carla adicionaram, cada um deles, 3 e Denny adicionou 1. Benno e Carla retiram os seus 3 dados de volta.

Exemplo 2: Anna e Carla adicionaram ambas 2 dados ao casino "Golden Nugget" enquanto Benno e Denny, cada um, adicionou 1: Todos os jogadores retiram todo os seus dados de volta.


 Depois é a hora de distribuir as notas do primeiro casino. O jogador que adicionou a maioria dos dados ao Casino tirará todos os seus dados de volta desse casino (devolvendo-os à sua provisão) e recebe a nota com o valor mais alto das notas do casino. Todas as restantes notas são distribuídas pelos restantes jogadores pela ordem decrescente da quantidade de dados. Não havendo notas suficientes para todos, então os restantes jogadores ficam sem nada. Eles pegam de volta os seus dados e não recebem nada. Caso haja quaisquer notas deixadas no casino após a distribuição, em seguida, pega nas notas que sobraram e coloca-as, viradas para baixo, debaixo do baralho.
Paga os outros 5 casinos da mesma maneira. Qualquer dinheiro que os jogadores ganharam é colocado à sua frente, com a face virada para baixo.

Exemplo 1: Anna recebe a nota de 80.000 e Denny a nota de 30.000. A nota de 10.000 regressa ao fundo do monte.
Exemplo 2: Benno recebe uma das notas de 40.000. A outro regressa ao fundo do monte.
Exemplo 3: Carla recebe a nota de 70.000 e Benno nota de 20.000. Denny não ganha nada.


 A próxima ronda
Reabastece os seis casinos com as notas, para que estes, mais uma vez, tenham, pelos menos, 50.000 dólares (ver preparação do jogo).
O jogador à esquerda do jogador inicial anterior recebe a carta de jogador inicial e inicia a ronda seguinte…

 
Fim DE JOGOO
O jogo termina depois de quatro rondas e os jogadores contam o seu dinheiro. O jogador com mais, é o vencedor. No caso de um empate, então o vencedor é o jogador com mais notas. Se o empate prevalecer, então há vários vencedores.

Variante (2 a 4 jogadores)
Todas as regras anteriores são aplicáveis com as seguintes exceções:
No início de cada ronda, os jogadores recebem, para além dos 8 dados nas suas cores, dados adicionais numa cor neutra, não utilizado (Recomendamos branco):
- Com 2 jogadores, cada jogador recebe 4 dados brancos (= total 12)
- Com 3 ou 4 jogadores cada jogador recebe 2 dados brancos (= total 10)
(Num jogo com três jogadores, os dois dados brancos que sobram são lançados pelo jogador inicial no início da ronda e colocados adequadamente).
No teu turno, deves lançar os teus dados neutros, juntamente com aqueles da tua própria cor e, em seguida, deves colocá-los como se fossem teus.
Exemplo: A Carla lança dois “1” da sua própria cor, assim como um branco “1”, ela também obtém um “5” da sua própria e um “6” neutro. Agora, ela pode optar por colocar todos os três “1”, o seu “5”, ou o “6” neutro.
No final de uma ronda, os dados neutros são pontuados como se pertencessem a um jogador adicional (imaginário). Qualquer dinheiro que esse jogador (imaginário) ganhe é adicionado ao fundo do monte.
Exemplo 1: A nota de 80.000 vai para o branco (pelo que é adicionada ao fundo do monte); Benno recebe a nota de 30.000.
Exemplo 2: A Carla recebe a nota de 70.000 e o branco recebe a nota de 40.000 dólares (que é adicionada ao fundo do monte); A Anna não recebe nada.


Sempre que um jogo é lançado com selo da Alea, as expetativas são sempre muitas, porque normalmente é sinónimo de um jogo de qualidade. A juntar a isso este Vegas é da autoria de Rüdiger Dorn. Quando tivemos conhecimento do lançamento do Vegas, não podemos resistir à tentação de ter nas nossas mãos um exemplar para jogá-lo. Graças a nossa parceria com a Philibert, foi possível obter rapidamente um exemplar do jogo.
A ilustração da caixa do jogo retrata perfeitamente o tema do jogo. Nada melhor que uma ilustração de uma mesa de jogo de casino para ser a imagem da caixa do Vegas. Quando abrimos a caixa  encontramos divisórias individuais para acomodar todos os componentes do jogo. O módulo de plástico com as divisórias é de qualidade, assim como todos os componentes do jogo. As ilustrações das cartas e dos casinos estão q.b. Se as expetativas já eram muitas, aumentaram à medida que fomos fazendo a tradução das regras e consequentemente a sua aprendizagem. A vontade de jogar este Vegas era por demais incontrolável. Basta uma leitura das regras para perceber rapidamente como se joga o jogo.
Estamos perante um jogo de dados. Quando estamos no nosso turno, lançamos todos os nossos dados, no primeiro turno os 8 ou mais, caso tenhamos dados neutros, e nos turnos seguintes esta quantidade de dados vai decrescendo à medida que os vamos posicionando nos casinos, até chegar o momento em que não temos mais dados para lançar. Depois de lançarmos os dados, observamos os resultados obtidos. E perante as notas que estão em cada casino, escolhemos um número de entre os números obtidos nos dados. Todos os dados que tenham esse número irão para o casino retratado com esse mesmo número escolhido.
Para além de observámos as notas que cada casino tem, devemos também observar a quantidade de dados que cada um dos casinos tem, especialmente aqueles que gostaríamos de ganhar o seu prémio e que temos possibilidade de posicionar dados, com o número desse casino.
Não nos podemos esquecer que os jogadores que tenham a mesma quantidade de dados num mesmo casino, são simplesmente ignorados quando no final da ronda se analisa os casinos para a atribuição do dinheiro que cada um tem disponível para distribuir. Além disso, não te podes esquecer que quando se joga com 2 a 4 jogadores, há em jogo dados neutros, que cada jogador lança juntamente com os seus dados, que podem estragar toda a nossa estratégia.
Apesar do lançamento dos dados ter uma forte presença do fator sorte, já a sua distribuição pelos casinos, através da escolha de um dos números obtidos em cada lançamento, não tem nada de sorte, mas um trabalho estratégico que requer atenção e uma observação atenta de como o jogo está a decorrer, nomeadamente a quantidade de dados presentes em cada casino, quantos dados cada jogador ainda pode lançar e a nossa posição em cada casino relativamente ao prémio desse casino.
Não devemos fixar toda a nossa estratégia nos prémios mais elevados, por vezes ganhar umas notas de menor valor, mas em maior quantidade, faz com que a sua soma seja mais valiosa do que uma nota de montante elevado. Há casinos que vão oferecer ao longo do jogo mais do que um prémio. Pode haver rondas em que um casino pode oferecer 2 ou mais notas. Por isso, há que planear bem a nossa estratégia, quanto à distribuição dos nossos 8 dados. Além disso, quando temos dados neutros para lançar juntamente com os nossos, devemos utilizar os dados neutros para prejudicar a estratégia dos nossos adversários, tentando anular a obtenção de um prémio num dos casinos, isto porque os dados neutros não entram na discussão pela obtenção dos prémios do casino, nem pela vitória no jogo. O Vegas é um jogo interessante e divertido, está ao nível das nossas expetativas. Talvez fosse mais aliciante se o jogo tivesse mais do que 4 rondas. Contudo, podes sempre fazer um campeonato com vários jogos e no final, somas todo o dinheiro ganho em cada jogo para encontrares o vencedor do campeonato.
O Vegas é um típico jogo de dados, mas tem estratégia ao contrário do que se poderia esperar num jogo deste tipo. É um jogo ao estilo e com muitas semelhanças do “Alea Iacta Est”.
É um jogo que pode ser jogado por toda a família. As regras são muito simples e muito fáceis de perceber, podemos começar a jogá-lo quase de imediato. Recomendamos o Vegas a todos os que gostam de jogos de dados.
Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









6
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









8
Preço/Vale o Dinheiro









9
Apreciação Global7,7

dreamwithboardgames
BoardGameGeekRüdiger Dorn
AleaComprar o Jogo



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

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