Um jogo de Gil Druckman e de Danny Hershkovits para 2 a 6 jogadores, a partir dos 8 anos, com a duração de 10 a 20 minutos.
CONTEÚDO
6 Dados coloridos de 6
lados (4 dados brancos e 2 dados pretos), um prato e um lançador de dados
(torre vertical), 45 cartas, 3 suportes de cartas.
OBJETIVO DO JOGO
Os jogadores lançam os
dados para alcançar uma das combinações exibidas sobre as 3 cartas visíveis.
Quando um jogador alcança uma das combinações, ele ganha a carta correspondente
e coloca-a de bruços (face para baixo) à sua frente. Cada carta tem um certo
valor, indicado por um número em dois dos cantos. Algumas cartas valem mais
pontos do que outras, mas a sua combinação é mais difícil de alcançar. No final
do jogo, o vencedor é aquele que acumular o maior número de pontos.
PREPARAÇÃO
Conecta os 3 suportes de
cartas, coloca a torre sobre o prato dos dados, embaralha as cartas e dividi-as
pelos 3 suportes de 15 cartas viradas para cima (ver fig. 1).
AS
COMBINAÇÕES
Cada carta mostra a
combinação de dados que deve ser realizada para ganhar.
Se as faces dos dados
representados sobre uma carta são de cores específicas, é preciso para tirar essa
carta, obter dos dados essas cores (exatamente iguais). Se as faces dos dados exibidos
sobre a carta têm 6 cores, não há a obrigatoriedade de uma cor específica, mas deves
obter as combinações de dados indicadas como se segue (Fig. 2):
a) Trio:
3 dados da mesma cor;
b) Três
Pares: 3 pares de dados, isto é, 3 vezes dois dados da mesma cor (3 pares
podem ser de cores iguais ou diferentes);
c) Full
House: 1 par e 1 trio, isto é, 2 dados da mesma cor e 3 dados da mesma cor
(par e trio podem ser de cores diferentes ou idênticos);d) Quadra: 4 dados da mesma cor;
e) Cor Parcial: 5 dados da mesma cor;
f) Duplo Trio: 2 vezes 3 dados da mesma cor (2 trios podem ser de cores idênticas ou diferentes);
g) Quadra e um Par: 2 dados da mesma cor e 4 dados da mesma cor (par e quadra podem ter cores idênticas ou diferentes);
h) Cor Completa: 6 dados da mesma cor.
MODO
DE JOGAR
O primeiro jogador é
escolhido aleatoriamente, em seguida, joga-se na direção dos ponteiros do
relógio.
No seu turno, um jogador
pode rolar os dados até 3 vezes, se conseguir a combinação de uma das 3 cartas,
pode parar por aí e apreender a carta depois de um, dois ou três lançamentos.
Ele coloca a carta ganha à sua frente com a face virada para baixo.
- Primeiro lançamento: O jogador rola os 6 dados no lançador. Se ele realizar uma combinação existente num dos suportes de cartas, ele tem a opção de parar por aí e pegar na carta em questão. O seu turno já terminou e, em seguida, é o turno do próximo jogador. Se nenhuma combinação aparecer após o primeiro lançamento ou o jogador deseja tentar obter outra carta, ele pode decidir conservar dados antes do seu segundo lançamento, ele coloca então os dados que escolheu para fora do prato, tendo o cuidado para não alterar a sua face superior.
- Segundo lançamento: o jogador rola os dados no lançador que não tenha colocado de lado, se ele alcançar uma das combinações visíveis nos suportes de cartas, ele tem a opção de parar por aí e pegar na carta em questão. O seu turno termina em seguida joga o próximo jogador. Se nenhuma combinação aparecer após o segundo lançamento ou o jogador deseja tentar obter outra carta, ele pode decidir conservar dados antes de relançar. Pode também, se desejar, lançar os dados previamente colocados de lado.
- Terceiro lançamento: o jogador rola os dados que ele não colocou de lado. O seu turno terminou: «»Fez uma combinação visível de um dos suportes de cartas, ele pega na carta em questão e é a vez do próximo jogador, que deve pegar em todos os dados. «»Se no final dos 3 lançamentos ele não fez nenhuma combinação, o seu turno, está também concluído, mas, em seguida, o próximo jogador tem duas opções:
1.
Conservar um ou mais dados lançados pelo jogador
anterior, pelo que só lhe resta em seguida
dois lançamentos de dados para fazer uma combinação. Ele começa o seu turno
como se fosse o seu segundo lançamento (ver acima);
dois lançamentos de dados para fazer uma combinação. Ele começa o seu turno
como se fosse o seu segundo lançamento (ver acima);
2.
Relançar os 6 dados, começando então como
se fosse o seu primeiro lançamento (Ver
acima).
Atenção: se ao final de um primeiro ou 2º lançamento um jogador
escolher relançar quando teve a oportunidade de pegar numa carta, ele não terá,
por seguinte, a oportunidade de a levar. Esta combinação é perdida; para este
turno do jogo, o jogador tem de fazer outra combinação.
OS DOIS DADOS PRETOS
Quando estes dois dados
forem jogados juntos e mostrarem a mesma cor, o jogador tem a possibilidade de
transformar qualquer dado (seja preto ou branco) numa cor da sua escolha para
anular ou fazer uma combinação.
FIM
DO JOGO
O jogo termina de forma
diferente, dependendo do número de jogadores.
- A 2, o jogo termina quando um jogador ganhar 10 cartas. Contudo, um jogador que tenha ganho, pelo menos 7 cartas e ache que tem mais pontos do que o outro, pode decidir terminar o jogo no final do turno.
- A 3, o jogo termina quando um jogador ganhar 8 cartas, a menos que um jogador que tenha ganho, pelo menos 5 cartas, decida terminar o jogo.
- A partir de 4 a 6 jogadores, o jogo termina quando um jogador ganhar 6 cartas, a menos que um jogador que tenha ganho, pelo menos 4 cartas, decida terminar o jogo.
Quando o jogo terminar,
os jogadores somam os valores das cartas que ganharam: aquele que acumulou o
maior número de pontos é o vencedor.
O que mais despertou pela nossa atenção, foi a qualidade do
material da caixa do jogo. Dá gosto pegar e tocar na caixa. As suas ilustrações
estão q.b, ou não estivéssemos perante um “Mind Game”. Contudo, é de notar a
preocupação com a apresentação, nomeadamente na impressão do logótipo do jogos em
todos os lados do interior da caixa, inclusive na sua tampa.
Houve um grande cuidado na produção deste jogo, e isso vesse
pela forma como as peças vêm acomodadas, nomeadamente o saco selado onde vêm os
dados.
As cartas são de boa qualidade, os dados, os suportes das
cartas e a torre estão q.b.. Os dados estão interessantes com os símbolos
gravados e pintados no próprio dado, não havendo nada de autocolante.
Os componentes do jogo são facilmente acomodados na caixa.
As cartas ficam dentro de um dos seus suportes, que são arrumados em conjunto
dentro da base da torre, a qual tem um espaço para colocar os dados. A torre
fica por cima de um molde em cartão que serve para que as cartas não saiam do
suporte das cartas. Engenhocas…
Ficámos muito desiludidos quando abrimos o livro das regras
e vimos que havia 19 traduções, mas nenhuma delas era a de Português.
As regras não são complicadas, são fáceis de perceber.
Facilmente podemos iniciar o jogo. Quem já está habituado ao jogo póquer de
dados, vai encontrar no Next algumas semelhanças.
A utilização da torre para lançar os dados está
interessante, evitando assim alguma “batota” que se possa fazer quando lançamos
os dados, No entanto, faz muito baralho, uma vez que todo o material da torre e
do prato são de plástico.
Há que ter muita atenção ao facto de que, caso não
consigamos fazer uma combinação, o jogador que nos segue tem a oportunidade de
conservar um ou mais dados que lançamos. Apesar de perder um lançamento de
dados, esse jogador pode ter o seu trabalho muito facilitado.
Está interessante a utilização dos suportes para as cartas,
o que demonstra o cuidado que houve na produção deste jogo.
Está também interessante o facto de podermos determinar o
fim do jogo se tivermos o número mínimo de cartas colecionadas para o fazer.
Mas, só o devemos fazer se tivermos a certeza de que a nossa pontuação é
superior à dos nossos adversários. Daí ser importante estar atento às cartas
que cada um de nós vai ganhando, tentando memorizar a pontuação de cada um.
Esta memorização da pontuação pode sofrer algumas alterações com as trocas de
cartas que são ordenadas quando as cartas têm associadas ações. Estas ações
tornam o jogo mais desafiante e ao mesmo tempo interessante, porque quando
estamos a escolher uma combinação para fazer, temos de ter em atenção as cartas
com ações associadas. Essa ação pode ser uma mais-valia para o nosso objetivo,
ganhar o jogo.
O Next é um jogo divertido, sem grandes novidades, mas é um
“Mind Game” interessante. É um jogo que pode ser jogado por toda a família,
mesmo pelos mais novos, já que a cada símbolo corresponde uma e uma única cor,
facilitando assim o reconhecimento da combinação de uma carta.
O Next é um jogo que aconselhamos a experimentar, não vão
dar o vosso tempo como perdido.
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