Um jogo de Antoine Bauza, para 2 a 4 jogadores, a partir dos 13 anos, com
a duração de 45 minutos.
Objetivo do
Jogo
Em Takenoko, os jogadores têm o objetivo de plantar
bambu, fazê-lo crescer e vê-lo ser devorado pelo Panda Gigante. Através de
várias ações e auxiliados pelas condições atmosféricas, os jogadores vão, lote
atrás de lote, esforçar-se ao máximo para fazer crescer o número apropriado de
uma certa cor de bambu. Entretanto, têm de satisfazer as quotas de terrenos,
altura de certas varas e o apetite insaciável do peluche gigante. O jogador que
fizer crescer mais bambu, gerindo da melhor forma os seus lotes de terreno,
enquanto alimenta o delicado Panda, vencerá o jogo.
Componentes
- 28 Lotes
- 36 secções de Bambu Verde
- 30 secções de Bambu Amarelo
- 24 secções de Bambu Rosa
- 20 Canais de Irrigação
- 9 Desenvolvimentos
- 46 cartas de "objetivo"
- 4 tabuleiros individuais
- 8 fichas de ação
- 1 dado de estado de tempo
- 1 Panda
- 1 Jardineiro
- 1 Livro de Regras
Elementos
do jogo
Antes de iniciares o teu primeiro jogo, tira algum
tempo para te familiarizares com os vários elementos do jogo e as suas funções.
LOTES: Os lotes são pedaços de terreno onde o bambu
cresce. Vêm em três cores: verde, amarelo e rosa. O Bambu não cresce na ficha
especial "Lote de Lago".
BAMBU: Existem três variedades de bambu, que
correspondem às cores dos três lotes: verde, amarelo e rosa.
IRRIGAÇÃO: As varas de bambu precisam de água. Sem
ela, não existe crescimento! Felizmente, podemos usar irrigação para levar água
aos lotes.
DESENVOLVIMENTOS: Os desenvolvimentos facilitam o
crescimento do bambu. Alguns lotes têm desenvolvimentos incorporados e estão
disponíveis algumas fichas de desenvolvimento.
JARDINEIRO: O jardineiro supervisiona o bambu e
garante que o crescimento dos lotes de bambu, cuidadosamente cultivados.
PANDA: O panda gigante anda à solta por entre o
bambu e tem um apetite voraz por bambu suculento.
OBJETIVOS: Para agradar o Imperador, os jogadores
têm de cumprir 3 categorias diferentes de objetivos, que rendem pontos de
vitória.
DADO DO TEMPO: O estado do tempo, determinado pelo
dado do tempo, tem um papel importante no desenvolvimento do jardim de bambu.
IMPERADOR: Atempadamente, o Imperador irã visitar
os jardins e declarar o vencedor.
PREPARAÇÃO
Coloca a ficha especial "Lote de Lago" (1) no centro da área de jogo. Coloca as figuras do jardineiro (2) e do panda (3) neste lote. Baralha os restantes Lotes de Terreno (4) para formar um monte, com a face para baixo. Dispõe os canais de irrigação (5) e desenvolvimentos (separados por tipo) (6) ao lado do monte, como reserva.
Coloca a carta "Imperador" (7) de
lado e baralha as restantes cartas por categoria (lote, jardineiro, panda) (8) para
formar três montes, com a face para baixo.
Cada jogador recebe o seu tabuleiro individual (9), 2
fichas de ação (10)
e uma carta de cada categoria (11) (cada jogador mantém as suas cartas
escondidas).
O jogador mais alto inicia o jogo.
O JOGO
Os turnos jogam-se no sentido horário.
No turno do jogador, ele tem de realizar dois
passos por esta ordem:
1. Determinar o Estado do Tempo
2. Realizar ações e completar objetivos
SOL: O jogador recebe uma ação adicional. Esta ação
tem de ser diferente das duas normais.
CHUVA: O jogador pode colocar uma secção de Bambu
no lote irrigado à sua escolha, até ao limite de quatro secções por lote.
VENTO: O jogador pode, mas não tem de, realizar
duas ações idênticas nesta ronda (ao invés de duas ações diferentes).
TEMPESTADE: O jogador pode colocar o panda num lote
à sua escolha. Para recuperar do susto, o tímido animal come uma secção de
bambu.
NUVENS: Nuvens cinzentas escurecem o céu. Sem
problemas, está na hora de trabalhar. O jogador escolhe uma ficha de
desenvolvimento do fornecimento. Pode ser colocada imediatamente num lote ou
guardada no seu Tabuleiro individual (ver página 8). Se nenhum desenvolvimento
estiver disponível, o jogador aplica o efeito de outra condição climatérica à
sua escolha (sol, chuva, vento ou tempestade).
Se receber a face "?", o jogador escolhe
qual a condição que deseja aplicar neste turno: Sol, Chuva, Vento, Tempestade
ou Nuvens.
Completar Objetivos
Isto não conta como uma ação.
A qualquer altura durante o seu turno, um jogador
pode completar um objetivo se as condições na carta forem cumpridas.
Para completar um objetivo, o jogador coloca a
carta, com a face para cima, à sua frente.
É possível completar vários objetivos durante o
mesmo turno.
Desenvolvimentos
Os desenvolvimentos estar incorporados num lote
(neste caso estão impressos no mesmo) ou podem ser adicionados, se um jogador
tiver adquirido uma ficha de desenvolvimento, graças ao estado do tempo
"Nuvens". Se um jogador tiver um desenvolvimento na sua reserva, ele
pode ser utilizado em qualquer momento do seu turno, isto não conta como uma
ação.
Os desenvolvimentos apenas podem ser adicionados a
lotes onde o bambu ainda não cresceu (lotes que acabaram de ser colocados,
lotes que ainda não foram irrigados e lotes onde o Panda comeu tudo!).
Cada lote pode ter um e apenas um desenvolvimento
(seja incorporado ou adicionado) e não é possível alterá-lo mais tarde.
FINAL DO JOGO
As condições de final do jogo dependem do número de
jogadores:
- 2 jogadores: quando um jogador completa o seu novo objetivo, a última ronda é ativada.
- 3 jogadores: quando um jogador completa o seu oitavo objetivo, a última ronda é ativada.
- 4 jogadores: quando um jogador completa o seu sétimo objetivo, a última ronda é ativada.
O jogador que ativou a última ronda recebe a carta
Especial "Imperador" (vale 2 pontos) e termina o seu turno.
Nota: O jogador ainda pode completar outros
objetivos durante o turno em que ativa a ronda final.
Os outros jogadores realizam, de seguida, um turno
final, em que podem tentar completar objetivos para melhorar as suas
pontuações.
Finalmente, o Imperador recompensa o servo mais
digno, depois de uma inspeção exaustiva:
Cada jogador totaliza os pontos indicados nos
objetivos que completou durante o jogo. As cartas na mão do jogador não têm
qualquer valor.
O jogador com a maior pontuação ganha o jogo e
recebe os parabéns do Imperador.
No caso de empate, o jogador com mais pontos nas
cartas de objetivo do Panda vence. Se ainda existirem empates, os jogadores
empatados partilham a vitória.
Análise ao Jogo
GERAL
Quando tomamos conhecimento do lançamento deste
jogo soubemos imediatamente que tínhamos de o experimentar. A premissa, a
aparência, a simplicidade e a temática foram os aspetos que mais nos cativaram,
mas, durante os vários jogos que realizámos, apercebemo-nos que este jogo é
ainda mais do que aquilo que esperávamos. É uma experiência de jogo fantástica,
com uma profundidade surpreendente. O charme que o próprio jogo apresenta é o
suficiente para nos derreter e podemos, sem sombra de dúvida dizer, que estamos
perante um dos melhores jogos de tabuleiro dos últimos anos.
ABRIR A
CAIXA
Como já referimos anteriormente, a caixa não faz o
jogo…mas ajuda. Ter um jogo arrumado, de fácil transporte, onde as peças não se
percam por aqui e ali é algo que todos podemos apreciar. O mais comum é termos
uma caixa com uma arrumação medíocre, onde temos de passar um quarto de hora a
separar os componentes ou temos de nos valer de saquinhos de plástico. Mas, de
vez em quando, um jogo surpreende-nos, que é o caso do Takenoko. Tínhamos o Settlers
of Catan como referência de arrumação de uma caixa, mais recentemente o título
passou para o Catan: Geographies, mas a partir deste momento, sem sombra de
qualquer dúvida, podemos dizer que a caixa de Takenoko é a manifestação da
nossa vontade. Todos os componentes têm um espaço apropriado e desenhado de
forma inteligente. Os próprios entalhes no material permitem uma arrumação
fácil e, caso o espaço seja pouco, a própria caixa pode ser usada como
fornecimento das peças. Melhor que isto é complicado.
FACILIDADE
DE MONTAGEM
A caixa, acima elogiada, ajuda imenso neste
processo. Para preparar o jogo apenas necessitamos de dar a cada jogador um
tabuleiro individual e respetivas fichas de ação. De seguida, baralham-se as
cartas (consoante a cor) e formam-se três baralhos, cada jogador tira uma carta
de cada cor. Estas cartas são os objetivos a alcançar e mantêm-se escondidas.
Baralham-se os lotes, colocando de parte o “Lote de Lago” (peça inicial) e
forma-se um monte com os mesmos. O “Lote de Lago” é colocado no centro da mesa,
com as figuras de Panda e Jardineiro em cima. E pronto, com os componentes na
caixa ou na mesa (secções de bambu, canais de irrigação e desenvolvimentos),
pode-se começar o jogo. A montagem do jogo não demora mais que alguns minutos e
rapidamente, devido à utilização inteligente das cores, apercebemo-nos que
segue uma certa lógica.
COMPONENTES
Já falámos na caixa? Sublinhamos que a mesma é de
uma qualidade fantástica. Mas no seu interior encontrámos os componentes que
nos deliciaram. Todas as secções de bambu são coloridas e encaixam na
perfeição. Os hexágonos (lotes) encaixam bem e não têm as marcas de separação
tão irritantes (que por vezes temos de acertar com uma tesoura), contudo, o
material poderia ser de melhor qualidade, suspeitámos que o uso repetido poderá
trazer algumas marcas e o mesmo acontece com os desenvolvimentos. Os canais de irrigação
são pequenas barras azuis de madeira que fazem o que é necessário, não sendo
moldadas nem trabalhadas como os restantes componentes. Finalmente, as cartas,
de pequenas dimensões (o que apreciámos) aparentam ser resistentes. Um dos
elementos que mais nos cativou foi o tabuleiro individual (e respetivas
fichas), pois, ao contrário de outros jogos, é esclarecedor e prático. Oferece
espaço suficiente para o material necessário e o pormenor de existir um diferente
para cada jogador demonstrou cuidado e empenho. A edição especial deste jogo
traz figuras e secções de bambu gigantes, se puderem adquirir a mesma,
aconselhámos vivamente! Esta versão tem grande qualidade, mas nada bate um
panda ainda mais gigante…
ASPETO/GRAFISMO
Não vamos fugir à verdade, este jogo é soberbo. As
ilustrações derreteram-nos e foram grande parte da razão de querermos
experimentar este jogo. A temática japonesa, colorida e brincalhona
espantou-nos. O livro de regras enche-se de pequenos pormenores e até a caixa é
apelativa, para quem o vê numa loja, dá vontade de comprar, e aconselhamos que
o façam. Existe no entanto um pormenor engraçado. Os lotes de terreno e os
desenvolvimentos destoam um pouco dos restantes componentes de cores garridas.
Ponderamos se isto seria uma decisão artística ou funcional e concluímos sobre
a última, ao apresentarem um grafismo não tão vibrante, os hexágonos não se
confundem com os restantes componentes, facilitando a visualização de todo o
jogo, sem cansar.
JOGABILIDADE
Takenoko tem um objetivo quase surreal. Se nos
pedissem para desenhar um jogo, plantar bambu e ter um panda a comê-lo não
seria, sem dúvida, a nossa primeira ideia. Com a mecânica contudo, relacionamo-nos
facilmente. Durante o jogo, colocamos lotes para poder cultivar bambu, usamos o
jardineiro para o fazer crescer, levamos o panda a comer o dito bambu ou
tentamos que tal não aconteça, beneficiamos do estado do tempo e construímos
canais de irrigação para levar água a lotes que não se encontram irrigados. O
jogo desenvolve-se até que um certo número de objetivos seja alcançado. Esses
objetivos podem ser de lotes (onde o jogador tem de formar uma certa sequência
de hexágonos), de jardineiro (os lotes em questão têm de apresentar uma altura
de bambu e características específicas) e de panda (basicamente, o panda terá
de ter comido, pela nossa mão, certas secções de bambu).
Notamos que durante os jogos de 2 jogadores,
raramente utilizamos os canais de irrigação, com 3 no entanto, estes entraram
em jogo rapidamente, dada a escassez da água. Outro pormenor curioso é quando
tiramos uma nova carta de objetivo, por vezes, o objetivo realiza-se
automaticamente. Este passo envolve alguma estratégia e conhecimento do jogo,
sendo que, se existir noção do número de cartas de cada tipo (quase contar
cartas num casino), é possível determinar qual a melhor carta a tirar numa
certa altura do jogo. O jogo de 4 jogadores é mais engraçado e caótico, ótimo
para gargalhadas.
Cada jogador tem direito a um lançamento do dado de
tempo (que lhe dá uma ação especial aleatória) e a duas ações específicas, o
timing e as escolhas, dado que este jogo se vale um pouco da sorte na escolha
dos lotes e cartas, é crucial.
Takenoko oferece uma interação entre jogadores algo
caricata. Como o tabuleiro pertence a todos (todos os componentes beneficiam
todos os jogadores), os jogadores têm de prever as jogadas dos adversários,
colocando lotes para prejudicar as formações, evitando irrigar uma certa zona
para que objetivos não sejam cumpridos, ou comendo o bambu, que outros
jogadores evidentemente necessitavam.
COMPLEXIDADE
DAS REGRAS
Não existe sequer alguma complexidade. Este jogo
até pode pecar por ser simplicista demais. As regras são de fácil absorção,
embora possam surgir algumas dúvidas aqui e ali. A estratégia reside na forma
como as regras são usadas. Quase todos os elementos são autoexplicativos sendo
isto evidente nas cartas e lotes, que apresentam simbologia evidente.
REJOGABILIDADE
Takenoko não apresenta variantes significativas.
Contudo, não é um jogo que canse. Isto deve-se ao facto que o tabuleiro é
constantemente mutável, sempre em relação aos objetivos a cumprir. Por esta
razão, cada jogo será um pouco diferente. Aconselhamos que se varie o número de
jogadores, para uma melhor experiência.
TEMÁTICA
Este jogo apresenta uma temática pela qual somos
apaixonados. Se são fãs de influências orientais, com ilustrações a condizer e
um ambiente incrivelmente zen, encomendem, pois não se arrependerão.
CONCLUSÃO
Takenoko, em muito, não nos surpreendeu, pois sabíamos
que seria um jogo fantástico. Contudo, surpreendeu-nos nos pequenos pormenores
e tornou-se o jogo mais requisitado. Acreditem, é assim tão bom.
dreamwithboardgames | |
---|---|
Antoine Bauza | Matagot |
Comprar o Jogo | BoardGameGeek |
Paulo Santos | |
---|---|
Diogo Silva | |
Diogo Silva
| |
Paulo Santos | |
1 comentário:
Good article and nice board game. I am a lover of board games and always prefer to play board games in my free times. I always visit wingogames the best professional board games manufacturer.
Enviar um comentário