Um jogo de Michael Feldkötter para 2 a 4 jogadores, a partir dos 8 anos, com a duração de 45 minutos.
Componentes do Jogo
Componentes
Partilhados do Jogo
- 1 Tabuleiro de Jogo
- 1 Pedreira e instruções de montagem
- 1 Propulsor para empurrar pedras para a pedreira
- 64 Pedras, em madeira, para serem empurradas para a pedreira
- 46 Blocos para a construção da Via Appia
- 41 Fichas de Bónus
- 9 Fichas de Ponto de Vitória
- 9 Marcadores de Cidade
- 30 Sestércios
- 16 Cartas de Rendimento
- 4 Fichas Propulsor +1
- 1 Ficha de Jogador Inicial
- 1 Livro de Regras
Componentes de cada Jogador
- 4 Carros de Transporte
- 4 Peças de Jogador
- 4 Marcadores de Pontuação
- 4 Marcadores 50+
- 4 Biombos
Objetivo do jogo
Roma
precisa de uma ligação a Brundisium e os jogadores receberam a tarefa de
construir a Via Appia, para permitir uma viagem rápida entre as duas cidades.
Para criar a estrada, vão precisar de partir blocos de pedra na pedreira, viajar
para Brundisium e colocar os blocos, criando assim o caminho que todos seguirão
nos anos vindouros. Esta
viagem
custa sestércios mas, em troca, trarás pontos de vitória e glória cruciais.
Preparação
1. Organiza os componentes:
Coloca as fichas de bónus em cada segmento de estrada (A, B e C) no espaço
correspondente desse segmento. Amontoa as fichas de pontos de vitória nos espaços
designados, ao lado das cidades pela ordem 6-3-1 (de cima para baixo). Exceção:
Num jogo de dois jogadores, usa apenas os 6 e os 1.
Coloca as pedras e blocos no
tabuleiro, nos respetivos espaços de armazenamento. Mantém as Fichas Propulsor
+1, Marcadores de Cidade, Marcadores 50+ e Sestércios perto dos jogadores, ao
lado do tabuleiro.
2. Mistura as Cartas de
Rendimento: Coloca 7 cartas de rendimento com a face para cima ao lado do
tabuleiro de jogo e coloca as restantes cartas num monte ao lado destas, com a
face para baixo.
3. Carregar a Pedreira: Desliza
a pedreira para as ranhuras do tabuleiro. Carrega 4 pedras grandes, 8 médias e
12 pequenas na pedreira, dispondo-as aleatoriamente, assegurando assim uma
preparação aleatória para cada jogo. Mantém o Propulsor pronto para usar ao
lado do tabuleiro de jogo.
4. Distribui os componentes do
jogo. Determina aleatoriamente um jogador inicial e dá-lhe a ficha de jogador
inicial. Depois, cada jogador recebe:
1 Peça de Jogador na cor à sua
escolha e coloca-a em Roma;
1 Biombo da cor escolhida,
montando-o à sua frente;
1 Marcador de Pontuação da sua
cor, colocando-o no espaço 1 do trilho de pontuação;
1 Carro de Transporte e
coloca-o ao lado do seu Biombo.
Sequência de jogo
Os jogadores jogam no sentido
horário. Durante o seu turno, o jogador ativo realiza uma das seguintes ações:
Rendimento
O jogador escolhe uma das
cartas de rendimento com a face para cima e recebe o número de sestércios (do
armazenamento geral) ou as pedras (do armazenamento de pedras)
Pedreira
O jogador pode empurrar até 2
das suas pedras para dentro da pedreira, uma de cada vez.
Construção da Estrada
O
jogador adiciona 1 ou 2 blocos à Via Appia.
Viajar
Jogador move a sua peça de
jogador 1, 2 ou 3 blocos para a frente. Isto custa-lhe 1, 3 ou 6 sestércios.
Final do jogo e pontuar final
O jogo termina no final da
ronda em que:
um jogador tiver reclamado uma
ficha de ponto de vitória em Brundisium
ou a construção da Via Appia
estiver completa
Em ambos os casos, a ronda é
jogada até ao fim, garantindo que todos os jogadores têm o mesmo número de
turnos.
O jogador que tiver mais
sestércios ganha 2 pontos de vitória; no caso de empate, todos os jogadores
empatados recebem 2 pontos de vitória. Finalmente, os jogadores contam as suas fichas
de bónus dos vários segmentos de estrada para determinar quem construiu mais
blocos em cada segmento:
O jogador que construiu mais
blocos num segmento ganha 8 pontos de vitória.
O jogador que ficou em segundo
no número de blocos de um segmento ganha 4 pontos de vitória.
No caso de empate para o maior
número de blocos, os jogadores empatados partilham os pontos de vitória para a primeira
e segunda posição. No caso de empate para segunda posição, os jogadores
empatados partilham os 4 pontos, arredondando para baixo.
O jogador com mais pontos de
vitória é o vencedor do jogo; no caso de empate em pontos de vitória, os
jogadores empatados partilham a vitória.
Quando pela primeira vez vimos as imagens
da caixa do jogo, ficámos rendidos e quisemos ter de imediato um exemplar do
jogo, mesmo sem sabermos o que se encontrava no seu interior. Tínhamos a
certeza que não iriamos correr qualquer risco, ou não estávamos perante uma
produção da “Queen Games”. Graças ao nosso parceiro Philibert, foi possível
obter rapidamente um exemplar do jogo.
Quando
a caixa finalmente chegou às nossas mãos, ficámos ainda mais rendidos à sua ilustração.
Está muito apelativa, é impossível ficar indiferente a uma ilustração tão bem
conseguida.
Quando abrimos a caixa, ficámos surpreendidos
com a grande quantidade de material que encontrámos. São 6 grandes cartões e
dois pequenos cartões cheios de peças, que têm duas grandes divisórias para
serem acomodadas. Mais uma vez, as preocupações ambientais da “Queen Games”
pautaram pela ausência de sacos plásticos e elásticos para ajudarem na tarefa
de acomodação dos vários componentes (que não são poucos). Contudo, podemos
utilizar a pedreira invertida para criar mais divisórias e facilitar assim a
tarefa de arrumar devidamente todos os componentes do jogo.
Os materiais escolhidos para todos os
componentes são de qualidade, ou não tivéssemos perante uma produção “Queen
Games”. De salientar a grossura dos componentes em cartão, nomeadamente as
cartas de rendimento. São estes pequenos detalhes que definem o cuidado que uma
editora tem na produção de um jogo.
As ilustrações das diversas peças que
compõem o jogo estão boas, enquadrando-se na perfeição na sua função e
conseguindo transmitir a sensação correta relativamente à época em que o jogo
se desenrola. O tabuleiro do jogo está muito bem ilustrado. Está muito
apelativo, dá gosto de olhar para ele. O tabuleiro tem um pequeno detalhe que
demonstra o cuidado que houve na produção da “Via Appia”, tem umas pequenas
ranhuras que servem para fixar a pedreira depois de montada, para que não se
mexa, quando utilizamos o propulsor para empurrar as pedras.
O sistema da pedreira é uma das grandes
novidades e originalidades que encontrámos neste jogo. Está muito bem pensada e
enquadrada com o tema do jogo, desempenhando uma função essencial em toda a
mecânica do jogo. Quem pensa que já não há possibilidades de criar ou inovar as
mecânicas de um jogo de tabuleiro, tem aqui um bom exemplo, de como de uma
forma simples e original se consegue fazer isso.
As regras do jogo têm apenas 2 folhas e 4
páginas. Surpreende como é possível haver tantos componentes para um jogo com
regras tão pequenas. Mas é verdade! As regras estão muito bem elaboradas,
explicadas e esquematizadas, de uma forma direta, sem quaisquer floreados para
encherem páginas. Depressa percebemos a mecânica do jogo. No entanto, não
pensem que estamos perante um jogo básico. Nada disso!
Apesar de só termos disponíveis 4 ações
possíveis para realizar durante o nosso turno, cada uma delas está dependente,
uma das outras, o que dá uma magia muito própria ao jogo. Existe uma
interligação bastante grande entre as quatro ações, em que algumas delas não
podem ser executadas, dada a sua dependência sobre outras ações. Isto aumenta o
grau de dificuldade do jogo, ao mesmo tempo que requer um bom planeamento
estratégico, da nossa parte, a cada momento do jogo, para que tenhamos uma boa
sequência de turnos, fator determinante para que possamos alcançar a vitória.
Temos de ter pedras para acionar o
propulsor da pedreira, pois só assim conseguimos obter as pedras, que podem ser
trocadas por blocos de construção da estrada, tão importantes para alcançar o objetivo
do jogo, a construção da estrada entre Roma e Brundisium. Sem esses blocos de
construção colocados ao longo da estrada não é possível que as nossas peças de
jogador possam viajar pelas cidades. Mas, para viajar precisamos de dinheiro,
que pode ser obtido através da pedreira ou cartas de rendimento. Ao viajar para
as cidades, as nossas peças de jogador obtêm pontos de vitória importantes para
alcançar a vitória. Mas temos de ser os primeiros para obter o maior número de
pontos de vitórias. Os pontos de vitória também podem ser obtidos através da
construção da estrada quando colocamos os blocos de construção nos vários
segmentos da estrada. Por aqui se pode ver, a interligação e a dependência das várias
ações disponíveis no jogo.
Atenção à capacidade de carga do nosso
carro de transporte, ela é limitada.
Temos de verificar quais os blocos de
construção que precisamos e a situação de cada segmento de estrada em
construção, ao mesmo tempo que observamos a posição das pedras na pedreira,
para que não se gaste um turno e/ou pedras na pedreira, quando aquilo que pretendíamos
não é possível de obter.
Atenção também à utilização das cartas. A
partir do momento em que só três estão disponíveis, pode-se obter as duas
possibilidades de escolha que estas oferecem. E quando fica apenas uma, o
jogador que escolher essa carta, e para além de obter as suas benesses, recebe
também uma ficha “propulsor +1”, que dá muito jeito para utilizar na pedreira.
Como podem verificar, as variáveis do jogo
são muitas e estão bem elaboradas, dando ao jogo ritmo e interação, tornando-o
muito interessante e muito desafiante. Não percam a oportunidade de jogar este “Via
Appia”. Não vão dar o vosso tempo como perdido, antes pelo contrário, de
certeza que vão ficar fãs deste jogo.
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