Um jogo de Michael Rieneck e Stefan Stadler para 2 a 4 jogadores, a partir dos 10 anos, com a duração de 60 minutos.
A.PREPARAÇÃO DO JOGO
1.Abre o tabuleiro de jogo e coloca-o
sobre a mesa, as cores dos três espaços em cada lado, indicam as cores dos
jogadores, pelo que escolhe a tua cor agora; as cores são azul, cinza, laranja
e roxo;
2.Cada jogador recebe os seguintes
materiais na sua própria cor:
- 1 Figura de jogador;
- 3 Marcadores Redondos.
3.Agora, cada jogador coloca:
- .A sua figura na posição inicial do seu caminho para Roma (na sua aldeia);
- Um dos seus marcadores na posição inicial do trilho do Dinheiro (valor de dinheiro 5);
4.Determina um jogador inicial por
sorteio e coloca os marcadores dos jogadores no trilho do jogador Inicial da
esquerda para a direita, o jogador inicial na posição "1".
O Terceiro e
último marcador será colocado, à frente de cada jogador. O marcador será usado
quando um jogador se casa mais tarde no jogo. Neste exemplo, o jogador Laranja
é o jogador inicial.
5.Cada jogador recebe um tabuleiro de
província na sua própria cor e os seguintes materiais:
Coloca os
teus materiais no teu tabuleiro de província.
Nota:
- A Capacidade do campo de cereais, o reservatório de água, e da vinha é ilimitado.
- O número máximo de Dados, Sacerdotisas e Centuriões é de 3 por jogador.
- Durante o jogo, os jogadores também podem construir edifícios, que são colocados nos lugares de edifício na parte inferior do tabuleiro de província com o símbolo de "edifício".
IMPORTANTE
Certifica-te
de que o Dado, a Sacerdotisa, e o Centurião são colocados nas posições
inferiores com o valor "1".
O resto do
Cereal, Água, Vinho, Dados, Sacerdotisas e Centuriões são separados e são
colocados como um stock geral sobre as áreas indicadas do tabuleiro de jogo. Os
dados são colocados ao lado do tabuleiro do jogo.
6.Separa as 12 cartas de Edifício em
quatro montes abertos (por tipo) ao lado do tabuleiro do jogo.
Num jogo com
2-3 jogadores, uma carta de edifício de cada tipo será descartada e colocada de
volta à caixa, o que resulta num total de 8 edifícios disponíveis.
7.Tira as 26 cartas de Privilégio,
baralha-as e coloca-as com a face para baixo num monte.
Pega nas 15
fichas de Privilégio e posiciona 3 delas
no centro do tabuleiro de jogo no Palácio de César. Coloca o resto das fichas
ao lado do tabuleiro de jogo.
8. Coloca as 6 cartas de Favor nas
seções indicadas
em torno de
Roma: Religião na posição indicada com um "6" no dado, Fortuna no
"5", a
Batalha no
"4", Orgias no "3", Alimentação no "2", e
abastecimento de Água no "1".
9.Distribui as cartas de ação: Dá ao
jogador inicial a carta de Fortuna. Ele coloca a carta sobre uma dos três
espaços disponíveis do seu lado do tabuleiro do jogo;
As restantes
11 cartas de ação podem ser distribuídas de duas formas diferentes:
- Jogo para iniciantes: joga esta versão quando jogas o Fortuna pela primeira vez; Baralha o resto das cartas de ação e distribui-as aleatoriamente, para que resulte em cada lado a ter 3 cartas de ação; dica: tira as cartas do fundo do monte e distribui as cartas, uma por uma, também quando se joga com 2 ou 3 jogadores, cada jogador recebe 3 cartas e há também 3 cartas de ação no lado (s) "vazio (s)”; agora, cada jogador vira uma das suas cartas de ação para que a sua face fique para baixo (para reservar a ação para si mesmo).
- Jogo para jogadores experientes: joga apenas esta versão, se já jogaste antes o Fortuna, porque agora os jogadores escolhem as suas próprias cartas de ação no início; O jogador ao lado esquerdo do jogador inicial escolhe uma carta, os outros jogadores seguem-se no sentido dos ponteiros do relógio, escolhendo uma carta, de cada vez, até que as restantes 11 cartas de ação tenham sido distribuídas e cada jogador tenha 3 cartas de ação; para 2-3 jogadores o resto das cartas de ação são distribuídas aleatoriamente para o lado (s) "vazio (s) “; a seguir, cada jogador vira uma das suas cartas de ação para que a face fique virada para baixo.
Depois da
distribuição das cartas de ação estiver terminada, o jogo começa…
B.COMO JOGAR O JOGO
Esta visão
geral é uma ferramenta útil para jogadores experientes refrescar a sua memória
ou para os novos jogadores terem uma boa ideia do jogo. Uma explicação completa
pode ser encontrada no livro de regras. No texto que se segue vamos explicar os
fundamentos do jogo.
Por onde eu
começo?
Por favor,
revê a preparação do jogo no outro lado desta folha!
O que vou
fazer?
Em cada
turno, um jogador segue estas fases do jogo pela ordem definida - pela
sequência do trilho de jogador inicial:
1.Ganhar água de um Aqueduto
2.Escolher, executar e trocar carta de
ação
3.Executar poder militar
4.Aproveitar-se do favor do Imperador
5.Receber privilégios
Como posso
ganhar?
Aproximando-te
de Roma dá-te um ponto de vitória por cada passo. Também coletar e guardar
recursos pode gerar pontos de vitória adicionais em combinação com privilégios.
Quando
termina o jogo?
Assim que um
dos jogadores chegue a Roma, a ronda será completada. Depois disso, o jogo
termina. Os jogadores que cheguem ao Palácio de César recebem um privilégio
extra.
Pontuação
final
As cartas de
privilégio serão reveladas e os Pontos de Vitória dos privilégios ganhos mais o
número de passos são a pontuação final. O jogador com a maior pontuação, ganha.
Importante:
um jogador deve estar dentro de Roma (10 pontos ou mais) para ser capaz de
ganhar o jogo!
Detalhes do
jogo podem ser encontrados no livro de regras.
C.AS 12 CARTAS DE AÇÃO
Distribuição
de água
Tira 2
unidades de água do stock geral (o lago no tabuleiro de jogo) e coloca-as no
teu reservatório de água da tua província.
Safra
(colheita) de cereal
Tira 2
unidades de cereal do stock geral (o campo de cereal no tabuleiro de jogo) e
coloca-as no teu campo de cereal da tua província. Por cada unidade de água que
desistires, receberás uma unidade adicional de cereal. Estas unidades de água
são devolvidas ao stock geral sobre o tabuleiro de jogo (o lago).
Vindima
• Carta de favor "5", Casamento: o jogador avança só um espaço se ele for casado. Ele não tem que abdicar de nada por isso. Se um jogador tiver construído um palácio, isso irá dar-lhe um passo adicional para mais perto de Roma. O número máximo de passos que um jogador se pode mover com Casamento é de 2, incluindo 1 do palácio;
Importante: Depois de usar uma carta de favor, o jogador vira a carta, assim a carta não está disponível para os jogadores que se seguem nesta ronda.
Impostos
Exemplo:
Exemplo:
Quando um jogador tem esta carta de privilégio, o jogador recebe 1 ponto de vitória por cada unidade de cereal que ele possa dar (desfazer-se) no final do jogo
Mal tivemos conhecimento do lançamento do jogo e fomos tendo mais informações sobre ele, ficámos completamente rendidos ao jogo, não conseguindo de parar de fazer tudo para que tivéssemos um exemplar nas mãos, o mais brevemente possível. Graças à nossa parceria com a Philibert foi possível satisfazer o nosso desejo.
Tira 1
unidade de vinho do stock geral (a vinha no tabuleiro de jogo) e coloca-a na
tua vinha na tua Província. Por cada unidade de água que deres, receberás uma
unidade adicional de vinho. Estas unidades de água são devolvidas ao stock
geral sobre o tabuleiro de jogo (o lago).
Comércio
de cereais
Vender
cereal: cada unidade de cereal dá-te 2 Dinheiros. Move para cima o teu marcador
no trilho do dinheiro com as receitas das vendas. O cereal é devolvido ao stock
geral do tabuleiro de jogo. No caso de um jogador ter construído um Mercado, a
receita por unidade é aumentada em 1 dinheiro por unidade vendida.
Comércio
do vinho
Vender
vinho: cada unidade de vinho dá-te 3 Dinheiros. Move para cima o teu marcador
no trilho do dinheiro com as receitas das vendas. O vinho é devolvido ao stock
geral do tabuleiro de jogo. No caso de um jogador ter construído um mercado, a
receita por unidade é aumentada em 1 dinheiro por unidade vendida.
Recrutar
Centuriões
Compra 1-3
Centuriões: o preço por Centurião aumenta por cada Centurião adicional colocado
na Província. O Centurião na 1ª posição do trilho de Poder Militar custa 1, o
segundo 2 e terceiro custa 3 Dinheiros.
Move o
marcador do trilho do dinheiro para baixo. Um jogador não pode ter mais do que
3 Centuriões.
Selecionar
Sacerdotisas
Comprar 1-3
Sacerdotisas: o preço por Sacerdotisa aumenta por cada Sacerdotisa adicional
colocada na Província. A Sacerdotisa na 1ª posição do caminho Religioso, custa
1, a segunda 3 e a terceira custa 5 dinheiros.
Move o
marcador do trilho do dinheiro para baixo. Um jogador não pode ter mais do que
3 Sacerdotisas.
Representação
da Clerus
•Dá uma Sacerdotisa, a fim de obter
um dado adicional. A Sacerdotisa na posição mais elevada deve ser devolvida ao
stock geral. Agora, tira um dado do stock geral e coloca-o na primeira posição
disponível do trilho dos dados da tua província, o jogador terá um dado extra
disponível para o resto do jogo;
•No exemplo mostrado, um jogador
abriu mão da sua última Sacerdotisa para ter dois dados (+1 dado). A partir de
agora o jogador pode lançar dois dados na fase de jogo 4, o favor do Imperador
e pode escolher qual o dado que vai usar para melhorar o seu favor do
imperador;
Carta
de família
•Quando um jogador ativa esta carta,
pode casar-se. Isto irá custar-lhe 3 Dinheiros que será refletido, movendo o
seu marcador 3 espaços para baixo no trilho do dinheiro.
Ele coloca o
seu terceiro e último marcador no seu tabuleiro de província ao lado dos anéis
para mostrar que ele é casado. A partir de agora, usando a carta de favor
"casamento" na fase 4, o favor do Imperador, vai trazer ao jogador
uma maior posição de +1 sem se desfazer de nada;
•Quando um jogador já é casado, ele
receberá 1 cereal, 1 vinho ou 3 Dinheiros. Só com esta carta de ação, o jogador
pode primeiro lançar os dados e pode escolher quais destes recursos a tirar. A
vantagem disto é que esta decisão pode ser influenciada pelo lançamento dos
dados.
Carta
de Construção
O jogador
que escolher em jogar esta carta pode erguer um edifício e colocá-lo num dos
três locais de construção disponíveis no seu tabuleiro de Província. Os custos
de construção estão impressos nas cartas de edifício. Um jogador só pode erguer
o mesmo tipo de construção, uma só vez. A função de cada edifício é explicada
no livro de regras.
Carta
de corrupção
Esta carta
tem duas ações diferentes para escolher:
A.Recebe 2 dinheiros movendo o teu
marcador de dinheiro dois espaços para cima;
B.Escolhe uma carta de ação de um dos
outros lados e ativa-a. Pagar 1 dinheiro ao outro jogador, a menos que uses uma
carta de um lado, sem jogador (jogo 2-3 jogadores apenas). Neste caso, o
dinheiro vai para o "stock geral." Com a corrupção o jogador também
está autorizado a usar uma das cartas de ação de face voltada para baixo de
outro jogador, mas, claro, que o jogador guarda a carta de ação que é usada e
da carta de ação permanece voltada para baixo.
Nota:
A carta de
ação usada permanece na posição, mas a carta de corrupção deve ser trocada como
qualquer outra carta de ação.
Carta
de Fortuna
• Esta carta determina o jogador
inicial para a ronda seguinte. O jogador quem tiver esta carta à sua frente no
final da ronda será o jogador inicial para a próxima ronda.
• Se um jogador usa a ação da carta
de Fortuna, pode dar um passo para mais perto de Roma.
Nota: se
esta carta está sendo utilizada na fase 2 do jogo (não utilizando Poder Militar),
a carta deve ser trocada com outro jogador, desta forma o jogador dá a sua
posição de jogador inicial.
OBJETIVO DO JOGO
Assim que um jogador alcance o Palácio de César no Centro de Roma
(passo 15), cada jogador que não tenha tido o seu turno nessa ronda pode
terminar a sua ronda. Depois disso, o jogo termina. Cada jogador conta o número
total de passos que o seu peão foi movido em direção a Roma - cada passo vale 1
ponto de vitória - e acrescenta esse número ao número de Pontos de Vitória que
ganhou com privilégios para calcular a sua pontuação total. Vence o jogador com
a maior pontuação.
Importante: só os jogadores que estão na cidade de Roma (passo 10 ou
mais) no final do jogo podem ganhar!
MODO DE JOGAR
Os jogadores executam as suas ações em turnos. O primeiro jogador
começa o jogo. Os outros jogadores seguem-se pela ordem do trilho de jogador
inicial. Em cada turno, um jogador segue estas fases do jogo pela ordem exata:
1. Obter água a partir de um aqueduto
2. Escolher, executar e trocar carta de ação
3. Executar poder militar
4. Aproveitar-se do favor do Imperador
5. Receber privilégio
Se um jogador já construiu um aqueduto numa ronda anterior e o seu
Aqueduto está vazio, ele recebe uma unidade de água. A água é colocada no
aqueduto NÂO, no reservatório da água. Um jogador não tem permissão de
construir mais do que um Aqueduto.
2. ESCOLHER, EXECUTAR E TROCAR CARTA DE AÇÃO
• O jogador ativo vira
a carta de ação que tinha com a face para baixo e agora tem 3 cartas de ação
disponíveis para escolher. Ele escolhe uma dessas cartas e pode executar a ação
da carta se ele quiser;
• Depois de executar
uma carta de ação, o jogador deve trocar a carta escolhido com uma das cartas
de ação com face para cima sobre um dos outros três lados do tabuleiro de jogo;
• O jogador coloca a
carta escolhida com a face voltada para cima num dos outros lados e coloca a
sua carta de ação recém-requerida voltada para baixo no espaço vazio à sua
frente. Cada jogador tem sempre 3 cartas de ação disponíveis;
• A carta de ação
voltada para baixo não pode ser trocada com outros jogadores durante esta ronda
e é por isso, protegida para o jogador a usá-la na próxima ronda. Desta forma,
os jogadores podem planear uma série de ações em várias rondas.
As 12 cartas de ação são explicadas na carta de visão geral
desagregada.
3. EXECUTAR PODER MILITAR
Um jogador pode usar o poder dos seus Centuriões, dando até um máximo
de 1 Centurião para jogar uma carta de ação extra com a face para cima do seu
baralho de cartas. Se ele executa o seu Poderio Militar, o seu Centurião vai
para stock geral. Ele deve tirar o Centurião da posição do topo (O Centurião
mais caro). A carta de ação jogada não poderá ser trocada com uma carta de ação
de outro lado e irá ficar no seu lugar, virado para cima.
Exemplo: (1) Martin jogou a carta de ação "Safra". Depois de
receber o cereal (e de colocá-lo no campo de cereais da sua província), (2) ele
troca esta carta com a carta de ação "O comércio de cereais" de Anna
e (3) coloca a carta de comércio de cereais de face para baixo à sua frente.
Desta forma, ele reservou esta carta para a sua próxima ronda. Uma vez
que a carta está voltada para baixo, está protegida contra uma troca por outros
jogadores.
Uma vez que Martin tem um Centurião, ele pode usar o poder militar (1)
desistindo do seu Centurião para ativar a sua carta de ação
"Construção", que ainda está deitada com a face para cima à sua
frente (2) Ele decide em construir um mercado para que ele possa lucrar com um
preço melhor na próxima ronda. Depois de utilizar a carta de "Construção"
(3) a carta de ação vai ficar virada para cima à sua frente. A carta de ação
também está disponível para a próxima ronda no caso de nenhum dos outros
jogadores a trocar.
Ao usar o seu poder militar, Martin tem "garantido" o seu
edifício, já que, os outros jogadores de outra forma poderiam tirar a sua carta
de ação "edifício" antes que ele pudesse usá-la.
4. APROVEITAR-SE DO FAVOR DO IMPERADOR
Lançar os Dados
Na fase 4, o jogador lança os seus próprios dados. No início do jogo,
cada jogador tem um dado disponível para lançar. É possível ter mais controle
sobre Fortuna usando a representação do Clerus, resultando num lançamento com 2
ou 3 dados. O resultado do lançamento determina os meios disponíveis para
aproveitar-se do favor do Imperador e para se mover para mais perto de Roma.
Depois de lançar os dados, um jogador tem de decidir qual carta de favor irá
usar. Ele só pode usar uma carta com o mesmo número ou inferior ao número de
pontos sobre o dado (Ou dados). Se um jogador tiver mais de um dado, ele tem
que escolher qual dos diferentes resultados irá contar para o seu turno. Os
resultados dos dados não são somados.
Por exemplo, se o jogador inicial obter um "1", só o favor de
abastecimento de água está disponível, mas se um jogador obter um
"3", ele pode escolher as cartas disponíveis com o favor dado
numerado de 1 a 3 e distribuir água, vinho ou cereais ao Imperador para avançar
até Roma.
As Cartas de Favor
Os jogadores podem aproveitar-se do favor do Imperador, dando recursos
ou contribuindo à religião. Além disso, o casamento pode posicionar o jogador
mais perto de Roma, sem renunciar a nada. Um jogador só pode usar uma carta de
Favor com a face para cima, por turno. Estes são os 6 favores:
• Carta de favor "1", Abastecimento de Água: o jogador pode
dar uma unidade de água para apoiar a cidade. Pela unidade entregue de água, o
jogador pode mover-se por 1 espaço no trilho de Roma. A água distribuída vai
para o stock geral (lago). O número máximo de passos com o abastecimento de
água é de 1.
• Carta de favor "2", Orgia: o jogador pode dar até 1 ou 2
unidades de vinho para apoiar as festividades do Imperador. Por cada unidade
entregue de vinho, o jogador pode subir em um espaço no trilho de Roma. O vinho
entregue vai para stock geral (vinha). O número máximo de passos é de 2;
• Favor carta "3", Distribuição de alimentos: o jogador pode
dar até 1 ou 2 unidades de Cereal para alimentar o povo de Roma. Por cada
unidade de entregue de cereal, o jogador pode mover-se por 1 espaço no trilho
de Roma. Os cereais entregues vão para o stock geral. O número máximo de passos
é de 2;
• Carta de favor "4", Batalha: o jogador avança um espaço no
trilho de Roma por cada Centurião que der. Os Centuriões dados vão para o stock
geral (Centro de Treino). O número máximo de passos para uma batalha é de 3 se
um jogador der Centuriões;
• Carta de favor "5", Casamento: o jogador avança só um espaço se ele for casado. Ele não tem que abdicar de nada por isso. Se um jogador tiver construído um palácio, isso irá dar-lhe um passo adicional para mais perto de Roma. O número máximo de passos que um jogador se pode mover com Casamento é de 2, incluindo 1 do palácio;
• Carta de Favor "6", Religião: o jogador avança um espaço no
trilho para Roma por cada Sacerdotisa que possua. As Sacerdotisa não são
perdidas (o jogador irá guardá-las) O número máximo de passos são 3;
Importante: Depois de usar uma carta de favor, o jogador vira a carta, assim a carta não está disponível para os jogadores que se seguem nesta ronda.
Exemplo:
Jonathan é o jogador inicial, e (1) ele lança um "3". Agora,
ele pode optar entre o fornecimento água "1" distribuir vinho,
"2" para a orgia do Imperador, ou dar cereais para a alimentação
"3". Ele tem uma unidade de cereal no campo de cereais da sua província.
(2) Ele entrega isso ao Imperador (Vai para o campo de cereal no tabuleiro de
jogo), (3) move o seu marcador em um passo para mais perto de Roma e (4) vira a
carta de favor, alimentação"3"
Nota: Se o jogador ativo não é o jogador inicial, é possível que
algumas cartas de favor estejam viradas, o que limita as cartas de favor
disponíveis.
Fichas de privilégio
Começando com ronda 2, os jogadores podem recolher privilégios. Uma
explicação de como os privilégios podem ser recolhidos e como utilizá-los pode
ser encontrada na explicação da fase 5 do jogo - "Privilégios do
Imperador".
Se um jogador não é capaz de cumprir as expectativas do Imperador, ele
tem que pagar impostos. Este é o caso, se ele não tiver os recursos (corretos)
para entregar ou se ele não quiser entregá-los.
A sua pena por não satisfazer o Imperador é pagar 1 Dinheiro a título
de imposto. Ele move o seu marcador de dinheiro em um espaço para baixo. Se ele
não tem dinheiro, tem que de se afastar em um passo (do centro) de Roma. Dar
unidades com cartas de favor 1-4 é voluntário.
Exemplo: Eric lança um "3" e as cartas favor de Orgia (2) e
abastecimento de água (1) estão ambas viradas (por outros jogadores). Se Eric
não pode entregar cereais ao Imperador, ele terá que pagar impostos. Eric tem
dois Centuriões na sua província. No caso, dele ter lançado um "4",
ele poderia ter oferecido um ou dois Centuriões ao Imperador (+1 ou +2 pontos).
A recusa de entrega também vai-lhe custar impostos.
Virar a carta de Favor
Só se um jogador se aproximou de Roma, deve virar a carta de Favor
usada. A carta de Favor virada não pode ser utilizada uma segunda vez numa
ronda. Se um jogador lançar o dado e NÃO tem cartas de Favor, viradas para
cima, disponíveis, não se pode aproximar de Roma, mas NÃO tem que pagar
impostos.
Exemplos
• Eric lançou um "1" e a carta de favor de abastecimento de
água "1" está virada. Eric não será capaz de se aproximar de Roma,
mas também não vai pagar qualquer imposto;
• Anna lançou um "3" e a carta de favor de abastecimento de
água c "1" e alimentação "3" estão ambas viradas. Ela não
tem nenhum vinho para fornecer a carta de favor Orgia "2". Agora,
Anna tem de pagar 1 Dinheiro a título de imposto. Ela não tem permissão para
virar a carta de Favor Orgia, porque ela não se aproximou de Roma.
• Martin lançou dois dados: "2" e "3". A carta de
favor de abastecimento de água "1" e orgia "2" estão ambas
viradas. Martin não tem cereais para a alimentação. Para evitar o pagamento de
impostos, ele pode escolher em usar o lançamento do dado "2". Ele não
irá pagar nenhum imposto e não irá virar qualquer das cartas de favor.
DICA TÁCTICA
Estas regras certificam de que é atraente em ser dos primeiros na ordem
de jogar, uma vez que cada jogador que se segue mais tarde na sequência, tem um
risco mais elevado de várias cartas de Favor úteis já terem sido utilizadas
pelos outros e não será capaz de se mover em direção a Roma.
5. RECEBER PRIVILÉGIOS
Distribuição de fichas
No final de cada ronda de jogo uma ficha de privilégio será colocada em
cada carta de favor não utilizada. O número máximo de fichas numa carta é de 3.
Se um jogador usar uma carta de favor (e move-se para mais perto de
Roma) e a carta de favor carrega 1-3 fichas de privilégio, o jogador recebe
todas as fichas sobre essa carta, independentemente do número de passos que ele
fez nesse turno!
•Se o jogador recebeu
uma ficha, ele tira a carta do topo do baralho com a face para baixo das cartas
de privilégio e guarda-a em segredo dos outros jogadores. A ficha regressa ao
stock geral.
•Se um jogador
recebeu 2 ou 3 fichas, ele tira o mesmo número de cartas de privilégio do
baralho e decide qual delas ele quer guardar: ele só pode guardar uma carta de
privilégio. As fichas regressam ao stock geral e a carta de privilégio que não
tenha sido escolhida, irá ser descartada ao lado do baralho com a face voltada
para baixo de cartas de privilégio;
•A Basílica: se um
jogador construiu uma basílica, pode guardar duas cartas de privilégios, mas só
se existirem pelo menos 2 fichas na carta de favor que ele tenha cumprindo o
seu uso.
Exemplo:
(1) A carta de favor de religião ("6") não foi utilizado em
três rondas e agora 3 fichas estão na carta. Na próxima ronda (2) Anna lança um
"6" e ela tem duas sacerdotisas. Anna pode agora usar a carta de
favor de Religião para melhorar a sua posição, movendo-se em dois passos para
mais perto de Roma. (3) Agora, ela tira as 3 fichas da carta de favor e vira a
carta.
(4) Ela pega nas três cartas topo de privilégio para a sua mão, escolhe
uma para guardar e coloca as outras duas no monte de descarte. As três fichas
são colocadas de volta ao stock geral.
Quando a pilha de cartas de privilégio tiver sido usada, então
embaralha as cartas de privilégio descartadas e formar um novo baralho. Quando
não houver cartas de privilégio disponíveis, nenhum novo privilégio pode ser recebido.
FIM DA RONDA
• No final de uma
ronda do jogo, uma nova ordem de jogar será determinado ajustando a sequência
dos marcadores no Trilho do jogador inicial;
• O jogador com a
carta de Fortuna à sua frente será o (novo) jogador inicial. O resto das posições
no trilho será decidido em função da riqueza. O jogador com mais dinheiro (no
trilho do dinheiro) é o segundo e assim por diante. Em caso de empate, o
jogador que está mais próximo do jogador inicial, no sentido dos ponteiros do
relógio terá a posição mais elevada;
• Coloca uma ficha de
privilégio em cada carta de Favor não utilizada (face para cima). O número
máximo de fichas numa carta de Favor é de 3. Se o máximo tiver sido alcançado,
nenhuma ficha será adicionado à essa carta de favor até que um dos jogadores
tenha usado esse favor (e tenha tirado todas as fichas);
• Todas as cartas de
favor utilizadas com a face para baixo são viradas, por isso todas estão
disponíveis novamente para a próxima ronda.
O FIM DO JOGO
• Assim que um jogador
alcance o Palácio de César no Centro de Roma (passo 15), cada jogador que não
teve o seu turno nessa ronda pode terminar a sua ronda. Depois disso, o jogo
termina.
• O jogador que é o
primeiro a chegar Palácio de César receberá 3 fichas de privilégio e pode tirar
as três cartas topo de privilégio. Ele escolhe um para guardar e coloca as
outras duas cartas com a
face para baixo sobre a mesa. O segundo jogador a chegar ao Palácio
podem escolher de entre as 2 cartas de privilégio que estão disponíveis. No
caso raro de um terceiro jogador chegar ao Palácio na última ronda, recebe a
última das 3 cartas de privilégio.
(1) Anna é a primeira a chegar ao Palácio. Ela pega nas três fichas e
tira as 3 cartas de privilégio do baralho. (2) Ela escolhe uma e guarda-a. Eric
já tinha tido o seu turno, mas Jonathan e Martin são o terceiro e quarto no
trilho do jogador inicial e têm o seu último turno. (3) Jonathan termina na
posição 13, e Martin (4) também é capaz de atingir o Palácio. Ele escolhe (5)
uma das duas cartas de privilégios que são deixadas após a escolha da Anna.
O Vencedor do Jogo
• Um jogador não terá
a possibilidade de ganhar o jogo, se o seu peão está fora de Roma, pelo que um
jogador deve ter pelo menos alcançado o passo número 10 para entrar para além
das portas da cidade de Roma;
• No final do jogo
todos os jogadores que estão dentro de Roma revelam os valores das suas cartas
de privilégio recolhidas;
• Cada jogador conta o
número total de passos o seu peão se moveu em direção a Roma – cada passo vale
1 ponto Vitória - (não mais de 15 passos) e acrescenta esse número ao número de
Pontos de Vitória ganhos com privilégios para calcular a sua pontuação total.
• Destes jogadores, o
jogador com a maior pontuação total ganha.
• Em caso de empate, o
jogador com mais passos ganha, depois disso mais dinheiro, seguido pelo número
de Centuriões, e, finalmente, o número de sacerdotisas, determina o vencedor.
REGRAS ADICIONAIS
• Um jogador não pode
ter mais de 20 Dinheiros;
• Um jogador não pode
ter dívidas;
• O uso de cartas de
ação é voluntário. Um jogador pode jogar a carta sem executar a ação sobre a
carta.
REGRAS PARA 2 JOGADORES
Jogar Fortuna com dois jogadores é o mesmo que com 3-4 jogadores com
uma exceção:
• SÓ o jogador inicial
pode virar uma carta de Favor adicional à sua escolha diretamente após a fase
de jogo 4 (favor do imperador), independentemente dos resultados do lançamento
dos dados.
IMPORTANTE: Um jogador não pode virar uma carta de favor com fichas! Se
o jogador inicial não puder virar uma carta de favor adicional (quando há
fichas sobre todas cartas com a face para cima) a fase do jogo 4 termina
imediatamente.
AS CARTAS DO JOGO
CARTAS DE AÇÃO
As 12 cartas de ação são explicadas na carta de visão geral
desagregada.
AS CARTAS DE EDIFÍCIOS
O Mercado
O proprietário de um mercado pode vender o seu vinho (quando usar a
carta de ação
Comércio de Vinho) ou cereal (Comércio de Cereal) por +1 dinheiro por
unidade.
Exemplo: se um jogador está a vender 3 unidades de vinho, a sua
receita, normalmente, seria de 9 Dinheiros. Se o jogador é dono de um edifício
de mercado, isso vai trazer-lhe 12 Dinheiros (3 extra).
O proprietário de um aqueduto recebe uma unidade de água, SÓ se o seu
aqueduto está vazio. Esta unidade de água é recebida do stock geral.
Um jogador não pode colocar a unidade de água recém-requerida no
reservatório. Só as unidades da carta de ação de Distribuição de Água podem ser
colocadas no reservatório de água! Para esvaziar o Aqueduto, um jogador pode
usar a água no aqueduto em cada oportunidade, colhendo vinho ou cereal ou
através do fornecimento de água no favor do Imperador.
Um palácio só pode ser construído depois de um jogador estar casado.
Quando um jogador está casado, possui um palácio, e se o jogador é capaz de
usar a carta de favor "Fortuna" (dados nível "5") na fase
de jogo 4, ele irá avançar por um passo extra no trilho de Roma.
O jogador pode mover-se no máximo de 2 passos quando ele usa a carta de
favor "Fortuna", é casado e construiu um palácio. Ele não tem de
abdicar de qualquer coisa para usar esta carta de favor para se aproximar de Roma.
O proprietário de uma Basílica pode guardar uma carta de privilégio
adicional no caso de receber duas ou mais fichas de privilégio na fase de jogo
"Aproveitar-se do favor do Imperador ".
A Basílica não terá qualquer efeito sobre as três fichas no centro de
Roma (palácio de César). Mesmo que ele tenha uma Basílica, o primeiro jogador
que chega ao objetivo é-lhe permitido guardar uma carta de privilégio.
Exemplo: Anna lançou um "4". Ela entrega um Centurião para
melhorar o seu favor e move-se em um passo para mais perto de Roma. Na carta de
favor de "batalha" há três fichas. Uma vez que Anna é proprietária de
uma Basílica, ela pode manter duas das três cartas de privilégio.
CARTAS DE PRIVILÉGIO
Durante o jogo, os jogadores vão guardar as cartas de privilégio com a
face para baixo ou nas suas mãos. Há um total de 26 cartas de privilégios no
jogo. Ao jogar com 2-3 jogadores as 4 cartas de privilégio com os 4 peões
impressos no canto superior esquerdo serão retiradas do jogo e nesse caso apenas
22 cartas de privilégio serão usadas…
As Cartas de Privilégio podem fornecer adicionalmente
• Recursos
• Passos em direção a Roma
• Pontos de Vitória
A. Cartas de Privilégio que dão recursos (5 cartas)
Estas cartas dão um ou dois recursos adicionais a um jogador quando ele
usa a carta no seu turno. Depois de os recursos terem sido recebidos, a carta é
descartada com a face para cima ao lado do baralho, com a face voltada para
baixo, de cartas de privilégio.
Estas cartas dão um passo adicional em direção a Roma a um peão de
jogador, quando o jogador usa esta carta, no seu turno. Depois do peão ter sido
movido, a carta é descartada com a face para cima ao lado do baralho, com a
face voltada para baixo, de cartas de privilégio. Ambas as cartas (com ou sem
os 4 peões) dão um passo em direção a Roma. Uma carta de privilégio do tipo B
só pode ser utilizada uma vez por turno.
C. Cartas de Privilégio que dão pontos de vitória (13 cartas)
Estas cartas podem dar pontos de vitória a um jogador no final do jogo,
caso ele tenha a combinação dos recursos.
Cada edifício que possuis no fim do jogo dá-te 2 Pontos de Vitória (VP)
adicionais. Esta carta pode ser utilizada para vários edifícios, mas uma vez
que um jogador não pode construir mais de três edifícios, esta carta não pode
dar mais do que 6 VP.
Quando um jogador tem esta carta de privilégio, o jogador recebe 1 ponto de vitória por cada unidade de cereal que ele possa dar (desfazer-se) no final do jogo
Estes são as outras 7 cartas de privilégios do jogo:
Nota: Se o baralho de cartas de privilégio se esgotar, embaralha as
cartas de privilégio descartadas com a face para cima e forma um novo baralho.
IMPORTANTE
• As cartas de
Privilégio A e B podem ser utilizadas a qualquer momento no turno de um
jogador.
• As cartas de
privilégio B fornecendo passos suplementares em direção a Roma só podem ser
usadas uma vez num turno.
• Uma carta de
privilégio só pode ser usada uma vez! Para recursos, passos e pontuação!
Mal tivemos conhecimento do lançamento do jogo e fomos tendo mais informações sobre ele, ficámos completamente rendidos ao jogo, não conseguindo de parar de fazer tudo para que tivéssemos um exemplar nas mãos, o mais brevemente possível. Graças à nossa parceria com a Philibert foi possível satisfazer o nosso desejo.
Quando finalmente, tivemos o prazer de ter a caixa do Fortuna nas
nossas mãos, ficámos encantados com a sua ilustração. A caixa está muito bonita
e muito bem ilustrada. É muito atraente, não deixando ninguém indiferente. Dá
vontade de lhe pegar e de lhe tocar. Fazendo parte do grupo de fãs do “Cuba”,
tínhamos muitas expetativas em relação ao Fortuna, pois estavam perante os
mesmos autores. Daí que não demorámos muito tempo e abrimos de imediato a
caixa. Dentro dela encontramos uma divisória central com duas alas laterais,
mas elevadas. Estas servem para apoiar o tabuleiro do jogo quando este é
colocado dentro da caixa. Todo este espaço está muito bem ilustrado, mantendo o
requinte da ilustração e apresentação do exterior da caixa. Só temos pena que
não haja qualquer divisória para que possamos acomodar os componentes do jogo.
Contudo, são fornecidos alguns sacos plásticos para colmatar esta situação.
Os materiais do jogo são de qualidade. Apesar das cartas serem
demasiado plastificadas, tem uma vantagem ao nível da sua conservação, pois
ficam menos expostas ao desgaste e eventuais danos provocados pelo uso. As
ilustrações estão interessantes, nomeadamente o tabuleiro do jogo. Contudo não
consegue rivalizar com o tabuleiro do “Cuba”.
Os grafismos estão em muito bom nível. Não precisamos de saber os nomes
das cartas, nem consultar a descrição da sua função para perceber a funcionalidade
de cada uma delas. Os grafismos são muito percetíveis e fáceis de perceber. As
regras do jogo estão bem estruturadas e bem explicadas. Optando os autores por
ter uma folha solta com a explicação da preparação do jogo e com a descrição
das cartas de Ação. Logo que o jogo chegou às nossas mãos, iniciámos de
imediato a sua tradução.
Basta uma leitura das regras e com o auxílio do livro das regras para
as primeiras rondas do jogo e vamos perceber rapidamente toda a mecânica deste
Fortuna.
No nosso turno está dividido em 5 fases que são executadas rapidamente,
ao contrário que se pode pensar inicialmente. O tempo que pode demorar o nosso
turno, depende do tempo que levamos a definir a nossa estratégia, do que a
realizar as tarefas definidas nessas 5 fases.
A preparação do jogo é rápida, uma vez que está muito bem esquematizada
e explicada na folha solta que acompanha as regras do jogo.
Está interessante a forma escolhida pelos autores para o posicionamento
das cartas de Ação. Estas são colocadas em redor do tabuleiro do jogo. Cada
lado do tabuleiro, corresponde à área de jogo de um jogador. Esta área tem 3
espaços desenhados no próprio tabuleiro para posicionar as 3 cartas de Ação,
que cada jogador tem disponível para executar o seu turno.
Está também interessante, que todas as cartas de ação, estejam à vista
de todos os jogadores. Assim, podemos saber o que cada um tem e pode fazer com
elas. Esta situação mesmo quando jogamos com menos de 4 jogadores. Está também
muito bem pensado, a regra de que podemos virar uma das nossas cartas com a
face para baixo, antes de cada ronda, impedindo assim que ela seja trocada por
vontade de um dos nossos adversários, quando realize o seu turno antes de nós.
Isto porque, no nosso turno, a carta de ação que escolhemos executar, depois de
efetuada a ação, temos de a trocar por outra carta de ação de um oponente,
desde que não esteja virada para baixo.
Esta mecânica das cartas de ação está estimulante, porque anula
qualquer fator de sorte que possa existir aquando da distribuição das cartas na
preparação do jogo. Isto porque podemos ter acesso a praticamente todas as
cartas de ação disponíveis no jogo. Além disso, podemos com isso tentar evitar
que os nossos oponentes possam fazer uma certa ação, retirando-lhe uma
determinada carta. Ser o último a jogar, pode significar ficar sem as duas
cartas de ação que inicialmente deixámos viradas para cima.
Este jogo optou muito pela receita das cartas estarem visíveis a todos.
As cartas de edifícios também estão visíveis e disponíveis para todos os
jogadores. Haja dinheiro para as comprar e espaço no nosso tabuleiro para as
ter, já que dos 4 edifícios diferentes, só podemos ter 3 (um de cada tipo).
Só as cartas de privilégio têm a sua face escondida durante o jogo.
Contudo, o facto de podermos tirar mais do que uma, em função das fichas de
privilégio obtidas aquando do favor do Imperador, possibilita olhar para 1,2 ou
3 cartas e escolher aquela que mais nos convém.
O aproveitar do favor do Imperador, as cartas de favor em redor de Roma
no tabuleiro do jogo, são uma boa ajuda para avançar no nosso caminho em
direção a Roma. No entanto temos que ter sempre a preocupação de ter no nosso
tabuleiro de província, os recursos ou outros fatores exigidos para satisfazer
essas cartas. O não cumprimento dessas exigências da carta, para além de não
aproveitarmos os passos adicionais que poderíamos dar em direção a Roma, pode
provocar a perda de dinheiro e em último caso, pode implicar o recuo do nosso
peão no nosso caminho para Roma.
É certo que é um dado que determina a carta de favor que podemos
beneficiar. No entanto, se tivermos mais dados, máximo 3, podemos eliminar
substancialmente o fator sorte desta operação.
Relativamente às fichas de privilégio que são colocadas em cima de
carta de favor não utilizada, no máximo 3, no final dec ada ronda. Deparámo-nos
com uma situação insólita, quando jogávamos o jogo, a falta de fichas para
colocar nas cartas. O jogo traz 15 fichas, sendo 3 delas colocadas durante a
preparação do jogo, no palácio de Cesar em Roma, ficando 12 disponíveis para
serem posicionadas nas cartas. Tivemos de nos socorrer das 3 fichas do Palácio
de Cesar para podermos posicionar as fichas necessárias sobre as cartas,
durante uma ronda do jogo com 3 jogadores. OS autores teriam evitado esta
situação, se tivessem disponibilizado 21 fichas, sendo 3 para o Palácio de
César e 18 para as 6 cartas de favor. Pois pode acontecer, que durante 3 rondas
ninguém possa ou queira satisfazer os requisitos das cartas de favor.
Há que fazer uma boa gestão das sacerdotisas e dos centuriões, pois são
importantes para certas situações do jogo, nomeadamente os centuriões que nos
permitem realizar uma ação adicional no nosso turno, através do poder militar.
Além disso, podem dar pontos de vitória importantes, quando associados às cartas
de privilégios que possamos obter durante o jogo.
O Fortuna é um bom jogo estratégico, com muitas variáveis interessantes
que tornam os 15 passos que temos de dar até chegar ao Palácio de César, mais
difícil do que possa parecer à primeira vista.
Há que dominar bem o conhecimento de todas as cartas e as suas funções
para que durante o jogo possamos planear melhor a evolução do nosso jogo, de
acordo com aquilo que o próprio jogo vai oferecendo, em função das opções de
todos os jogadores presentes em jogo. Não é um jogo muito complexo e difícil,
mas já tem um grau de dificuldade elevado, que requer destreza, atenção e
pensamento estratégico para conseguir levar de vencido os nossos oponentes.
Atenções que apesar de não chegar ao Palácio do César, os jogadores que
consigam entrar nas portas de Roma, passo X do caminho em direção a Roma, podem
ainda discutir a vitória com quem consiga alcançar o Palácio de César,
utilizando as suas cartas de privilégio.
O baralho de cartas de privilégio, também tem certas cartas que podem
ser usadas durante o jogo, são aquelas que não dão pontos de vitória e dão
recursos que podem ser uma ajuda importante à nossa estratégia, As que dão
pontos de vitória são guardadas para a pontuação final.
O Fortuna é um jogo muito bem pensado e estruturado, com uma exigência
acima da média.
O jogo suplantou as nossas expetativas. Ficámos positivamente
surpreendidos. Não consegue ultrapassar o “Cuba”, mas não fica muito atrás
dele.
O Fortuna é um bom jogo que recomendamos a todos experimentar, pois vão
sentir a presença de algo que se assemelha ao “Cuba”
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