Offboard - Asmodee







Um jogo de Michel Lalet e de Laurent Levi para 2 jogadores, a partir dos 7 anos, com a duração de 20 minutos.

COMPONENTES
Um tabuleiro e 12 bolas por jogador.

OBJECTIVO DO JOGO
O primeiro jogador que consiga marcar 6 pontos, ganha a partida. Para isso terá que empurrar as bolas do oponente para as bermas situadas em redor do tabuleiro (bermas de pontuação), registando tantos pontos como o número impresso nessa berma (1, 2 ou 3).

TABULEIRO E CONFIGURAÇÃO INICIAL
As bolas colocadas sobre a superfície do jogo denominam-se de “bolas vivas”, e podem sempre ser movidas. Por outro lado, as bolas que tenham sido empurradas para fora do tabuleiro denominam-se de “bolas mortas”, e permanecem nas suas respectivas bermas de pontos até ao final da partida. No início do jogo, as bolas colocam-se sempre, como se mostra a seguir.


INÍCIO DA PARTIDA
Cada jogador escolhe uma cor. O jogador vermelho começa sempre a partida. Os jogadores vão-se revezando para realizar o movimento.

MOVIMENTO
No seu turno, um jogador pode mover uma ou mais bolas num mesmo movimento. Este pode ser:
• De uma bola para qualquer espaço vazio adjacente.
• De duas, três, quatro, cinco ou mais bolas juntas, para um espaço vazio adjacente para qualquer dos extremos da linha formada pelas bolas. Não há limite para o número de bolas que se podem deslocar num mesmo movimento, sempre que:
- As bolas estejam em linha recta.
- Haja um espaço vazio ao final do grupo que se move.
- Não há bolas de outra cor na linha a mover.
- O movimento da linha não faça com que uma bola do próprio jogador saia do tabuleiro.


EMPURRAR O ADVERSÁRIO
No teu turno, podes empurrar com um grupo de bolas da tua cor, um outro do adversário, sempre que ambos os grupos estejam em contacto e que o do oponente seja menor, embora esta acção não seja obrigatória.
Para que uma ou mais bolas do teu oponente possam ser empurradas, tem que haver um espaço livre por detrás das mesmas.
Toque: é o movimento de empurrar de uma bola do adversário para as bermas de pontuação, para ganhar pontos.
Ataque: é o movimento de empurrar antes ao toque.
A única maneira de ganhar pontos é empurrar as bolas do teu adversário para as bermas de pontuação!
Não é permitido empurrar as tuas próprias bolas para as bermas de pontuação.
Não há limites estabelecidos para o número de bolas que podem ser empurradas, à excepção dos limites físicos do tabuleiro.

CONDIÇÕES DE VITÓRIA
O primeiro jogador que consiga marcar pelo menos 6 pontos, ganha a partida.
As bolas do oponente que caem nas bermas de pontuação marcam os pontos registados. As bolas que são empurradas para fora do tabuleiro rodarão pela berma de pontuação até que se mobilizem num espaço livre.
Nesse momento, a bola marca um número de pontos igual ao número que aparece impresso na berma: 1, 2 ou 3 pontos.
Só pode haver uma bola para um mesmo objectivo.
Se a berma de pontos já está ocupada, a segunda bola não dá pontos de vitória.
Se ao expulsar uma das bolas te deparas com a berma ocupada (quer seja por uma bola própria ou do adversário), tens duas opções:
• Recuperar a bola da berma de pontos e colocá-la em qualquer espaço vazio do tabuleiro. No entanto, nesse caso, não poderás realizar outra acção nesse turno (mover ou empurrar).
• Ou simplesmente podes eliminar a bola do jogo da partida. A bola não poderá voltar a ser colocada na partida e não marcará pontos. A seguir, joga o teu turno normal (move e empurra).

FINAL DO JOGO
A partida acaba quando um jogador marcar pelo menos 6 pontos.

NOTAS ACERCA DO JOGO
Uma bola que é empurrada ao largo de uma das diagonais principais poderia, em teoria, cair em duas bermas de pontos. No entanto, o tabuleiro está construído de maneira a que rodará sempre em direcção à pontuação mais baixa.

Segui sempre de muito de perto a evolução do lançamento de jogo. Já há muito tempo que estava decidido a adquirir um exemplar do jogo original Abalone. Com o aparecimento deste Offboard, direccionei toda a minha vontade e atenção para este último. Através da parceria com a La Pcra foi possível obter um exemplar deste jogo.
As expectativas eram muitas quando pela primeira vez pude tocar na caixa do jogo. A caixa está bem ilustrada e muito atraente, dá vontade de tocar e de mexer nela. O formato está original, quer ao nível exterior, quer no seu interior. Acredito que este formato não só se deveu para tornar a caixa do jogo mais atractiva, mas também devido ao formato do tabuleiro do jogo. No interior encontramos um molde que encaixa o tabuleiro do jogo e divisórias individuais para acomodar cada uma das 24 bolas do jogo.
Os materiais utilizados são de qualidade. O tabuleiro é feito de um plástico reforçado e duro, dando a sensação de resistência.
O tabuleiro é composto por vários buracos por onde rolam as bolas, mas está construído de forma a facilitar o movimento das bolas, assim como para direccioná-las quando são expulsas do tabuleiro do jogo, a direccionarem sempre para a pontuação mais baixa das bermas de onde saíram. Esta situação acontece quando a bola sai pelas zonas divisórias de pontuação diferente.
Este tipo de jogos abstractos e de Mind Games, requer sempre muita atenção aos movimentos adversários para que possamos tirar o melhor proveito deles com a estratégia que temos planeada, mas também requer que a nossa estratégia seja flexível para que possa ser facilmente adaptada às circunstâncias inesperadas que o nosso oponente pode criar.
Pode ser interessante e útil que a nossa estratégia passe também por retirar das bermas ou mesmo do jogo, as nossas bolas para evitar que o nosso oponente possa usufruir delas para a sua pontuação. A opção por retirar do jogo é um pouco mais drástica, porque essas bolas também podem vir a fazer-nos falta em algumas situações, já que ficamos em desvantagem numérica em relação ao nosso adversário. Este aspecto é importante porque para empurrar bolas de uma core diferente requer que o número de bolas seja superior ao adversário, e estando nós em desvantagem numérica facilita o trabalho do nosso adversário. Em suma, tudo tem de ser sempre bem pensado e ponderado.
É um jogo interessante e divertido. As regras são simples e de fácil compreensão. Podemos começar a jogar logo de imediato. O próprio tabuleiro tem as zonas de posicionamento inicial das bolas marcadas no tabuleiro.
As minhas expectativas não foram defraudadas, antes pelo contrário, gostei muito de jogar este Offboard.

Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









8
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









6
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









8
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7,7
 
dreamwithboardgames
Michel LaletLaurent Levi
Comprar o JogoBoardGameGeek


dreamwithboardgames
BoardGameGeekHubert Bartos
Łukasz S. KowalREBEL.pl


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: