Pignus Mania - Eudactica

Um jogo da Eudactica para 2 Jogadores ou 2 equipas, a partir dos 10 anos, com a duração de 10 a 30 minutos

Conteúdo
32 Pignus (10 amarelos, 7 vermelhos, sete verdes, sete azuis e um branco)
1 Tabuleiro do Jogo
1 Folha com as regras do jogo

O Tabuleiro do Jogo
Pode ser utilizado em formato reduzido para jogadores novatos, utilizando apenas as 16 casas centrais do tabuleiro ou em formato completo, para jogadores experientes, utilizando todo o tabuleiro do jogo.

Preparação
Antes de dar inicio a uma partida de Pignus, os jogadores devem decidir quem posiciona as peças no tabuleiro do jogo. Sendo que o outro jogador é quem inicia o jogo.

Jogar em Formato Reduzido
Utilizam-se apenas os 16 espaços centrais do tabuleiro, onde são posicionadas 16 Pignus (7 amarelos, 4 verdes, 4 vermelhos e 1 branco). Primeiro é colocado a peça branca e de seguida as peças coloridas de forma aleatória.

Jogar em Formato Completo
Utilizam-se todos os espaços do tabuleiro de jogo e todas as peças do jogo. Primeiro posicionamos a peça branca e de seguida as peças coloridas de forma aleatória.


Objectivo do Jogo
O jogador que conseguir deixar isolado o Pignus Branco no tabuleiro do jogo é o vencedor. Atenção que o Pignus Branco nunca pode ser retirado do tabuleiro do jogo.

Modo de Jogar
Os jogadores posicionam o tabuleiro do jogo frente-a-frente.
Um jogador posiciona os Pignus (começando pelo Branco), depois de terem escolhido qual o formato do jogo (reduzido ou completo).
O adversário inicia o jogo de acordo com o nível do jogo.
Os jogadores vão jogando de forma alternada até que um deles, no seu turno, consiga isolar no tabuleiro, o Pignus Branco.

Nível 1
No seu turno, o jogador pode retirar de uma qualquer linha do tabuleiro, um ou mais Pignus, desde que sejam da mesma cor.

Nível 2
No seu turno, o jogador pode retirar de uma qualquer linha ou coluna do tabuleiro, um ou mais Pignus, desde que sejam da mesma cor.

Nível 3
No seu turno, o jogador pode retirar de uma qualquer linha ou coluna ou diagonal do tabuleiro, um ou mais Pignus, desde que sejam da mesma cor.

Jogo de Equipa
O jogo pode ser jogado por equipas constituídas por 2 elementos. Em conjunto decidem o que fazer em cada turno, mas atenção que só um deles pode retirar os Pignus do tabuleiro do jogo, pelo que cada equipa deve anunciar antes do jogo começar, quem é o responsável por retirar Os Pignus do tabuleiro do jogo.


Quando vi este jogo à venda não resisti a compra-lo. Primeiro, porque gosto de apostar em jogos que não fazem parte do “circo” económico internacional dos board games. Segundo, porque gosto de “Mind Games”.
O Pignus Mania é um jogo com regras muito simples e fáceis de perceber. O mesmo é dizer que podemos começar a jogar quase de imediato. Podemos jogar este jogo de três maneiras diferentes (3 níveis) e utilizando o formato completo ou reduzido do tabuleiro. Esta foi a forma encontrada para familiarizar os jogadores novatos ao Pignus Mania. Contudo, o formato para jogadores experientes é mais complexo e desafiante. O Pignus Mania requer muita atenção, estratégia e planeamento para sair vencedor de uma partida.
É um excelente jogo para nos acompanhar nas férias. Ocupa pouco espaço na mala, a caixa é de pequenas dimensões e leve. Podemos jogar o jogo em qualquer lugar, na praia, numa explanada ou à beira de uma piscina. O tabuleiro é pequeno e é feito de um cartão duro, ideal quando estamos a jogar o jogo em superfícies não muito planas. A juntar a tudo isto, as regras simples e fáceis de compreender são as ideais quando estamos de férias e não queremos estar a perder tempo para perceber ou explicar regras, pois o mais importante é desfrutar de um bom momento entre amigos e/ou familiares numas merecidas férias.
Bons campeonatos…


Tema/Objectivo









9
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









4
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7,5


dreamwithboardgames
Regras do JogoEudactica
Comprar o JogoBoardGameGeek


Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: