Utopia - Matagot

O Rei da Utopia convidou os Príncipes das maiores civilizações da antiguidade para virem e viverem dentro dos muros da sua cidade, acolhendo assim, a riqueza arquitectónica das suas cidades distantes.
Como Ministro do Rei, o teu soberano deu-te a missão de dar as boas vindas e de acompanhar esses príncipes e princesas, os quais se irão apresentar nos portões da cidade. Por cada desenvolvimento acrescentado à cidade feito pelos teus convidados, aumenta o teu prestígio.
Objectivo do jogo: O primeiro jogador a obter ou ultrapassar os 50 pontos de prestígio faz com que o jogo termine, e o jogador que tiver acumulado o maior número de pontos é declarado o vencedor
.
No início do jogo, a ordem de jogar corresponde à ordem dos Ministros no quadrado de partida do Trilho da Pontuação.
Quando a acção de um jogador modifica o Trilho da Pontuação (com a atribuição de pontos a um oponente), a ordem de jogar pode mudar. O próximo a jogar, é o jogador que agora tem a maior pontuação no Trilho, daqueles que ainda não tiveram a sua vez de jogar.
No começo da segunda jogada, o jogador que tiver a maior pontuação joga primeiro. A ordem é determinada pelo ranking do Trilho da Pontuação. Na eventualidade de um empate, o jogador que tiver chegado primeiro ao quadrado é o primeiro a jogar.
Se os jogadores estiverem ainda no quadrado de partida do Trilho da Pontuação, o jogador que jogou em primeiro no início da jogada é movido para a última posição.

Cada jogada do jogo é dividida em três fases:
FASE 1: Dar as Boas Vindas aos Príncipes
FASE 2: Desenvolvimento da Cidade
FASE 3: Calcular os Pontos de Prestígio


É um jogo apaixonante. O desgin gráfico do tabuleiro e principalmente das miniaturas dos monumentos, das maravilhas do mundo e dos ministros está excelente, é do melhor que há no mercado de jogos de tabuleiro. Quando o tabuleiro está repleto de miniaturas estamos perante uma obra de arte.


Já fiz a tradução para Português.


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: