Mare Nostrum - Eurogames


Mare Nostrum
-------------------
Cada jogador interpreta o papel de líder de uma antiga civilização. O campo de jogo é o mapa da bacia mediterrânica, dividido entre provinciais em terra e espaços marítimos. Cada província pode conter um local para uma cidade (marcado com o símbolo de cidade), e áreas ricas em determinados produtos (marcadas com o símbolo desse produto).
Para desenvolver o seu império, os jogadores irão precisar de explorar esses recursos, construindo cidades nos locais das cidades e caravanas nos locais dos produtos. Os jogadores irão também usar o poder militar para reivindicar novas províncias – mesmo que as províncias sejam de outro jogador. A riqueza ganha através do comércio e conquistas é reinvestida em novas construções, e eventualmente em construir as grandes Maravilhas do Mundo e contratando Heróis poderosos. Isto não só traz aos seus proprietários grandes vantagens, como também pavimenta a estrada para a vitória.

Para ganhar o jogo, deves ser o primeiro ou a construir as Pirâmides, ou a possuir um total combinado de 4 Maravilhas do Mundo e/ou Heróis.


O jogo pode ser jogado em duas configurações:


Configuração Básica do Jogo
Cada jogador escolhe 1 das 5 civilizações iniciais e a respectiva Folha de Ajuda ao Jogador e segue as instruções da configuração básica do jogo. Depois os jogadores recebem a carta do Herói Específico da sua Civilização (“Hannibal” para a “Carthage”, por exemplo), e podem também ter a possibilidade de receberem a carta da Função a Desempenhar, se existir essa indicação na configuração básica do jogo (por exemplo, no início do jogo, o jogador com a civilização romana recebe a carta de Líder Militar), colocando essas cartas, viradas para cima, em frente a cada jogador. Consultando a configuração básica para a sua civilização, podem colocar o número indicado de Marcadores de Influência e símbolos de Construção em cartão, nos espaços apropriados no tabuleiro de jogo.


Configuração Avançada do Jogo

Quando os jogadores forem mais experientes, cada um constrói o seu império como quer através da adopção do estilo de “free-play” para a configuração do jogo. Com este método, a Capital da Província para cada civilização é a mesma que na configuração básica, no entanto, em vez de usarem o conjunto de posições iniciais das peças, conforme está descrito na Folha de Ajuda ao Jogador, cada jogador começa agora com 36 pontos de construção para gastarem em Marcadores de Influência, Construção (símbolos em cartão), Unidades Militares e/ou no seu Herói Específico da sua Civilização (mas, não nos Heróis Normais ou Maravilhas) à sua escolha. O custo para cada item é o mesmo que o número de cartas necessárias para comprar o item no capítulo de Custos de Construção. Não se esqueçam que todos os itens construídos só podem ser colocados nas Capitais de Província do jogador e províncias imediatamente adjacentes e são aplicadas todas as regras normais de construção. Não esquecer também, que qualquer Legião ou “Triremes” (barco) construído, deve começar na Capital de Província do jogador, podendo depois mover-se para fora na primeira fase de movimento.
Cada jogada está dividida em 3 partes: Fase de Comércio, Fase de Construção e Fase Militar. Durante cada fase, e antes de seguir para a fase seguinte, a ordem de jogar dos jogadores é determinada de uma forma particular (original).


Um excelente jogo de Serget Laget, autor com Bruno Faidutti do Mystery of the Abbey e com Bruno Cathala do Shadow over Camelot.

O desgin gráfico é fenomenal, a qualidade dos componente é muito boa. É daqueles jogos em que existem combates, mas não são fundamentais para o resultado do jogo, o que faz com que possas vencer sem combater, é tudo uma questão de estratégia. Recomendo este jogo, é muito bom, contudo é difícil de arranjar uma cópia.

Prémios do jogo:
Deutscher SpielePreis7th Place 2003
International Gamers AwardsBest Strategy Game Nominee 2003



Mare Nostrum Mythology Expansaion
----------------------------------------------------
Já fiz a tradução quer do jogo, quer da expansão: Mare Nostrum Mythology Expansion. No entanto relativamente à expansão deste jogo já não gosto nada, uma vez que a mitologia é demasiado importante no jogo, perdendo o realismo que tinha na versão original. É daquelas muitas situações que não vale a pena comprar a expansão, só vem estragar o original. Fiquei tão desolado com a expansão que já me desfiz dela, vendia-a para a Suécia. A razão que me tinha levado a comprar a expansão foi ter a parte da península ibérica no jogo.
Assim, Mare Nostrum Mythology leva 5/10.



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

1 comentário:

jp_limac disse...

Resenha e resumo das regras excelente!

Parabéns e obrigado

Patesi