Cuba - Eggertspiele

Um Jogo de Michael Reineck e Stefan Stadler para 2 a 5 jogadores , a partir dos 12 anos, com a duração entre 75 a 120 minutos.
Cuba anterior à revolução: Debaixo de circunstâncias turbulentas, as aldeias da ilha esforçam-se ao máximo para obter a autonomia económica e influência.
Quem pode comprar e vender os seus produtos e mercadorias com lucro no mercado local ou embarcá-los na sua maior parte, nos barcos comerciais?
Quem pode enviar o delgado mais indicado ao parlamento para influenciar o processo legislativo parlamentar, ou erguer distilarias, hotéis e bancos no momento exacto para beneficiar a sua aldeia?



Objectivo do Jogo
Aquele que tiver o maior número de pontos acumulados no final do jogo é o vencedor. Os jogadores ganham pontos de vitória com o embarque de mercadorias a partir do porto, mas também com o erguer e uso de edifícios, e com o cumprimento dos decretos-lei.


Conteúdo
1 Tabuleiro de Jogo
24 Pequenas Cartas de decretos-lei (6 de cada)
54 Peças de Produtos (18 octaedros de cada em branco, laranja e verde)
5 Tabuleiros de Plantações
25 Peças de Edifícios
60 Moedas (45x1, 25x3 e 15x5 pesos)
25 Cartas de Personagens (5 de cada em azul, vermelho, amarelo, verde e roxo.
45 Peças de Recursos (15 cubos de cada em branco, vermelho/acastanhado e azul.)
30 Peças de Mercadorias (13 garrafas vermelhas de rum e 15 caixas castanhas de charutos)
15 Cartas de barcos
1 Peça de Veto pela Igreja
4 Folhas com o resumo das regras
1 Carta de Jogador Inicial (mais o suporte)
5 Peões nas cores dos jogadores
6 Peças Pretas
5 Marcadores nas cores dos jogadores
1 Peça de Voto da Câmara Municipal.


Modo de JogarO jogo desenrola-se por 6 jogadas, em cada uma delas são efectuadas 5 fases da mesma maneira:

A. Projectos de decretos-lei (visão geral das potencialidades dos decretos-lei)
B. Fase de Acção (jogar as cartas de personagens)
C. Fase Parlamentar (votar nos decretos-lei)
D. Fase dos Decretos-lei (aplicação dos decretos-lei)
E. Fim da jogada (preparar a próxima jogada)


A. Projectos de Decretos-lei
Vira a carta do topo de cada um dos 4 montes de decretos-lei.
B. Fase de Acção
O jogador inicial começa e os outros jogadores seguindo o sentido dos ponteiros do relógio, jogam um após o outro: Cada jogador joga uma qualquer carta das suas cartas de personagem (colocando-a com a face virada para cima à sua frente) e leva a cabo a respectiva acção. Isto continua até que cada jogador tenha jogado 4 cartas. (cada jogador deita as cartas que joga uma em cima da outra, ligeiramente sobrepostas; a quinta carta é guardada na mão até a fase parlamentar).
Mudar o jogador inicial no final da fase de acção
Depois de todos os jogadores terem jogado 4 cartas e efectuado as acções apropriadas, uma novo jogador inicial é imediatamente determinado. O jogador cuja última (quarta) carta tenha o maior valor torna-se no novo jogador inicial.

C. Fase Parlamentar
Dois dos quatro decretos-lei são agora seleccionados e aprovados da seguinte maneira:
• Cada jogador revela a sua 5ª carta de personagem (a carta que não jogou durante a fase de acção) e mostra quantos votos ele tem no parlamento: As diferentes personagens têm valores diferentes conforme está indicado nas cartas (1 a 5).
• Quem tenha construído a Câmara Municipal (Town Hall) e a tenha usado com o capataz, recebe 2 votos adicionais.
• Depois os jogadores têm a oportunidade de comprar votos adicionais: Cada voto custa um peso. Para o fazer, cada jogador pega na quantidade de dinheiro que ele pensa ser o que precisa, segura no dinheiro e esconde-o com a mão fechada, em cima da mesa. Todos os jogadores apostam ao mesmo tempo.
Quem não quiser ou não é capaz de comprar votos, aposta com a sua mão vazia. O jogador que tiver o maior número de votos no total (cartas + votos comprados), depois da aposta, selecciona 2 decretos-lei e aprova-os como se segue:
• Cada decreto-lei seleccionado é posto no espaço adequado da sua secção no parlamento (I a IV) e produz efeitos imediatamente. Se outro decreto-lei já estiver nesse espaço, torna-se inválido, pelo que deve ser removida do jogo.
D. Fase dos decretos-lei
Agora, os decretos-lei em vigor (máximo de 4) são postos em acção – o mais cedo possível.
Isto é feito segundo a ordem de I a IV.
E. Fim de uma Jogada
• Os jogadores devem entregar ao stock geral, todos os produtos que ainda estejam no lote.
• Os recursos e as mercadorias permanecem no lote.
• Os barcos que estejam completamente carregados deixam o porto.
• Todos os restantes navios baixam para a doca seguinte e um novo navio é posicionado no mar.
• Todas as peças pretas são removidas dos espaços que ocupam.
• Da 2ª até à 5ª jogada, o fim de uma jogada é diferente da 1ª jogada, só numa situação: existe um navio na 3ª doca no porto; que deixa o porto, independentemente de estar carregado.
• No final da 6ª jogada o jogo termina.

Fim do Jogo
• Os jogadores ganham 2 pontos de vitória adicionais, por cada um dos seus edifícios, O dinheiro não traz qualquer ponto de vitória.
• O vencedor é aquele que tem o maior número de pontos de vitória.
Em caso de empate, o jogador com mais dinheiro é o vencedor.


Um jogo em que o tabuleiro tem uma excelente qualidade gráfica, assim como as cartas, os tabuleiros de plantações e peças de edifícios.
Durante o jogo, é importante saber distinguir entre recursos, produtos, e mercadorias. Existem 3 tipos de recursos (cubos), 3 variedades de produtos (octaedros), e 2 tipos de mercadorias (caixas de charutos e garrafas de rum). Os barcos comerciais transportam produtos assim como mercadorias. Quando juntos são chamados de merchandise (artigos para venda).
Os recursos não são carregados nos barcos.
Atenção que o merchandise (produtos e mercadorias) que estão no lote e no armazém estão disponíveis em qualquer altura, não importa onde está o peão e todos os produtos que ainda estejam no lote devem ser entregues ao stock geral, no final de um jogada.
Cuba é um jogo cativante com diferentes rumos de acção e uma variedade de possibilidades estratégicas. Para te tornares familiarizado com o jogo, é recomendável que primeiro comeces a jogar seguindo as descrições das regras, sem olhar para as perdas, para depois te aplicares no desafio estratégico como é exigido.

O Cuba é uma mistura bem conseguida do Goa com o Puerto Rico. Recomendo!

Já fiz a tradução da regras para Português e está disponível na Divercentro.
Regras do Jogo (download)


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: