Peça Palavra - Mebo

Um jogo de Bill Eberle, Peter Olotka, Greg Olotka para 1 a 4 jogadores, a partir dos 10 anos e com a duração de 30 minutos.

Para iniciar o ano, vamos falar sobre o jogo que fez parte da diversão em família neste Natal: Peça Palavra.

O jogo desafia os jogadores a construírem palavras com peças coloridas. Quanto mais longas forem, mas pontos ganham. Contudo, há que ter o cuidado de não deixarem peças por utilizar, porque essas sobras implicarão a perda de pontos bónus.

Com as peças do jogo é possível construir qualquer uma das letras do alfabeto, com o máximo de 4 peças. As laterais da caixa do jogo ilustram como se pode construir as letras.

São aceites as palavras que se encontram num dicionário de Língua Portuguesa, excluindo os nomes próprios, abreviaturas e calão.

A preparação do jogo é muito simples e imediata. Tirando a primeira vez que jogamos o jogo, em que temos de ler as regras, as quais são simples, bastando uma leitura atenta para se entrar na mecânica do jogo.

Um desafio consiste em criar 6 palavras. Antes de iniciar o jogo, os participantes decidem quantos desafios vão jogar, até ao máximo de 3.

No início de cada desafio, um jogador lança os dados duas vezes. Por cada lançamento retira peças da cor indicada pelos dados. O que significa que um jogador inicia o desafio com 8 peças.

Porém podem adicionar novas peças, lançando mais uma vez os dados, só que desta vez, apenas 3 dados, e adicionam as peças vermelhas e amarelas que obtiverem. Se o resultado for um jóquer, assinalam-no na folha de pontuação, o que permite adicionar uma peça de qualquer cor, desejada pelo jogador.

Assim que cada jogador tiver escrito uma palavra e a registado na sua folha, são novamente relançados 3 dados para a construção de uma nova palavra, agora com mais peças disponíveis na área de jogo de cada jogador.

O desafio acaba quando for escrita a 6ª palavra. Nessa altura é calculada a pontuação.

O jogo termina depois de terminado o número de desafios acordados inicialmente entre os jogadores.

O jogador com mais pontos é o vencedor.

O Peça Palavra foi excelente para jogar em família. Foi o jogo ideal para passar a época de Natal, fazendo esquecer a pandemia e o facto de estarmos a jogar de máscara. Foi uma boa prenda do Pai Natal. A diversão foi muita, assim como o desafio e a competição entre os participantes.

O Peça Palavra é um bom exemplo de como é possível ter um jogo interessante e original, com regras simples e fáceis de compreender. É a prova de que não precisamos de uma grande produção para que possamos ter momentos bem passados em família. Tudo neste jogo é simples. Com pequenas peças coloridas, quatro dados, uns lápis e umas folhas se consegue construir um jogo muito interessante e desafiante.

Para quem gosta de jogos do tipo Scrabble e Jarnac, vai gostar deste Peça Palavra. Aqueles que sempre tiveram resistência a jogar este tipo de jogos, têm aqui uma boa oportunidade para experimentar um novo desafio.



Tema/Objectivo









7
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









5
Jogabilidade/Interacção









7
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









9
Caixa do jogo/Apresentação









5
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7

dreamwithboardgames
Bill EberlePeter Olotka
Greg OlotkaBoardGameGeek


Paulo Santos
Paulo Santos

Sem comentários: