Um jogo de estratégia abstrato para 2 jogadores de Emiliano "Wentu" Venturini.
A
área em torno de Carnac é mundialmente famosa pelos seus numerosos megálitos.
Milhares de anos atrás, essas enormes pedras foram erguidas para formar campos
enormes. Além disso, pode-se encontrar uma grande quantidade de dólmenes na
Bretanha - estruturas monumentais feitas de pedra.
No
CARNAC, o objetivo é construir esses campos de pedras megálitos individuais:
são construídos no tabuleiro e mais tarde ajustados para formar dólmenes
maciços.
Conteúdo
28 Megálitos
1 Tabuleiro dupla face.
Objetivo do jogo
O jogador que construiu mais dólmenes, no
final do jogo é o vencedor.
Preparação do jogo
Antes do início do jogo, ambos os jogadores
acordam numa das três seções do tabuleiro do jogo. Os 28 megálitos são
colocados de prontidão, numa reserva comum, ao lado do tabuleiro.
Cada jogador escolhe a sua cor de jogo.
Agora, o tabuleiro jogo é colocado entre os dois jogadores de tal forma que
eles se sentam nos lados longos do tabuleiro com as suas cores. O jogador mais
velho começa.
Modo de jogar
O primeiro jogador (A) começa colocando um megálito num único
quadrado. O seu oponente (jogador B) decide agora, se quer (i) inclinar o
megálito acabado de posicionar e colocar um novo ou se (ii) não quer inclinar o
megálito.
(i)
Inclinar e posicionar: se o jogador B decidir pelo passo (i), ele inclina o
último megálito posicionado pelo seu colega, para uma posição deitada. Depois
disso, ele coloca outro megálito tirado do stock, numa posição de pé, em
qualquer quadrado livre no tabuleiro.
Depois disso, o jogador A tem o seu turno
novamente. Agora cabe a ele decidir entre (i) inclinar e posicionar e (ii) não
inclinar.
(ii) Não inclinar: se o jogador (A) decidir
pelo passo (ii) e não quiser inclinar o megálito acabado de colocar pelo seu
oponente (B), então é o turno do seu oponente (B). Ele então coloca um outro
megálito numa posição vertical, em qualquer quadrado vazio. Agora, o jogador A
deve escolher entre a ação (i) e (ii) novamente.
Fim do jogo
O jogo termina assim que o stock comum de
megálitos for usado ou quando não há mais quadrados vazios no tabuleiro.
O jogador com mais dolmens ganha o jogo. No
caso de um empate, o jogador com o maior dólmen ganha. Outros empates são
decididos pelos dolmens maiores subsequentes.
O Carnac foi
uma paixão à primeira vista. Assim que tivemos conhecimento da sua existência,
tudo fizemos para obter um exemplar do jogo. Como é do conhecimento de todos, o
dreamwithboardgames tem um gosto especial por este tipo de jogos. Graças à
nossa parceria com a Spielle Offensive, conseguimos obter uma cópia do jogo.
A ilustração
da caixa transmite na perfeição o que vamos encontrar no seu interior.
Os componentes do jogo são de qualidade, nomeadamente os megálitos, que vêm
muito bem acondicionados no interior da caixa, em compartimentos à sua
medida. Dentro da caixa iremos encontrar um cartão para proteger os megálitos
do restante conteúdo da caixa. Por aqui se vê o cuidado e preocupação na
conceção deste jogo. O tabuleiro do jogo é simples, sem grandes ilustrações,
como é usual neste tipo de jogos. Ele tem uma dupla face, uma vez que o Carnac
pode ser jogado em 3 secções diferentes, cada uma delas tem dimensões
diferentes, o mesmo é dizer, tem um número diferente de espaços disponíveis
para colocar os megálitos. Como as regras aconselham, devemos começar a jogar
pela secção II e só depois as restantes secções. As regras são simples de
compreender, bastando uma leitura atenta para entrar rapidamente no espírito do
jogo. As ilustrações e os exemplos que encontramos no livro das regras, dão uma
boa perceção de como se joga o Carnac. Só com a prática vamos ter a perceção
correta de como este jogo aparentemente simples, requer não só muita atenção
como pensamento estratégico para antecipar possíveis surpresas do nosso
oponente. É um jogo viciante para quem é adepto deste tipo de jogos. Aqueles
que são mais céticos em relação a este tipo de jogos, irão concluir que afinal
não devemos negar nada antes de conhecer melhor.
Quando
posicionamos um megálito, temos de ter muita atenção ao modo como o colocamos.
Temos de precaver, numa possível inclinação, o nosso oponente de ser capaz de
alterar a cor do megálito para si, principalmente se estamos numa situação de
criação de um dólmen. Contudo, por vezes, devemos também bloquear a inclinação
do megálito, sempre que isso possa provocar a junção de dois dólmens da nossa
cor, porque essa junção se consumar em vez de dois dólmens, passamos a ter
apenas 1. Não se esqueçam que para vencer o jogo, precisamos de ter o maior
número de dólmens.
Há que ter
uma boa visão sobre o tabuleiro do jogo para que tenhamos uma melhor visão
estratégica e assim planear melhor o nosso próximo turno, daí que será
aconselhável levantarmo-nos da cadeira e olhar de cima para o tabuleiro e verificar,
por exemplo, a melhor maneira de juntar dois dólmens do nosso oponente para
reduzir o seu número de dólmens construídos.
Na colocação
de um megálito e antevendo a sua inclinação, devemos ter atenção que o espaço
que ocupar quando colocado na vertical, ficará livre depois da sua inclinação.
Isto é muito importante para evitar erros, fácies de cometer, quando somos
novatos no Carnac, dando assim o “ouro ao bandido”. Com o decurso do jogo, os
espaços disponíveis para colocar megálitos vão diminuindo, o que requer mais
atenção à forma como colocamos um megálito, pois entramos numa fase decisiva do
jogo, é nessa altura que, provavelmente se vai decidir o vencedor do jogo.
Olhos bem abertos, e não se esqueçam de levantar o “rabo” da cadeira e olhar de
pé para o tabuleiro para ter uma melhor visão sobre o jogo.
A opção de
não inclinar um megálito, no teu turno, deve ser tomada depois de bem medidas
as consequências dessa decisão, uma vez que, ao tomares essa opção, não fazes
nada nesse turno. Se bem que o teu oponente a seguir fica obrigado apenas a
colocar um megálito, sem que possa inclinar algum, isso pode traduzir-se numa
vantagem momentânea, que se não for bem aproveitada pode trazer-te alguns
prejuízos no final do jogo. No entanto, se este expediente do jogo for bem
planeado em termos de estratégia, quando dominamos o Carnac, pode dar-te uma
vantagem, porque no teu próximo turno recuperas na plenitude todas as opções do
jogo: Inclinar e posicionar, enquanto o teu oponente só pode colocar um megálito.
Por aqui se pode ver que este jogo é um puro jogo de estratégia “Mind Game”, o
que já é imagem de marca da Huch!
Está
interessante a forma como a história encontrada para alimentar este jogo se
encaixa perfeitamente num jogo de tabuleiro. O Carnac é um jogo viciante que
quanto mais jogamos, mais perceção temos da sua riqueza e dos desafios que nos
coloca. Só podemos aconselhar a sua aquisição, porque deve fazer parte de
qualquer coleção ou evento de jogos de tabuleiro. É um excelente investimento.
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