Carnac - HUCH!


https://www.spiele-offensive.de/cfss.php

Um jogo de estratégia abstrato para 2 jogadores de Emiliano "Wentu" Venturini.


A área em torno de Carnac é mundialmente famosa pelos seus numerosos megálitos. Milhares de anos atrás, essas enormes pedras foram erguidas para formar campos enormes. Além disso, pode-se encontrar uma grande quantidade de dólmenes na Bretanha - estruturas monumentais feitas de pedra.
No CARNAC, o objetivo é construir esses campos de pedras megálitos individuais: são construídos no tabuleiro e mais tarde ajustados para formar dólmenes maciços.

Conteúdo
28 Megálitos
1 Tabuleiro dupla face.

Objetivo do jogo
O jogador que construiu mais dólmenes, no final do jogo é o vencedor.

Preparação do jogo
Antes do início do jogo, ambos os jogadores acordam numa das três seções do tabuleiro do jogo. Os 28 megálitos são colocados de prontidão, numa reserva comum, ao lado do tabuleiro.
Cada jogador escolhe a sua cor de jogo. Agora, o tabuleiro jogo é colocado entre os dois jogadores de tal forma que eles se sentam nos lados longos do tabuleiro com as suas cores. O jogador mais velho começa.

Modo de jogar
O primeiro jogador (A) começa colocando um megálito num único quadrado. O seu oponente (jogador B) decide agora, se quer (i) inclinar o megálito acabado de posicionar e colocar um novo ou se (ii) não quer inclinar o megálito.
(i) Inclinar e posicionar: se o jogador B decidir pelo passo (i), ele inclina o último megálito posicionado pelo seu colega, para uma posição deitada. Depois disso, ele coloca outro megálito tirado do stock, numa posição de pé, em qualquer quadrado livre no tabuleiro.
Depois disso, o jogador A tem o seu turno novamente. Agora cabe a ele decidir entre (i) inclinar e posicionar e (ii) não inclinar.
(ii) Não inclinar: se o jogador (A) decidir pelo passo (ii) e não quiser inclinar o megálito acabado de colocar pelo seu oponente (B), então é o turno do seu oponente (B). Ele então coloca um outro megálito numa posição vertical, em qualquer quadrado vazio. Agora, o jogador A deve escolher entre a ação (i) e (ii) novamente.

Fim do jogo
O jogo termina assim que o stock comum de megálitos for usado ou quando não há mais quadrados vazios no tabuleiro.
O jogador com mais dolmens ganha o jogo. No caso de um empate, o jogador com o maior dólmen ganha. Outros empates são decididos pelos dolmens maiores subsequentes.

O Carnac foi uma paixão à primeira vista. Assim que tivemos conhecimento da sua existência, tudo fizemos para obter um exemplar do jogo. Como é do conhecimento de todos, o dreamwithboardgames tem um gosto especial por este tipo de jogos. Graças à nossa parceria com a Spielle Offensive, conseguimos obter uma cópia do jogo.
A ilustração da caixa transmite na perfeição o que vamos encontrar no seu interior. Os componentes do jogo são de qualidade, nomeadamente os megálitos, que vêm muito bem acondicionados no interior da caixa, em compartimentos à sua medida. Dentro da caixa iremos encontrar um cartão para proteger os megálitos do restante conteúdo da caixa. Por aqui se vê o cuidado e preocupação na conceção deste jogo. O tabuleiro do jogo é simples, sem grandes ilustrações, como é usual neste tipo de jogos. Ele tem uma dupla face, uma vez que o Carnac pode ser jogado em 3 secções diferentes, cada uma delas tem dimensões diferentes, o mesmo é dizer, tem um número diferente de espaços disponíveis para colocar os megálitos. Como as regras aconselham, devemos começar a jogar pela secção II e só depois as restantes secções. As regras são simples de compreender, bastando uma leitura atenta para entrar rapidamente no espírito do jogo. As ilustrações e os exemplos que encontramos no livro das regras, dão uma boa perceção de como se joga o Carnac. Só com a prática vamos ter a perceção correta de como este jogo aparentemente simples, requer não só muita atenção como pensamento estratégico para antecipar possíveis surpresas do nosso oponente. É um jogo viciante para quem é adepto deste tipo de jogos. Aqueles que são mais céticos em relação a este tipo de jogos, irão concluir que afinal não devemos negar nada antes de conhecer melhor.
Quando posicionamos um megálito, temos de ter muita atenção ao modo como o colocamos. Temos de precaver, numa possível inclinação, o nosso oponente de ser capaz de alterar a cor do megálito para si, principalmente se estamos numa situação de criação de um dólmen. Contudo, por vezes, devemos também bloquear a inclinação do megálito, sempre que isso possa provocar a junção de dois dólmens da nossa cor, porque essa junção se consumar em vez de dois dólmens, passamos a ter apenas 1. Não se esqueçam que para vencer o jogo, precisamos de ter o maior número de dólmens.
Há que ter uma boa visão sobre o tabuleiro do jogo para que tenhamos uma melhor visão estratégica e assim planear melhor o nosso próximo turno, daí que será aconselhável levantarmo-nos da cadeira e olhar de cima para o tabuleiro e verificar, por exemplo, a melhor maneira de juntar dois dólmens do nosso oponente para reduzir o seu número de dólmens construídos.
Na colocação de um megálito e antevendo a sua inclinação, devemos ter atenção que o espaço que ocupar quando colocado na vertical, ficará livre depois da sua inclinação. Isto é muito importante para evitar erros, fácies de cometer, quando somos novatos no Carnac, dando assim o “ouro ao bandido”. Com o decurso do jogo, os espaços disponíveis para colocar megálitos vão diminuindo, o que requer mais atenção à forma como colocamos um megálito, pois entramos numa fase decisiva do jogo, é nessa altura que, provavelmente se vai decidir o vencedor do jogo. Olhos bem abertos, e não se esqueçam de levantar o “rabo” da cadeira e olhar de pé para o tabuleiro para ter uma melhor visão sobre o jogo.
A opção de não inclinar um megálito, no teu turno, deve ser tomada depois de bem medidas as consequências dessa decisão, uma vez que, ao tomares essa opção, não fazes nada nesse turno. Se bem que o teu oponente a seguir fica obrigado apenas a colocar um megálito, sem que possa inclinar algum, isso pode traduzir-se numa vantagem momentânea, que se não for bem aproveitada pode trazer-te alguns prejuízos no final do jogo. No entanto, se este expediente do jogo for bem planeado em termos de estratégia, quando dominamos o Carnac, pode dar-te uma vantagem, porque no teu próximo turno recuperas na plenitude todas as opções do jogo: Inclinar e posicionar, enquanto o teu oponente só pode colocar um megálito. Por aqui se pode ver que este jogo é um puro jogo de estratégia “Mind Game”, o que já é imagem de marca da Huch!
Está interessante a forma como a história encontrada para alimentar este jogo se encaixa perfeitamente num jogo de tabuleiro. O Carnac é um jogo viciante que quanto mais jogamos, mais perceção temos da sua riqueza e dos desafios que nos coloca. Só podemos aconselhar a sua aquisição, porque deve fazer parte de qualquer coleção ou evento de jogos de tabuleiro. É um excelente investimento.

Tema/Objectivo









7
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









7
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









9
Caixa do jogo/Apresentação









6
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7,4

dreamwithboardgames
Emiliano "Wentu" VenturiniHUCH!
Comprar o JogoBoardGameGeek


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva
Carla Bispo
https://www.spiele-offensive.de/cfss.php

Sem comentários: