Camel Up: SuperCup - Ediciones Mas Que Oca

Um jogo de Steffen Bogen para 2 a 10 jogadores, a partir dos 6 anos.

OBJETIVO DO JOGO

Os camelos têm de aguentar uma corrida mais longa, mas agora, podem ser reforçados com a ajuda de dados adicionais. Para além disso, um conhecido fotógrafo está no local, pacientemente à espera que o mais louco monte de camelos se empilhe. E por fim, a sociedade Egípcia desenvolveu melhores técnicas para aumentar os lucros e tornar os resultados das corridas ainda mais excitantes. Em Camel Up – Super Cup, os jogadores voltam às corridas de camelos, decididos a fazer fortuna ou a ficarem de boca aberta quando virem um monte de camelos a passar a todo o gás!


 
CONTEÚDO 
Isto é uma expansão para o jogo Camel Up. Necessitarás de uma cópia do Camel Up para jogar. Esta expansão inclui 4 módulos, que podes adicionar ao jogo base como desejares. Cada módulo tem o seu conjunto de regras que indica quais os componentes que são usados.



1 Extensão do Tabuleiro de jogo
5 dados de Suporte 
1 Pedestal
1 Câmara
22 moedas de Libra Egípcia adicionais
1 carta de Pirâmide adicional
5 cartas de Aposta em Etapa adicionais 
4 cartas de Aposta em Posição 
1 carta de Fotógrafo
2 cartas de Deserto (1 por cada nova personagem)
10 cartas de Aposta em Corrida (5 por cada nova personagem) 
10 cartas de Parceria de Aposta (1 por cada personagem)


PREPARAÇÃO DO MÓDULO 1: Extensão da Pista e Dados de Suporte
Em primeiro lugar, prepara o jogo base. Depois, prepara o Módulo 1 da seguinte forma:


As corridas de camelos parecem autênticos eventos olímpicos agora.

1. Dobra a extensão do Tabuleiro de jogo e coloca-a com a sua face para cima, ao lado do lado de Corrida do tabuleiro do jogo base. Depois, desliza o tabuleiro de extensão sobre o tabuleiro do jogo base, cobrindo assim os espaços 7 a 11 do tabuleiro de jogo base. Isto faz com que a Corrida se expanda em 4 espaços.

2. Coloca o Pedestal, já montado, no espaço indicado. Depois, coloca os 5 dados de Suporte nos locais correspondentes no topo do Pedestal.

3. Adiciona a carta de Pirâmide adicional ao monte de cartas de Pirâmide do no tabuleiro do jogo base (fazendo com que o monte tenha 6 cartas de Pirâmide no total).

4. Coloca as 5 cartas de Aposta em Etapa adicionais no fundo dos montes correspondentes, no tabuleiro do jogo base (em cada monte devem existir agora 4 blocos ordenados pela seguinte ordem (do topo para o fundo): 5-carta dinheiro; 3-carta dinheiro; 2-carta dinheiro; 2-carta dinheiro).

5. Tira o dado de Suporte do Camelo em último lugar (de acordo com a posição inicial) e coloca-o na Pirâmide (para além dos 5 dados usados normalmente).

REGRAS DO MÓDULO 1: Extensão da Pista e Dados de Suporte
O jogo é jogado normalmente. Quando um dado de Suporte é revelado da Pirâmide durante a ação "Tirar 1 carta de Pirâmide", move o Camelo da sua cor de acordo com as regras do jogo base. Depois coloca o dado de Suporte revelado de volta no seu lugar do Pedestal. No início de cada nova Etapa, antes do jogador Inicial resolver o seu turno, coloca o dado de Suporte do Camelo no último lugar na Pirâmide.

No final do teu turno, após teres realizado a tua ação normal, podes realizar a seguinte ação adicional se tiveres pelo menos uma carta de Pirâmide: Devolve 1 das tuas cartas de Pirâmide ao monte de cartas de Pirâmide no tabuleiro. Não interessa se recebeste essa carta de Pirâmide durante este turno ou noutro anterior. Depois, escolhe 1 dado de Suporte dos disponíveis no Pedestal e coloca-o na Pirâmide. Contudo, não podes escolher o dado de Suporte do Camelo que lidera atualmente a corrida.

PREPARAÇÃO DO MÓDULO 2: Fotógrafo e a Câmara
Prepara o jogo base (e quaisquer outros módulos) normalmente.
Se estás a jogar com o módulo 1, coloca a carta de Fotógrafo no espaço de Fotógrafo da extensão do Tabuleiro de Jogo. Caso contrário, coloca a carta de Fotógrafo ao lado do tabuleiro de jogo base ou usa o espaço de Fotógrafo no verso da extensão do Tabuleiro de jogo. Coloca a Câmara, depois de montada, sobre a carta de Fotógrafo

REGRAS DO MÓDULO 2: Fotógrafo e a Câmara
Quando for o teu turno e a carta de Fotografo não estiver à frente de outro jogador, podes realizar a seguinte ação (ao invés de qualquer outra ação normal):
Tira a carta de Fotógrafo e coloca-a à tua frente para indicar que és o Fotógrafo. Depois, coloca a Câmara ao lado de qualquer espaço vazio da pista de Corrida. Certifica-te que a Câmara indica claramente um único espaço. Este espaço designa-se agora "Espaço de Câmara".


Só falta a opção de fazer o Camelo dar um coice no Paparazzi!

Se uma unidade Camelo terminar o seu movimento no "Espaço Câmara", o Fotógrafo tira uma foto. Por isto, ele recebe imediatamente 1 libra Egípcia por cada camelo na unidade de camelo (1 a 5). Depois o Fotógrafo tem de devolver a carta de Fotógrafo e a Câmara ao lugar da preparação, disponibilizando assim a ação "Tornar-se Fotógrafo" a todos os jogadores (inclusive ele próprio).

PREPARAÇÃO DO MÓDULO 3: Apostas de Posição
Prepara o jogo base (e quaisquer outros módulos) normalmente.
Se estiveres a jogar com o módulo 1, coloca as 4 cartas de Aposta de Posição nos seus espaços na extensão do Tabuleiro de Jogo. Caso contrário, coloca-as ao lado do tabuleiro de jogo ou usa os espaços apropriados no verso da extensão do Tabuleiro de Jogo.
Coloca as 5 cartas de Aposta de Etapa adicionais no fundo dos montes correspondentes no tabuleiro de jogo base (em cada monte devem existir agora 4 cartas na seguinte ordem, de cima para baixo: 5-carta dinheiro > 3-carta dinheiro > 2-carta dinheiro > 2-carta dinheiro).

REGRAS DO MÓDULO 3: Apostas de Posição
O jogo é jogado normalmente. Contudo, este módulo introduz uma nova ação normal e tem alguma influência na ronda de pontuação da Etapa.
Quando for o teu turno podes realizar a seguinte ação (ao invés de qualquer outra ação normal):

Tira uma das cartas de Aposta de Posição disponíveis e:

1) Coloca-a sobre a metade inferior de qualquer carta de Aposta de Etapa que já possuas
OU
2) Tira uma carta de Aposta de Etapa do fundo de qualquer monte de cartas de Aposta de Etapa no tabuleiro de jogo base e coloca a carta de Aposta de Posição sobre a sua metade inferior.

Desta forma cobriste a recompensa normal da carta de Aposta de Etapa e, em vez disso, apostas que o Camelo da cor desta carta irá terminar na posição mostrada na carta de Aposta de Posição (2º, 3º, 4º ou 5º).



 Isto foi, sem sombra de dúvida, inventado para aqueles jogadores que teimam em fazer batota.

Não te é permitido remover a carta de Aposta de Posição da carta de Aposta de Etapa que cobre antes que tenha sido pontuada na ronda de pontuação da Etapa. Podes ter várias cartas de Aposta de Posição mas cada uma tem de cobrir uma carta de Aposta de Etapa diferente.

PREPARAÇÃO DO MÓDULO 4: Parcerias de Aposta
Prepara o jogo base (e quaisquer outros módulos) normalmente.
Cada jogador recebe a carta de Parceria de Apostas da sua personagem e coloca-a com o lado "Disponível" para cima à sua frente.
Devolve quaisquer cartas de Parceria de Aposta que sobrem à caixa.

REGRAS DO MÓDULO 4: Parcerias de Aposta
Ação: Entrar numa Parceria de Aposta
Quando for o teu turno e ainda tiveres a tua carta de Parceria de Aposta com o lado "Disponível" para cima à tua frente, podes realizar a seguinte ação (em vez de qualquer outra):

Escolhe outro jogador que também tenha a sua carta de Parceria de Aposta com o lado "Disponível" para cima à sua frente. Recolhe a sua carta de Parceria de Aposta e coloca-a com o lado "Parceria" à tua frente. Depois, dá ao jogador a tua carta de Parceria de Aposta, que ele coloca, à sua frente, com o lado "Parceria" para cima.
Ele não pode recusar trocar a carta contigo. Durante o resto desta Etapa, tu e este jogador são Parceiros de Aposta.

Esperamos ansiosamente pela próxima expansão desta regra – vender a alma ao diabo ou destruir amizades.

Em cada ronda de pontuação de Etapa, cada jogador que tiver um Parceiro de Aposta pode escolher uma carta que pertence ao seu parceiro (carta de Aposta de Etapa, carta de Aposta de Posição ou carta de Pirâmide) e adicionar a sua recompensa às recompensas das suas cartas.



Análise ao Jogo



RECEÇÃO


Camel Up recebeu imensa atenção quando ganhou o prémio de melhor jogo de 2014 da Spiel de Jahres. Esse jogo foi uma experiência fantástica e ainda é jogado hoje aqui em casa. Claramente, a expansão foi alvo de grande entusiasmo e muito interesse. Afinal de contas, mais camelos, mais loucura e mais aleatoriedade é sempre uma coisa bem-vinda neste tipo de jogos. Se isto contradiz algumas críticas que fizemos no passado, temos de frisar que a aleatoriedade e o suspense são, na nossa opinião, os dois elementos fundamentais do Camel Up, e, esperemos nós, da sua expansão.

TEMA/OBJETIVO

Sendo uma expansão, Camel Up – Super Cup não altera o funcionamento fundamental (as regras base) do jogo original. Os camelos ainda têm de correr na pista e os jogadores ainda têm de apostar neles. A nossa crítica ao jogo original entra em maior detalhe na temática do jogo base, portanto, aproveitamos definir aqui o objetivo da expansão: caos e imprevisibilidade a 200%, sem qualquer tipo de exagero…
A adição dos novos módulos – que permitem uma série de novas alterações à corrida – aumenta tanto os rendimentos dos jogadores como a velocidade dos camelos (Redcamel? – Não? Ok…), e transforma a incrível imprevisibilidade do jogo base (aconteceu por várias vezes o último classificado passar para 1º numa única jogada) num festim de artimanhas sem precedentes. Abaixo vamos descrever cada possibilidade, mas antes de o fazermos, vamos dar uma vista de olhos à forma como tudo funciona.

MECÂNICA/REGRAS

Um dos elementos que mais apreciamos nesta expansão é a sua natureza modular, que permite que os jogadores escolham exatamente aquilo que querem, não sendo forçados a utilizar todas as regras ou qualquer combinação delas que não apreciem, fica tudo à sua escolha.
Como se baseiam nas regras do jogo base, os elementos da expansão são tudo menos complicados, e é com facilidade que o jogador se adapta às novas opções. Para maximizar a experiência, aconselhamos que cada módulo seja experimentado individualmente, e que só depois de cada experimentação (lembramos que cada jogo de Camel Up dura perto de 30m) é que devem fazer misturas e libertar o caos. Isto permitirá estabelecer estratégias e preferências, assim como relembrar (caso não tenham jogado Camel Up ultimamente) o quão insano é andar com camelos empilhados uns em cima dos outros.

COMPONENTES/ARTWORK

Similarmente ao Camel Up, a sua expansão prima pela qualidade e aspeto dos seus componentes. Desta vez, é-nos oferecida uma Câmara Fotográfica para montagem, mais cartas de aposta, moedas e dados. Na feição do jogo base, tudo se enquadra na temática, com cores vivas e adequadas, contextualizando a experiência de uma forma subtil.
A produção artística não sofreu alterações, o que é um alívio, dado que adorámos as ilustrações e design geral do grafismo. As personagens têm semblantes hilariantes e a organização dos grafismos dos materiais é de simples e fácil compreensão, nunca tendo sido necessário explicar vezes sem conta o que significam os símbolos das cartas (se o camelo ficar em determinada posição, recebe tantas moedas, etc.).

JOGABILIDADE/INTERAÇÃO

As novas mecânicas não vieram interferir com a interação do jogo, permitindo apenas que o jogador altere o curso da corrida de uma ou outra forma, ou que consiga obter mais rendimentos, etc. Camel Up nunca foi um jogo onde pudéssemos interferir diretamente com os resultados dos adversários (à exceção da carta que forçava a avançar ou a recuar) e portanto, não ficamos surpreendidos quando a sua expansão se absteve de o fazer em grande escala. Apreciamos bastante a decisão de não transformar o jogo em algo mais conflituoso, pois isso poderia alienar alguns jogadores.
Tal como nos demais aspetos, a jogabilidade manteve-se, no global, inalterada, mas a adição dos módulos permite a criação de novas experiências e um maior nível de imprevisibilidade. A expansão da pista aumenta as hipóteses dos camelos se distanciarem ou de recuperarem as posições, enquanto os dados de apoio permitirão sprints e recuperações que deixarão os jogadores estupefactos. As novas apostas, que permitem alterar uma carta para uma determinada posição, são ótimas formas de corrigir uma aposta irrefletida ou quando apanhamos uma surpresa.
Também podemos usar câmara fotográfica e fazer jus aos nossos dotes de adivinhação para determinar a posição final da pilha de camelos, que nos trará um monte de moedas. E finalmente, o elemento de maior interação, sem dúvida, a parceria numa aposta, onde os jogadores podem fazer “acordos” – o que pode ajudar os jogadores menos afortunados ou menos refletidos.

ESTRATÉGIA/DIFICULDADE

Independentemente do número de módulos que são usados, o jogo nunca se torna mais ou menos “complicado” ou mais ou menos “difícil” de compreender. Dado que se trata de um jogo onde todos os elementos trabalham para a simplicidade, rara será a situação em que um jogador se encontrará completamente perdido.
A estratégia, como é claro, tem de se alterar consoante os módulos em utilização. Neste aspeto, a expansão traz muito mais elementos que o jogo base, permitindo uma série adicional de opções, o que pode trazer muitas surpresas. Um dos aspe

ORIGINALIDADE/CRIATIVIDADE

Camel Up – Super Cup é uma expansão e, portanto, não seria de esperar um grande nível de originalidade. Contudo, as ideias que são implementadas são “frescas” e diferentes, incrementando a loucura e aumentando a diversão – o que no nosso livro se traduz por originalidade. A forma como todos os elementos funcionam em conjunto é também um dos aspetos mais interessantes, notando-se um grande cuidado com a forma como tudo se liga e todos os módulos funcionam em conjunto, sem nunca se tornar avassalador – se bem que, por vezes, é tanta coisa para fazer que definir uma estratégia única se torna um desafio.

PREPARAÇÃO/COMEÇAR A JOGAR

Dada a natureza modular desta expansão, começar a jogar envolve, claramente, a montagem do jogo base. Depois disso, o que talvez possa demorar mais tempo é provavelmente a primeira montagem da câmara fotográfica, e a discussão de quais os módulos que vão ser introduzidos no jogo. Feito isso, não mais que 5 minutos são necessários para começar a jogar.

CAIXA DO JOGO/APRESENTAÇÃO

Felizmente, a caixa do jogo não caiu no erro de muito outros e apresenta-se com as dimensões corretas, não ocupando demasiado espaço. Fica bem ao lado do original e gostamos do facto que é mais fina, portanto, mais fácil de arrumar (não consideramos necessário ter esta caixa junto da do jogo base – cuja base é um quadrado). Não vamos mencionar a arrumação dentro da mesma, porque isso é mais do mesmo a que já estamos habituados – pelo menos a caixa é bonita.

PREÇO/VALE O DINHEIRO

Para uma expansão que enriquece tanto o jogo base, o preço de 14,35€ na MÁS QUE OCA é bem justo. E se aproveitarem o preço de 24,95€ do jogo base, ficam com uma espetacular experiência por uma bagatela. Lembramos que estas são as versões Português/Espanhol do jogo! Para melhor jogo de 2014 e a sua expansão, é de aproveitar!

CONCLUSÃO/DURAÇÃO/DIVERSÃO

Camel Up ofereceu-nos horas de diversão, e a sua expansão, o Super Cup, veio ajudar à festa. Embora surjam momentos em preferimos jogar pura e simplesmente com um módulo ou outro, ou até mesmo apenas o jogo base, ter estas opções aumenta o tempo de vida do jogo, e aumenta também o número de hilariantes adversários que perdem a cabeça porque um camelo se lembrou de saltar de último para primeiro.
 

 
Tema/Objectivo









7
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









8
Jogabilidade/Interacção









7
Estratégia/Dificuldade









8
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









9
Preparação/Começar a jogar









7
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









9
Apreciação Global7,7

dreamwithboardgames
BoardGameGeekStephen Bogen
Dennis LohausenComprar o Jogo

Paulo Santos
Diogo Silva
Diogo Silva
Paulo Santos

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