Pixel - Educational Insights


Um jogo de Ariel Laden para 2 a 4 jogadores, a partir dos 7 anos, com a duração de 30 minutos.

Conteúdo 
• Tabuleiro do Jogo 
• 95 Fichas (30 azuis, 30 laranjas, 20 amarelas, 15 magentas). 

Objetivo do Jogo 
Ser o primeiro jogador a conectar das tuas fichas. Podes fazê-lo na vertical, na horizontal ou na diagonal. O objetivo passa a ser de 4 fichas, quando jogas com dois ou três jogadores. 

Preparação 
1. Escolhe uma cor. Para dois jogadores usa as cores: azul e laranja. Para três jogadores usa as cores: laranja, azul e amarela. Para quatro jogadores usa todas as cores. 
2. Cada jogador posiciona uma ficha num dos quatro espaços do meio. 

Nota: Se só houver dois jogadores, então as duas fichas devem ser posicionadas na diagonal. 

3. Escolhe qual dos jogadores começa a jogar. Posiciona as setas deslizantes de maneira a que a intersecção fique sobre a ficha do jogador que começa o jogo. 

O azul é quem começa a jogar. 

Modo de Jogar 
1. O jogador 1 move UMA das setas deslizantes, criando uma nova intersecção no tabuleiro do jogo. A seguir o jogador 1 posiciona uma das suas fichas nesse espaço.
2. O jogador 2 move uma das setas deslizantes e posiciona uma ficha na nova intersecção recém-criada.
O jogador, em cada turno, decide qual das setas deslizantes ele irá mover. As setas devem ser movidas de maneira a que o seu ponto de intersecção esteja vazio. Quando uma ficha é posicionada, não pode mais ser movida. 

Vencedor do Jogo
 
4 Jogadores 
Consegue ter três das tuas fichas coloridas em linha – na horizontal, na vertical ou na diagonal – e ganhas o jogo! 

 2 ou 3 jogadores 
Consegue ter quatro das tuas fichas coloridas em linha – na horizontal, na vertical ou na diagonal – e ganhas o jogo!

Empates 
4 Jogadores
Se nenhum jogador conseguir fazer três em linha, então o jogador com o maior número de 2 em linha, ganha o jogo! 

2 ou 3 jogadores 
Se nenhum jogador conseguir fazer quatro em linha, então o jogador com o maior número de 3 em linha, ganha o jogo! 
Quando pela primeira vez, vimos as primeiras imagens do jogo, ficámos interessados em obter mais informações sobre ele. Fizemos uma pequena pesquisa e resolvemos arriscar em obter um exemplar para testá-lo. Quando lemos as regras, depressa nos veio à memória o jogo da nossa infância, o 4 em linha. Contudo, este Pixel, conseguiu transportar para um tabuleiro na horizontal, esse jogo que nos deixou boas memórias. Os autores do Pixel, conseguiram inovar as regras do 4 em linha, introduzindo duas setas deslizantes em cada eixo, para que uma peça seja posicionada no ponto de intersecção das mesmas. Ao contrário do nostálgico 4 em linha, o Pixel pode ser jogado com quatro jogadores. O Pixel está interessante, requer muita atenção sobre as fichas dos nossos oponentes, para que possas prevenir que o teu oponente possa posicionar a ficha que lhe falta para ganhar o jogo. Neste caso, é aconselhável que movas a seta da zona de perigo. Quando jogamos com 3 ou 4 jogadores, a tua preocupação dever estar concentrada em obstruir o oponente que joga a seguir a ti. É uma boa estratégia conseguir posicionar as tuas fichas de maneira a que as extremidades de uma linha estejam disponíveis, pois duplicará as tuas hipóteses de ganhar, como obrigará o teu oponente a duplicar a sua atenção para esses espaços. As regras do jogo são muito fáceis e muito bem explicadas com as ilustrações apresentadas nos exemplos. Podemos começar a jogar o jogo quase de imediato, dada a simplicidade da sua preparação. O tabuleiro é de qualidade. As fichas coloridas estão q.b. A caixa do jogo está bem ilustrada. Podia ter melhor qualidade. O interior da caixa do jogo tem divisórias individuais para acomodar todas as fichas coloridas. É um ótimo “Mind-Game” que aconselhamos a todos experimentar. Vale mesmo a pena!


Tema/Objectivo









7
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









4
Jogabilidade/Interacção









9
Estratégia/Dificuldade









6
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









6
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7,2



dreamwithboardgames
BoardGameGeekAriel Laden
Educational InsightsComprar o Jogo


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: