Color Pop - Gigamic

Um jogo de Lionel Borg para um a cinco jogadores, a partir dos 8 anos,
com a duração de 10 a 20 minutos.

Conteúdo
Um tabuleiro do jogo inclinado
95 Peças em cinco cores diferentes mais cinco peças joker brancas
Cinco peças secretas.

Objetivo do Jogo
No início do jogo, uma cor é atribuída secretamente a cada jogador. Cada jogador joga discretamente para assegurar que o menor número possível de peças da sua cor, permanece no tabuleiro do jogo, no final do jogo.

Preparação do Jogo
As 100 peças são inseridas aleatoriamente nos 10 slides. As peças são inseridas pelo topo dos slides, com a marca de uma seta. Cada slide contém dez peças. Os dez slides são então inseridos no tabuleiro do jogo (com as setas a apontar para cima), verifica que não há mais do que cinco peças da mesma cor conectadas verticalmente ou horizontalmente. Se necessário, reorganiza os slides para alterar as conexões (fig.1).
Cada jogador, tira aleatoriamente uma peça secreta e olha para a cor. A cor da peça continua escondida do olhar dos outros jogadores até ao final do jogo.

 Modo de Jogar
O primeiro jogador é tirado à sorte. Este inicia o jogo e o jogo prossegue no sentido dos ponteiros do relógio.
O primeiro jogador escolhe um grupo de peças da mesma cor e pressiona-as para as remover do tabuleiro do jogo (fig.2). Os jogadores não podem remover uma única peça.
O jogador pode remover um qualquer grupo de duas ou mais peças da mesma cor, sem nenhum limite para o número de peças no grupo, e de qualquer cor. Um grupo é composto por peças contiguas horizontalmente ou verticalmente. O jogador deve remover todas as peças da mesma cor que fazem parte do grupo.
As peças joker podem ser usadas para assumir qualquer uma das cores disponíveis no jogo. O jogador que está no seu turno, decide a cor que atribui a um joker num grupo a ser removido.

No final de cada turno, o jogador recolhe as peças removidas do tabuleiro do jogo e posiciona-as à sua frente. O jogo prossegue com o próximo jogador. O jogador não pode saltar o seu turno. Desde que haja fichas conectadas, os jogadores devem remove-las.
Um slide vazio não pode dividir o tabuleiro do jogo. Quando um jogador, esvazia um slide, este é removido e posicionado o mais à direita possível do tabuleiro do jogo, deslizando todos os outros slides para a esquerda (fig 3.).

Fim do Jogo
Um jogador ganha automaticamente quando todas as fichas da sua cor tenham sido removidas do tabuleiro do jogo.
Caso contrário, o jogo continua até não hajam mais grupos de peças contiguas para remover. Quando todas as peças contiguas tiverem sido removidas, os jogadores revelam as suas cores e contam o número de peças da sua cor que permanecem no tabuleiro do jogo. O jogador com o menor número de peças que permanecem no tabuleiro do jogo, é o vencedor (fig 4: o verde é o vencedor). Se mais do que jogador obtiver a mesma pontuação, os jogadores empatados contam o número de peças da sua cor que removeu do tabuleiro do jogo. O jogador com o menor número de peças é o vencedor. Se mais do que um jogador removeu o mesmo número de peças da sua cor, o jogo acaba empatado.

Variantes
Jogo Solitário
As regras do jogo são as mesmas.
O jogador tira uma peça secreta e tenta remover todas as peças dessa cor, aplicando as regras normais.
Para tornar o jogo mais desafiante, o jogador pode tirar duas, três, quatro ou mesmo as cinco peças secretas, tentando remover todas as cores que lhe foram atribuídas.

Jogo para 2 jogadores
As regras do jogo são as mesmas, mas cada jogador tira duas peças secretas e joga com duas cores secretas. O vencedor é jogador com o menor número de peças no tabuleiro do jogo no final do jogo. Se ambos os jogadores tiverem o mesmo número de peças, têm de contar o número total de peças das suas cores que tenham removido e o jogador que tenha removido menos peças, ganha.

Jogo por equipas para quatro jogadores
As regras do jogo são as mesmas, mas os jogadores jogam em equipa de dois, Cada jogador tira uma peça secreta, olha para a cor e passa a peça ao seu companheiro de equipa que olha para ela. Os membros da mesma equipa não jogam um após o outro. No final do jogo, a equipa com menos peças das suas duas cores secretas, no tabuleiro do jogo, é a vencedora. Se as equipas tiverem empatadas, então contam o total de número de peças das suas cores que tenham removido e a equipa que tenha removido menos peças é a vencedora.

 
Uma vez que, grande parte dos amigos com quem passamos horas agradáveis a jogar jogos de tabuleiro, gostam mais de jogos com regras simples, sem grandes preparações, pois não gostam de perder muito tempo a ler e a aprender as regras, ultimamente temo-nos virado para os jogos mind game. Estes enquadram-se perfeitamente nestes requisitos. Essa também foi uma das razões que quando lemos as primeiras informações sobre o Clorpop, quisemos incluí-lo na nossa lista de preferências junto dos nossos parceiros.
A caixa jogo foi construída num cartão duro de qualidade. Está bem ilustrada, muito colorida, ou não tivéssemos num jogo cheio de peças coloridas. Ao contrário, do Stratopolis, a caixa do Colorpop não tem divisórias individuais. Em sua substituição temos uma divisória central que divide o espaço da caixa para colocar as peças da estrutura do tabuleiro e outra para colocar as peças coloridas, que são guardadas dentro dos sacos plásticos. De salientar a proteção em cartão que é fornecida com a caixa para proteger o tabuleiro quando se fecha a caixa do jogo.
Mais uma vez tivemos o episódio ridículo de ter a contracapa das regras do jogo com os direitos de autor em Português e o interior do livro, apesar de ter as regras traduzidas em várias línguas, menos Português. Enfim… Nada abonatório para a imagem da Gigamic.
 Este jogo não tem praticamente ilustrações ou grandes grafismos, pois estes estão confinados à caixa ou livro das regras, o que neste tipo de jogos, é normal.
A preparação do jogo é um pouco demorada. Temos de colar as 100 peças dentro dos slides, tendo o cuidado de não fazer combinações de cores. Deixamos a sugestão de utilizar o saco do Stratopolis para colocar as peças do jogo e assim ser mais fácil a preparação, tirando aleatoriamente as peças para os slides.
A mecânica do jogo está muito engraçada, isto porque o tabuleiro é inclinado e tem uma rampa para que as peças pressionadas nos slides deslizem para fora do tabuleiro e assim possas pegar nelas.
Quando escolhes o grupo de peças contíguas que queres remover do tabuleiro, deves ter em atenção ao deslizar das peças que se encontra acima delas. Pois podes criar um grande grupo de peças que os teus adversários vão poder remover.
Tens de estar atento às remoções que os teus adversários, para perceberes quais as cores que cada um está a trabalhar. Assim, podes evitar que lhes facilites o seu jogo quando estás a remover as tuas peças.
Por vezes é vantajoso remover peças que não sejam da tua cor, para fazer deslizar as tuas peças para posições em que podes criar um grupo constituído por um número maior de peças.
Atenção às peças joker, estas podem dar uma grande ajuda à tua estratégia.
A mecânica funciona bem, sem qualquer dificuldade de maior. Se posicionares as tuas mãos nas extremidades do tabuleiro e com um dos dedos pressionares as peças, tudo se torna ainda mais fácil.
Já não é prático, quando temos de tirar um slide vazio e temos de coloca-lo para a extremidade mais à direita do tabuleiro e fazer deslizar os restantes slides. O problema é o deslizar, porque de facto não conseguimos deslizá-los e temos de mover um a um, isto é, remover um a um, para a sua nova posição.
É um jogo que pode ser jogado de forma solitária, sem que tenha havido alterações às regras para que se possa jogar esta forma alternativa do jogo.
A versão de equipas também está interessante, torna o jogo ainda mais competitivo, engraçado e divertido.
O Colorpop está interessante e é divertido. É um jogo interativo. É um bom mind game. Quem gosta deste tipo de jogo não pode perder este Colorpop. Quem gostava do antigo jogo “Quatro em Linha” vai gostar deste jogo, apesar de aqui não colocar peças por cima do tabuleiro, mas remover peças por debaixo do tabuleiro.
Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









7
Originalidade/Criatividade









8
Preparação/Começar a jogar









8
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7,4

dreamwithboardgames
BoardGameGeekLionel Borg
GigamicComprar o Jogo



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva
Carla Bispo

Stratopolis - Gigamic

Um jogo de Annick Lobet para 2 jogadores a partir dos 8 anos, com a duração de 10 a 20 minutos. 


CONTEÚDO
40 Fichas em "L" composta por três quadrados (vermelho, verde ou neutro);
1 Ficha retangular composta de um quadrado vermelho e por um quadrado verde (Fig. 1).

OBJETIVO DO JOGO
Os jogadores posicionam as suas peças, por turnos (alternadamente), com o objetivo de criar a maior superfície da sua cor. Quando todas as peças tiverem sido posicionadas, a pontuação é calculada. O jogador com a maior pontuação vence. A pontuação tem em conta a superfície e a maior altura da superfície (fig. 6: vermelho ganha).

PREPARAÇÃO DO JOGO
As peças são divididas em 2 grupos de 20 (numeradas de 1 ou 2 no verso) – (fig.1)
·      O grupo com o número 1 inclui todas as peças vermelhas, peças vermelhas e neutrais, e peças com dois quadrados vermelhos e um quadrado verde.
·      O grupo com o número 2 inclui todas as peças verdes, peças verdes e neutrais e peças com dois quadrados verdes e um quadrado vermelho.

Cada jogador, pega num dos dois grupos de peças e mistura-o bem antes de formar um monte com a face para cima (fig. 2). Durante o jogo, os jogadores devem jogar sempre a peça que está no topo do seu monte. A peça retangular (com um quadrado vermelho e um quadrado verde) é a peça inicial e é colocada na mesa entre os dois jogadores.

MODO DE JOGAR
O primeiro jogador é escolhido aleatoriamente. A seguir, os jogadores realizam turnos.
Um jogador remove a peça topo do seu monte e coloca-a na área de jogo. O jogador pode fazer um dos seguintes movimentos:
1.    Estender: O jogador coloca a peça sobre a mesa. A peça deve tocar, pelo menos, num dos lados de uma peça que já tenha sido jogada, não importa quais as cores que toca (fig. 2).
ou
2.    Amontoar: O jogador coloca uma peça em cima de outras peças, sob as seguintes condições:
·         A peça deve cobrir pelo menos duas peças já colocadas (Fig. 3);
·         A cor de cada quadrado, da peça a colocar, obedece às seguintes regras:
o   Um quadrado vermelho nunca pode ser posicionado num quadrado verde, e vice-versa;
o   Todas as outras combinações são possíveis (Fig. 4): verde e neutro, vermelho e neutro, neutro no neutro, verde no verde, vermelho no vermelho.

Nenhum quadrado da peça pode cobrir um espaço vazio: todas as peças devem ser colocadas em três quadrados do mesmo nível (Fig. 5). Não há limite para a altura em que as peças podem ser amontoadas.

FIM DO JOGO
O jogo continua até que todas as peças tenham sido colocadas.
A seguir, cada jogador determina a pontuação para cada zona na sua cor:
·         A pontuação da zona é obtida multiplicando a superfície da zona pela sua altura (fig. 6);
·         A altura de uma zona é determinada pelo quadrado mais alto dentro da zona (nível1, 2, 3 ...);
·         A superfície de uma zona é igual ao número de quadrados da mesma cor que se tocam uns com os outros; As peças da mesma cor, devem-se tocar, pelo menos, por um dos seus lados. Só os quadrados visíveis, independentemente do seu nível, são usados para calcular a superfície da zona.
O jogador que criou a zona da sua cor com a maior pontuação é declarado o vencedor (Fig. 6: o vermelho é o vencedor).


VARIANTES
1.    No início do jogo, os jogadores amontoam as suas peças da forma que desejam para preparar a sua estratégia.
2.    No início do jogo, as peças não são amontoadas, mas deitadas com a face para baixo, à frente de cada jogador, em cada turno, o jogador escolhe aleatoriamente uma peça.
3.    No início do jogo, os jogadores misturam as suas peças e amontoa-as. Os jogadores removem três peças do topo do monte e deitam-nas na mesa à sua frente. Em cada turno, escolhe uma dessas peças. No final do turno, os jogadores removem a peça topo do seu monte para substituir a peça jogada.




Quando pesquisávamos por novidades de 202, deparamo-nos com este Stratopolis. Quisemos de imediato obter mais informações sobre o jogo. Assim, que lemos as primeiras notícias sobre o jogo, decidimos que seria interessante jogar este jogo. Tudo fizemos junto dos nossos parceiros para obter um exemplo do jogo.
Quando a caixa chegou às nossas mãos, podemos apreciar a sua ilustração, que convida a entrar num jogo abstrato.
A ilustração da caixa é muito atrativa, que digam as crianças que tiveram cá em casa… foi a caixa mais cobiçada…
O cartão da caixa é de qualidade e a sua textura é agradável ao toque.
No seu interior temos uma moldura em plástico, também de qualidade, com quatro grandes divisórias para acomodar quase na totalidade das peças do jogo. Existe uma pequena saliência no meio da moldura para acomodar a peça inicial do jogo.
As peças do jogo também são de qualidade. Ao nível dos componentes, este jogo está muito bem servido.
Ao nível do design e grafismos, não há um grande trabalho, pois este tipo de jogos não requerem a existência de tabuleiro ou cartas, ficando esse trabalho apenas para a caixa do jogo e o livro das regras.
Não podemos deixar de relatar um facto um pouco estranho, para não dizer ridículo, que nos deparámos no livro das regras do jogo. Na contracapa da linha das regras encontrámos a tradução para Português dos direitos de autor, mas no interior do livro temos várias traduções das regras, 21 línguas, mas não em Português. Seria mais importante ter as regras em Português do que os direitos de autor na contracapa. Enfim… a Gigamic deveria rever esta situação, que nada abona à sua imagem.
Dentro da caixa do jogo vem 1 saco em tecido, que não é mencionado no livro das regras como sendo um dos componentes do jogo. Contudo, achamos que pode ser muito útil para misturar individualmente os dois grupos das peças no início do jogo, evitando que o façamos em cima da mesa, correndo o risco de danificar as peças.
Deves estar atento aos movimentos do teu adversário, isto é, ao modo como vai desenvolvendo a sua estratégia, para que possas atuar de forma a evitar que ele construa uma grande superfície na sua cor. Para isso deves sempre que possível, e sem prejudicar o teu jogo, tentar cortar as ligações entre as peças do teu adversário. Por vezes pode ser mais vantajoso gastar uma das nossas peças nesta missão, do que aproveitá-la para estender a nossa superfície.
Tenta não ficar atrás da altura que o teu adversário está a construir, para que na operação de multiplicação aquando da pontuação, não fiques em desvantagem. A altura da nossa cor em relação ao nosso oponente é importante, pois pode fazer a diferença entre a vitória e a derrota, dado o peso do fator multiplicativo que esta tem na pontuação.
O Startopolis é um bom jogo Mind Game que puxa pelos teus neurónios.
As regras do jogo são fáceis de perceber e estão bem explicadas, o que permite iniciar o jogo de imediato.
O facto de só 2 jogadores poderem jogar o jogo, não é um impedimento para jogar o jogo, com mais jogadores. Basta fazer um campeonato, em que todos jogam contra todos e o que tiver mais vitórias é o campeão. Em caso de empate, quem dos jogadores empatados tiver a maior soma de pontos ganhos em todos os jogos disputados, é o campeão.
O Stratopolis é um jogo que demora pouco tempo, mas isso depende do tempo que cada jogador demora a pensar a sua jogada. Contudo, podemos definir um tempo limite para a reflexão antes de cada jogada.
O Startopolis é um jogo interessante que aconselhamos a todos experimentar, é bom Mind Game.

Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









7
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









8
Preço/Vale o Dinheiro









7
Apreciação Global7,5

dreamwithboardgames
BoardGameGeekAnnick Lobet
GigamicComprar o Jogo



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva