Pentago - Winning Moves


Um jogo de Tomas Flodén para 2 jogadores, a partir dos 8 anos, com a duração de 15 minutos.


Componentes do jogo
1 Tabuleiro do jogo
36 Berlindes (18 para cada jogador)

Modo de Jogar
O jogador que inicia o jogo posiciona um berlinde num dos espaços de um dos tabuleiros. Uma vez colocado, o berlinde não poderá ver movido. Depois de posicionar um berlinde o jogador escolhe um das 4 peças, que em conjunto formam o tabuleiro do jogo, e fá-la girar 90º, no sentido dos ponteiros do relógio, ou no sentido contrário dos ponteiros do relógio. Também pode girar uma das peças onde não tenha colocado nenhum berlinde.
A seguir o outro jogador repete o procedimento, posiciona um berlinde e faz girar uma das peças do tabuleiro.Fim do Jogo
Ganha o jogador que primeiro conseguir posicionar 5 berlindes em fila. A fila pode ser na perpendicular ou na diagonal e pode ocupar duas ou três peças que fazem parte do tabuleiro do jogo. Se um jogador conseguir posicionar 5 berlindes em fila, depois de colocar um berlinde, não precisa de girar nenhuma das peças. Se ambos os jogadores tiverem 5 berlindes em fila, a seguir a uma jogada, ambos os jogadores empataram. O mesmo acontece se todos os berlindes forem posicionados no tabuleiro e nenhum deles conseguiu 5 numa fila.
Quando tivemos conhecimento da existência deste jogo não foi possível resistir à vontade de o jogar. Fizemos então todos os esforços para obter um exemplar do Pentago. Graças à nossa parceria com a La Pcra foi possível obter o jogo.
A ilustração da caixa do jogo é apelativa, saltando à vista os vários logotipos dos prémios que este jogo ganhou. Além disso, o material da caixa é de qualidade.
Quando abrimos a caixa, ficamos surpreendidos com o cuidado geral que a Winning Moves teve com o acomodar dos berlindes e tabuleiro do jogo. Dentro da caixa temos um molde onde um tabuleiro é acomodado na perfeição e temos duas divisórias para guardar os berlindes de uma forma simples e muito cómoda. Além disso, temos folhas em papel vegetal para proteger o tabuleiro do jogo e os berlindes. Por aqui se vê o cuidado que houve na produção deste Pentago. É raro ver tanto cuidado na protecção dos componentes de um jogo.
O tabuleiro do jogo é original. É constituído por 4 partes que podem girar. O material usado no tabuleiro é de boa qualidade. Os berlindes são q.b.
As regras do jogo são muito simples e muito fáceis de compreender, permitindo que se possa iniciar o jogo, logo a seguir a ler as regras, que estão escritas em menos de metade de uma página A4.
O Pentago é um exemplo de como, com regras simples e fáceis, podem criar um jogo muito interessante, ao melhor nível de um Mind Game.
O girar do tabuleiro torna o jogo mais interessante, aumentando as variáveis que temos de ter em atenção quando delineamos a nossa jogada, para prevenir que o nosso oponente possa beneficiar da jogada que pretendemos fazer, ou tentar tirar o máximo rendimento da possível jogada que o nosso oponente possa vir a fazer.
O Pentago é um jogo que requer muita atenção, muita perspicácia e muita estratégia para que possamos sair vitoriosos.
Quem gosta de jogos abstractos e Mind Games vai adorar o Pentago.
Não é de espantar os prémios que este jogo já ganhou, porque estamos perante um jogo de qualidade que recomendamos a todos a experimentar.



Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









6
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









8
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7,6


dreamwithboardgames
Tomas FlodénPentago online
Comprar o JogoBoardGameGeek



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Terra Nova - Winning Moves


Um jogo de Gaetano Evola & Rosanna Leocat, para 2 a 4 jogadores, a partir dos 10 anos, com a duração de 60 minutos.

Introdução
Depois de cruzar um perigoso e um vasto oceano, um novo mundo foi descoberto: Terra Nova. O teu soberano enviou te à Terra Nova, com uma importante missão: reivindicar tantos territórios, quantos os possíveis, no novo mundo. Aguarda a tua oportunidade, mas não vais estar sozinho nas tuas buscas. Os pioneiros rivais (os teus oponentes) têm o mesmo propósito. Para que tenhas sucesso, tens de posicionar os teus pioneiros nas melhores localizações, movê-los inteligentemente e planificar bem onde colocar as tuas pedras de fronteira. Em seguida, fecha a fronteira no momento certo, antes que um oponente assuma o controlo do território que pensavas que terias assegurado como teu e este te roubar os pontos que tinhas dado por ele.

Conteúdo
1 Tabuleiro de jogo com o mapa da Terra Nova e um trilho de pontuação (diferentes tons dividem o tabuleiro de jogo em 8 tipos de terreno)
80 "pedras" de fronteira (fichas em madeira)
52 Pioneiros em madeira
4 Marcadores de pontuação de madeira em quatro cores

Preparação
Posiciona o tabuleiro do jogo no meio da mesa e coloca as pedras de fronteira junto ao tabuleiro. Cada jogador escolhe uma cor e recebe os pioneiros correspondentes e o marcador de pontuação.

Num jogo com dois jogadores: 13 pioneiros
Num jogo com três jogadores: 10 pioneiros
Num jogo com quatro jogadores: 8 pioneiros
Os marcadores de pontuação são colocados no "0" do trilho da pontuação que está em redor do tabuleiro. Escolhe um jogador inicial.

Colocação inicial dos Pioneiros:
No seu turno, cada jogador coloca um dos seus pioneiros em qualquer espaço vazio do tabuleiro (incluindo qualquer espaço de lago), em seguida, cada jogador coloca um segundo pioneiro, e assim por diante, até que todos os pioneiros são estejam posicionados no tabuleiro.

Resumo do Jogo
Os jogadores realizam turnos, no sentido dos ponteiros do relógio. Moves os teus pioneiros e posicionas pedras de fronteira, a fim de dividir a terra de tal forma a vedar para ti a área maior e a mais valiosa. Quando a área estiver completamente cercada, o jogador que tiver o maior número de pioneiros dentro de um território recebe os pontos.

No teu Turno
No teu turno, tens de realizar três acções. Só se não conseguires realizar a segunda ou a terceira acção estás autorizado a perder uma acção. Não tens que escolher uma primeira acção que garante a possibilidade de acções adicionais.

A tua primeira acção tem sempre de ser para mover um dos teus pioneiros. As restantes duas acções podem ser para qualquer combinação entre mover pioneiros e de jogar uma pedra fronteira (s).

Se fores incapaz de mover quaisquer pioneiros na tua primeira acção, tens de passar, e o próximo jogador tem o seu turno.

1.Mover os teus pioneiros:
Podes te mover por uma das seis direcções possíveis, em linha recta, tão longe quanto quiseres (mas pelo menos por um espaço). Não podes saltar sobre pioneiros ou pedras de fronteira; o teu pioneiro tem que parar no último espaço antes do espaço com outro pioneiro ou pedra de fronteira.

Podes fazer vários movimentos com o mesmo pioneiro ou dividir o movimento entre pioneiros diferentes. No entanto, não tens permissão para mover um pioneiro de regresso ao lugar de onde iniciou o movimento. Isso significa que, quando cada acção for concluída, o teu pioneiro acabou num outro espaço ou uma pedra fronteira foi adicionado.

Se um dos teus pioneiros está bloqueado no início do teu turno, tens que escolher outro pioneiro para o teu primeiro movimento, se isso for possível.

Movimento:
Sempre em frente, em uma das seis direcções.
Tão longe quanto quiseres, mas sem saltar pioneiros ou pedras de fronteira.

2.Colocando uma pedra de fronteira:
Só podes colocar uma pedra de fronteira depois de mover um pioneiro. Deves colocá-la num dos espaços vazios adjacentes a um pioneiro que acabaste de mover.

Se moveres dois pioneiros, e, em seguida, na tua terceira acção, colocares uma pedra de fronteira, a pedra pode ser colocada adjacente, quer ao primeiro ou segundo pioneiro que moveste. Se só moveste um pioneiro e colocaste duas pedras de fronteira, ambas devem ser colocadas adjacentes ao pioneiro que moveste.

Pedras de Fronteira:
Adjacente a um pioneiro acabado de mover para um espaço vazio.

Pontuação
Territórios
Um território é formado, assim que uma parte da ilha, que pode conter um ou vários tipos de terreno, mas não mais do que três terrenos diferentes, tenha sido cercado. Quando um jogador forma um território, colocando uma pedra de fronteira, a pontuação é calculada imediatamente.

Os pontos são distribuídos da seguinte forma:
• Território com 3 terrenos diferentes = O número de espaços no território
• Território com 2 terrenos diferentes = 2x o número de espaços no território
• Território com apenas uma paisagem = Número 3x de espaços no território

O jogador com o maior número de pioneiros nesse território recebe os pontos. Em caso de empate, os pontos são divididos, arredondamentos para baixo, se for necessário.

Registar os pontos movendo o marcador de pontuação ao longo do trilho da pontuação. Depois disso, retira os pioneiros do território acabado de pontuar.

Estes ficam permanentemente fora do jogo. Se mais do um território for formado num turno, todos são pontuados

Fim do Jogo
O jogo termina quando:

1) Todo o tabuleiro está completamente dividido em territórios ou
2) Quando apenas um jogador é capaz de se mover ou
3) Quando a provisão de pioneiros de um jogador se esgotar.

Todos os territórios que foram concluídos no último turno são ainda pontuados.

Ganha o jogador com mais pontos.

Já há muito tempo que tínhamos curiosidade em jogar o “Terra Nova”. Interesse que nunca se perdeu apesar das constantes promoções feitas sobre o seu preço. Graças à nossa parceria com a La Pcra, foi possível obter um exemplar do jogo.
O preço baixo praticado para este jogo, cria a tentação de o comprar, ao mesmo tempo que receámos que possa ser um jogo com uma qualidade equiparada ao seu preço.
A caixa do jogo está apelativa, o mesmo é dizer que está bem ilustrada. Quando se abre a caixa, deparamo-nos com um saco plástico, onde se encontram todos os componentes que fazem parte do jogo, e um tabuleiro. A caixa não tem qualquer divisória para acomodar os diferentes componentes do jogo. A ilustração do tabuleiro está ao nível do preço do jogo. Já as peças em madeira são de qualidade.
As regras do jogo são simples e muito fáceis de perceber., pelo que podemos começar a jogar de imediato.
A mecânica do jogo é fácil de perceber. Basta uma simples leitura às regras do jogo para que fiquemos com a ideia geral de como tudo funciona neste “Terra Nova”. No entanto, isso não é sinónimo de um jogo sem estratégia. Pelo contrário, requer um bom planeamento aquando do posicionamento inicial dos pioneiros, para que possamos tirar o máximo de proveito quando movemos os nosso pioneiros e/ou posicionamos pedras de fronteira, durante o jogo.
Por vezes é mais vantajoso, em termos de gestão dos pontos a serem divididos num território, evitar com que o nosso oponente consiga a totalidade dos pontos pelo território, do que conseguir criar território com a maioria dos pioneiros. É esta gestão dos pioneiros e do posicionamento das pedras de fronteira que fazem a diferença no jogo, em relação a esta última, podemos sempre aproveitar em nosso proveito as pedras colocadas pelos nossos oponentes.
É um jogo soft que pode ser um jogo interessante para iniciar novos jogadores no mundo dos jogos de tabuleiro.
Face ao preço praticado em várias lojas online, nomeadamente na La Pacra, cujo preço é inferior a 5 euros, não podemos deixar de afirmar, que perante este preçário, o jogo vale o dinheiro que é pedido por ele.


Tema/Objectivo









7
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









7
Originalidade/Criatividade









6
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









10
Apreciação Global7,5



dreamwithboardgames
Rosanna LeocataGaetano Evola
Comprar o JogoBoardGameGeek


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva