Sparta - Queen Games




Um jogo de Yannick Holtkamp para 2 jogadores, a partir dos 10 anos, com a duração de 30 minutos.

Objectivo do Jogo
Os jogadores movem as suas peças sobre o tabuleiro do jogo com o objectivo de capturar as peças do seu oponente e de conquistar cidades.
O primeiro jogador a controlar todas as cidades ou que tenha capturado todas as peças do seu oponente, excepto uma, é o vencedor do jogo.

Componentes do Jogo
• 1 Tabuleiro de jogo com 10x10 quadrados
• 16 Guerreiros – 8 em cada cor
• 16 Heróis – 8 em cada cor
• 8 Fichas de cidade
• 1 Livro com as regras
• 1 Folha autocolante
Antes do primeiro jogo, as peças de madeira de guerreiros e de heróis são preparadas de acordo com o desenho do lado direito.

Preparação do Jogo
1.O tabuleiro é posicionado em cima da mesa
2.As 8 cidades são posicionadas no tabuleiro (ver a ilustração que se segue)
3.Cada jogador escolhe uma cor e posiciona os 8 guerreiros no tabuleiro (ver a ilustração que se segue)
4.Cada jogador guarda um stock de 8 heróis ao lado do tabuleiro (ver a ilustração que se segue)
5.o jogador mais novo inicia o jogo.

Sequência do Jogo
Os jogadores revezam-se para fazer os seus movimentos. 1 das suas peças tem de ser mover em cada turno.

Movimento:
• Um guerreiro pode se mover até 2 quadrados em qualquer direcção (horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente). A direcção segundo a qual a peça se move pode ser alterada durante um único movimento.

• Um herói pode se mover até 3 quadrados em qualquer direcção. A direcção segundo a qual a peça é movida pode ser alterada durante um único movimento, mais do que uma vez.

Quando movemos, os guerreiros e os heróis, só os podemos mover sobre ou terminar o seu movimento em quadrados desocupados ou cidades desocupadas, não importa se são suas, ou se pertencem ao seu oponente. Um movimento não pode terminar no mesmo quadrado de onde começou.

Impacto do movimento:
Se um jogador se moveu para uma cidade ou se houver quaisquer peças presas no tabuleiro do jogo depois do movimento terminar, isto tem consequências, as quais são tratadas pela ordem que se segue:

1.O movimento termina numa cidade
Se um guerreiro terminou o seu movimento na sua própria cidade, o guerreiro torna-se herói. Troca o guerreiro por um herói e remove o guerreiro do tabuleiro do jogo.

Se um guerreiro terminar o seu movimento numa cidade oponente, ele conquista a cidade. Vira a peça de cidade, para que coincida com a cor do guerreiro fique para cima e posiciona o guerreiro em cima dela.

Atenção: Quando se conquista uma cidade oponente, o guerreiro não se transforma em herói.

2.Capturar
Uma ou mais peças são capturadas se estiverem presas entre peças oponentes ao longo de uma linha horizontal, vertical ou diagonal sem um quadrado livre entre elas.

Se várias linhas, com peças presas, forem geradas depois de um movimento, todas as peças presas – independentemente do jogador a quem pertencer – são capturadas.

Caso especial: Um guerreiro na sua própria cidade
Se o guerreiro de um jogador está na sua própria cidade no início do movimento (se conquistou a cidade oponente no seu movimento anterior, e não se tenha movido desde então), o guerreiro não tem de ser movido e, em vez disso, o jogador troca o guerreiro por um herói.

Fim do Jogo
O jogo termina imediatamente em sujeição de uma das seguintes três condições:
• Todas as cidades são detidas por um jogador; esse jogador ganha o jogo.
• Um jogador tem apenas uma peça no tabuleiro do jogo. O seu oponente ganha o jogo.
• Ambos os jogadores têm apenas 1 ou 2 peças no tabuleiro do jogo. O jogador que controla mais cidades é o vencedor do jogo. Se ambos os jogadores controlarem o mesmo numero de cidades, o jogo termina com um empate.


Desde que tivemos conhecimento do lançamento do Sparta. Tudo fizemos para obter um exemplar o jogo. Pelas primeiras leituras que tínhamos feito sobre o jogo, tudo indiciava para que fosse interessante e original. Além disso não queríamos perder a oportunidade de conhecer o primeiro grande lançamento de um jogo de Yannick Holtkamp. Graças à nossa parceria com a La Pcra foi possível obter um exemplar do jogo.
A caixa do jogo é bastante atraente. Está muito bem ilustrada, cativando o olhar mesmo dos mais distraídos. Ninguém consegue ficar indiferente, sendo difícil de conter a vontade de pegar na caixa do jogo.
O interior da caixa também está bem ilustrado. Como já é imagem de marca da Queen Games, a caixa contém o selo ecológico da marca. Só temos pena que a o interior da caixa não tenha qualquer divisória para acomodar os componentes do jogo. Estes são guardados dentro de um saco plástico.
Os componentes são de qualidade. Contudo as suas ilustrações poderiam ser mais atractivas, no entanto, cumpre a sua função em pleno.
Antes do primeiro jogo, temos de fazer algum trabalho manual. Temos de colar os autocolantes nas peças do jogo, para que possamos distinguir os heróis dos guerreiros. É um trabalho fácil e rápido de fazer.
O tabuleiro do jogo é de cartão duro. As suas ilustrações estão q.b. É um tabuleiro ao estilo do tabuleiro do xadrez e do de damas.
As regras são simples e fáceis de compreender, estando escritas numa única folha. Isto não é sinónimo de um jogo básico sem qualquer estratégia. Antes pelo contrário, estamos perante um jogo que requer pensamento estratégico antes de cada movimento. Há que gerir bem as opções que temos ao nosso dispor: conquistar cidades para transformar os nossos guerreiros em heróis, aumentando assim a nossa capacidade de movimento, conquistar as cidades do nosso oponente e capturar as peças do nosso oponente.
Relativamente à captura temos de ter cuidado com os movimentos que fazemos para evitar que façamos movimentos que possam provocar a captura das nossas próprias peças.
Quem gosta de jogar o xadrez e/ou as damas, vai gostar do Sparta.
O Sparta é um jogo para dois jogadores muito interessante e que recomendamos a todos jogar. Não se vão arrepender. A diversão está garantida.

Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









9
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









8
Caixa do jogo/Apresentação









8
Preço/Vale o Dinheiro









9
Apreciação Global7.7



dreamwithboardgames
Yannick HoltkampQueen Games
Comprar o JogoBoardGameGeek


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Linja - Steffen-Spiele




Um jogo de Steffen Mühlhäuser para 2 jogadores, a partir dos 8 anos, com a duração de 15 minutos.


Componentes
7 Pauzinhos de bambu
24 Peões em madeira

Objectivo do Jogo
Cada jogador tentar alcançar a extremidade oposta do tabuleiro com o maior número de peões.

Preparação do Jogo
Coloca os 7 pauzinhos de bambu seguidos com um espaço entre eles para que se possa posicionar os peões. Este será o tabuleiro do jogo e cada jogador senta-se à frente de cada uma das extremidades do tabuleiro.
6 Peões de cada cor são posicionados em cada uma das extremidades e 1 peão de cada cor é posicionado entre cada um dos espaços entre os pauzinhos de bambu (ver a foto que se segue).


Modo de Jogar
Os peões são movidos sempre em direcção a extremidade oposta (do oponente). Não são permitidos movimentos para trás.
No seu turno, o jogador pode fazer dois movimentos:
- “Movimento Inicial”
- “2º Movimento”

Movimento Inicial
O jogador pode mover qualquer um dos ses peões por cima de um pauzinho de bambu.

2º Movimento
Em função do número de peões que se encontram no espaço para onde o peão foi movimentado, determina o 2º movimento.
Para este efeito contam-se os teus peões e os peões do teu oponente, mas não leves em conta o peão que acabou de ser movimentado.
O 2º movimento é efectuado apenas por um peão do jogador.
Se um peão chegar à extremidade oposta do tabuleiro por via de um 2º movimento, e sobrarem pontos de movimento por fazer, estes são perdidos.
A seguir é o turno do oponente.

Situações especiais:
  • Se um peão alcançar a extremidade oposta do tabuleiro através do movimento inicial, o 2º movimento do jogador só terá um ponto de movimento.
  • Quando um peão se move para um espaço vazio do tabuleiro através do movimento inicial, o jogador não terá um 2º movimento.
  • Quando um peão se move para um espaço vazio do tabuleiro através do 2º movimento, o jogador recebe um turno extra, composto por um movimento inicial e um 2º movimento. Esta situação especial não se pode repetir mais do que uma vez por turno.
Espaços entre os pauzinhos de bambu
Em cada espaço do tabuleiro não pode ter mais do que 6 peões. No entanto, um peão pode atravessar essa linha durante o seu movimento, contando esse espaço com um ponto do movimento.
As extremidades do tabuleiro não têm qualquer limite para peões.

Fim do Jogo
O jogo termina assim que os peões de um dos jogadores não estejam nos espaços do campo de jogo do seu oponente (ver o exemplo da figura que se segue).
De seguida faz-se a contagem dos pontos.


Ao termos conhecimento deste jogo, tudo fizemos para obter um exemplar. As primeiras impressões que ficámos, depois de termos lido sobre o jogo, foram que se tratava de um puro “Mind Game”. Com a ajuda da La Pcra conseguimos provar que não estávamos enganados. De facto, o Linja é um “Mind Game” muito interessante, não só porque requer muita estratégia, mas também porque exige um bom planeamento dos movimentos para que possamos tirar o máximo proveito do nosso turno, tendo sempre a preocupação de não beneficiar o nosso oponente, nomeadamente, deixando espaços livres que possam ser aproveitadas para fazer uma jogada “dupla”.
Podem não acreditar, mas a pequena caixa do jogo consegue acomodar no seu interior 7 pauzinhos de bambu, 24 peças e as regras do jogo, onde o Português é uma das línguas em que as regras estão traduzidas.
A ilustração da caixa do jogo está simples, mas atractiva, dá vontade de tocar e de espreitar para o seu interior para ver o que está lá dentro. A pequena dimensão da caixa possibilita o seu transporte num bolso do casaco. O Linja é um jogo que pode ser montado em qualquer lugar, não requer muito espaço. Pode ser montado na mesa do café, do jardim, da esplanada ou mesmo na praia.
Os peões do jogo são de madeira e são de qualidade.
O Linja é um óptimo exemplo de como um jogo com regras fáceis e rápidas de entender, se pode construir um jogo interessante.
Um jogo que não deixa ninguém indiferente. É muito aliciante de jogar, mesmo por aqueles que não gostam de tipo de jogos abstractos.
Um jogo que aconselhamos a sua aquisição, não fosse um dos seus trunfos o seu preço. Não vão dar o vosso tempo por perdido.



Tema/Objectivo









7
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









5
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









6
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









6
Preço/Vale o Dinheiro









9
Apreciação Global7,3



dreamwithboardgames
Steffen MühlhäuserSteffen-Spiele
Comprar o JogoBoardGameGeek


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva